Pink Floyd: influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos
Resenha - Animals - Pink Floyd
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 08 de novembro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe quando você quer fazer algo inacreditável, e alguém diz na sua cara e fala "só quando os porcos voarem"? Pois bem, Você está andando em algum lugar, vê uma construção enorme e tenta imaginar um porco triunfando entre as torres. Se acham aquilo impossível, então é melhor observarem a obra-prima do Pink Floyd, Animals.
Se for para analizar a famosa capa desse disco, você deve estar imaginando o por que dessa expressão mais famosa. Um porco inflável sobrevoando o Battersea Power Station foi idéia do próprio Roger Waters, que virou ditador da sua banda.
No auge dos discos Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1976), a banda passou do paraíso ao purgatório, quando Waters inflou seu ego ao tentar tomar o controle absoluto da banda, façanha essa que foi conquistada durante as gravações do seu disco posterior The Wall (1979).
Influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, Animals fala sobre o controle dos animais em uma fazenda, causando uma revolta contra seus donos. Os bichos relatados nessa obra são o Porco (líder), o cachorro (magnata) e a ovelha (população). Waters compõs quase todo o repertório, com exceção da faixa Dogs, co-escrita em conjunto com David Gilmour. Com mais de 17 minutos, Dogs possui efeitos sonoros e um dos trabalhos de guitarra mais legais.
Como foi dito antes, a tensão entre a banda não era das melhores, especialmente para o Richard Wright, que não foi creditado em nenhuma das faixas, e fora apenas um músico contratado. Voltando ao disco, Pigs On The Wing (partes 1 e 2) são belas peças acústicas, dando a entender a temática da capa. Já Pigs (Three Different Ones) e Sheep destacam pelos efeitos sonoros, acompanhados pela atmosfera do instrumental.
Durante a turnê "In The Flesh" (e do Roger Waters, atualmente), usavam um porco inflável com palavras de protesto sobre as injustiças socias e políticas. O animal é preso sob cabos de aço e, ao soltarem, a platéia ficava sob os olhares do porco voando, dando a entender o por quê de sempre alguém falar "só vou acreditar em algo, quando os porcos voarem".
Formação:
Roger Waters – Vocal/baixo/violão
David Gilmour – vocal/guitarra
Nick Masom – bateria/percursão
Richard Wright – teclados
Tracklist:
1-Pigs On The Wing (part 1)
2-Dogs
3-Pigs (Three Different Ones)
4-Sheep
5-Pigs On The Wing (part 2)
Outras resenhas de Animals - Pink Floyd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026

Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


