Violator: Thrash metal/crossover old school rápido e pesado
Resenha - Annihilation Process - Violator
Por Junior Frascá
Postado em 01 de julho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E eis que depois de quatro anos de espera os brasilienses do VIOLATOR lançam um material inédito, com este novo EP, sucessor dos excelentes "Violent Mosh" (EP – 2004) e "Chemical Assault" (2006), além do insano DVD Thrashin United Tour – Live in Santiago, um dos shows mais intensos já registrados.
E não é à toa que a banda é considerada como uma das mais promissoras da nova safra brasileira, tendo inclusive feito vários shows fora do país, com grande destaque.
E desculpem o trocadilho, mas a banda realmente nos apresenta um "processo de aniquilação" neste novo material, novamente lançado pela gravadora brasiliense Kill Again Records. O VIOLATOR continua investindo no thrash metal/crossover "old school" sem inovações, muito rápido e pesado, sem espaço para concessões ou firulas, feito para bangear, conseguindo aliar com maestria elementos da escola alemã com a bay area. Além disso, a paixão dos músicos pelo estilo transborda em cada composição, levando o ouvinte direto de volta aos anos 80. E como podemos perceber pelas entrevistas de seus membros (todos muito humildes, aliás), a banda tem orgulho de fazer parte do underground, não tendo qualquer pretensão de levar seus som ao grande público.
Os grandes destaques do álbum, assim como os anteriores, são os riffs de guitarra matadores da dupla Cambito e Caçapa, aliados ao vocal agressivo de Poney e batera ríspida e precisa de Batera. Contudo, desta vez a mixagem deixou o baixo um pouco de lado, dando mais destaque às guitarras e à bateria.
Dentre as faixas que se destacam, podemos citar a excelente abertura com as rápidas "Poisoned by Ignorance" e "Uniformity is Conformity", além da maravilhosa "Futurephobia" (que também tem um clipe muito legal) e do cover do EXECUTER, "You’ll Come Back Before Dying".
A arte gráfica também é excelente, inclusive deixando de lado o antigo mascote da banda (o famoso Thales), pra investir em algo mais voltado para velha escola do thrash, como temas de ficção.
"Annihilation Process" não supera os trabalhos anteriores do VIOLATOR, mas mantém a banda como a maior representante da nova safra do thrash metal "old school" do Brasil, e uma das maiores do mundo. Agora é só torcer para que a banda não nos deixe mais quatro anos esperando por um novo material, e que lance logo seu próximo full length pois, se manter a regularidade, tem tudo para ser uma das melhores bandas de thrash metal de todos os tempos.
Annihilation Process – Violator
(2010 – Kill Again Records – Nacional)
Formação:
Poney – Baixo e Vocal
Cambito – Guitarra
Caçapa – Guitarra
Batera - Bateria
Track List:
1. Poisoned by Ignorance
2. Uniformity Is Conformity
3. Give Destruction or Give Me Death
4. Apocalypse Engine
5. Deadly Sadistic Experiments
6. Futurephobia
7. You ll Come Back Before Dying (Executer cover)
Outras resenhas de Annihilation Process - Violator
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para shows do Iron Maiden
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2
A banda que Eric Clapton invejava tanto que ficou aliviado quando acabou
Luis Mariutti, ex- Angra, conta sobre atritos entre Andre Matos e Rafael Bittencourt



Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



