Pink Floyd: influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos

Resenha - Animals - Pink Floyd

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rodrigo Noé de Souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Sabe quando você quer fazer algo inacreditável, e alguém diz na sua cara e fala "só quando os porcos voarem"? Pois bem, Você está andando em algum lugar, vê uma construção enorme e tenta imaginar um porco triunfando entre as torres. Se acham aquilo impossível, então é melhor observarem a obra-prima do Pink Floyd, Animals.
920 acessosRoger Waters: organização judaica acusa músico de ser antissemita5000 acessosSupernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série

Se for para analizar a famosa capa desse disco, você deve estar imaginando o por que dessa expressão mais famosa. Um porco inflável sobrevoando o Battersea Power Station foi idéia do próprio Roger Waters, que virou ditador da sua banda.

No auge dos discos Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1976), a banda passou do paraíso ao purgatório, quando Waters inflou seu ego ao tentar tomar o controle absoluto da banda, façanha essa que foi conquistada durante as gravações do seu disco posterior The Wall (1979).

Influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, Animals fala sobre o controle dos animais em uma fazenda, causando uma revolta contra seus donos. Os bichos relatados nessa obra são o Porco (líder), o cachorro (magnata) e a ovelha (população). Waters compõs quase todo o repertório, com exceção da faixa Dogs, co-escrita em conjunto com David Gilmour. Com mais de 17 minutos, Dogs possui efeitos sonoros e um dos trabalhos de guitarra mais legais.

Como foi dito antes, a tensão entre a banda não era das melhores, especialmente para o Richard Wright, que não foi creditado em nenhuma das faixas, e fora apenas um músico contratado. Voltando ao disco, Pigs On The Wing (partes 1 e 2) são belas peças acústicas, dando a entender a temática da capa. Já Pigs (Three Different Ones) e Sheep destacam pelos efeitos sonoros, acompanhados pela atmosfera do instrumental.

Durante a turnê "In The Flesh" (e do Roger Waters, atualmente), usavam um porco inflável com palavras de protesto sobre as injustiças socias e políticas. O animal é preso sob cabos de aço e, ao soltarem, a platéia ficava sob os olhares do porco voando, dando a entender o por quê de sempre alguém falar "só vou acreditar em algo, quando os porcos voarem".

Formação:
Roger Waters – Vocal/baixo/violão
David Gilmour – vocal/guitarra
Nick Masom – bateria/percursão
Richard Wright – teclados

Tracklist:
1-Pigs On The Wing (part 1)
2-Dogs
3-Pigs (Three Different Ones)
4-Sheep
5-Pigs On The Wing (part 2)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Animals - Pink Floyd

5000 acessosPink Floyd: Estamos cercados por animais?5000 acessosResenha - Animals - Pink Floyd5000 acessosTradução - Animals - Pink Floyd

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

David GilmourDavid Gilmour
Trecho inédito do show histórico em Pompeia

920 acessosRoger Waters: organização judaica acusa músico de ser antissemita2690 acessosPink Floyd: Idosos reagem a músicas da banda114 acessosDoom Side of the Moon: versões para "Time" e "Money"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Pink FloydPink Floyd
Entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra

GuitarristasGuitarristas
Os dez mais ricos do Reino Unido em 2017

Alta FidelidadeAlta Fidelidade
As cinco melhores óperas rock

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"

SupernaturalSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

GuitarrasGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

RestartRestart
Trecho de "Enter Sandman" no VMB 2010

5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All5000 acessosLady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"5000 acessosOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação5000 acessosReligião: pastor americano acusa Pantera, Sabbath e Priest de satanismo4020 acessosMetal Nacional: as 10 melhores músicas de 20155000 acessosSystem Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico

Sobre Rodrigo Noé de Souza

Nasci em 1984. Esse ano não é só o início de uma nova democracia, mas também é o ano em que vários discos foram lançados, como Powerslave (IRON MAIDEN), Stay Hungry (TWISTED SISTER), W.A.S.P., Don´t Break The Oath (Mercyful Fate), Slide It In (WHITESNAKE), 1984 (VAN HALEN), The Last In Line (DIO) e, o meu favorito de todos, Ride the Lightning (METALLICA). Sou um aficcionado por Metal, desde AC/DC e ZZ Top, até Anaal Nathrakh e Krisiun. Sou Jornalista, blogueiro, facebookeiro, o que for. Quem quiser saber o que eu escrevo, acessem meu blog: www.esporropublico.zip.net.

Mais matérias de Rodrigo Noé de Souza no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online