Pink Floyd: influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos
Resenha - Animals - Pink Floyd
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 08 de novembro de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe quando você quer fazer algo inacreditável, e alguém diz na sua cara e fala "só quando os porcos voarem"? Pois bem, Você está andando em algum lugar, vê uma construção enorme e tenta imaginar um porco triunfando entre as torres. Se acham aquilo impossível, então é melhor observarem a obra-prima do Pink Floyd, Animals.
Se for para analizar a famosa capa desse disco, você deve estar imaginando o por que dessa expressão mais famosa. Um porco inflável sobrevoando o Battersea Power Station foi idéia do próprio Roger Waters, que virou ditador da sua banda.
No auge dos discos Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1976), a banda passou do paraíso ao purgatório, quando Waters inflou seu ego ao tentar tomar o controle absoluto da banda, façanha essa que foi conquistada durante as gravações do seu disco posterior The Wall (1979).
Influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, Animals fala sobre o controle dos animais em uma fazenda, causando uma revolta contra seus donos. Os bichos relatados nessa obra são o Porco (líder), o cachorro (magnata) e a ovelha (população). Waters compõs quase todo o repertório, com exceção da faixa Dogs, co-escrita em conjunto com David Gilmour. Com mais de 17 minutos, Dogs possui efeitos sonoros e um dos trabalhos de guitarra mais legais.
Como foi dito antes, a tensão entre a banda não era das melhores, especialmente para o Richard Wright, que não foi creditado em nenhuma das faixas, e fora apenas um músico contratado. Voltando ao disco, Pigs On The Wing (partes 1 e 2) são belas peças acústicas, dando a entender a temática da capa. Já Pigs (Three Different Ones) e Sheep destacam pelos efeitos sonoros, acompanhados pela atmosfera do instrumental.
Durante a turnê "In The Flesh" (e do Roger Waters, atualmente), usavam um porco inflável com palavras de protesto sobre as injustiças socias e políticas. O animal é preso sob cabos de aço e, ao soltarem, a platéia ficava sob os olhares do porco voando, dando a entender o por quê de sempre alguém falar "só vou acreditar em algo, quando os porcos voarem".
Formação:
Roger Waters – Vocal/baixo/violão
David Gilmour – vocal/guitarra
Nick Masom – bateria/percursão
Richard Wright – teclados
Tracklist:
1-Pigs On The Wing (part 1)
2-Dogs
3-Pigs (Three Different Ones)
4-Sheep
5-Pigs On The Wing (part 2)
Outras resenhas de Animals - Pink Floyd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
Pink Floyd anuncia reedição do álbum "Meddle" em vinil laranja
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
O álbum do Pink Floyd que quase impediu Humberto Gessinger de ser músico
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


