HellLight: Seis canções em oitenta minutos de Funeral Doom
Resenha - And Then,The Light Of Consciousness Became Hell - HellLight
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de maio de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Entre os inúmeros subgêneros pelo qual o Heavy Metal foi se diversificando ao longo das décadas, muitos consideram o chamado Funeral Doom como o mais maldito. De qualquer forma, existem muitos grupos liberando registros excelentes para um público fiel, como é o caso do HellLight, veterano de São Paulo na ativa desde 2001 e que está liberando seu terceiro álbum, "…And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…".

E se há algo que consegue enriquecer "…And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…", é a abordagem adotada, que incrementa suas composições com inspiradas melodias de guitarras (os solos são maravilhosos!), o que, aliado a um trabalho vocal bem elaborado que flui do rosnado agonizante às linhas mais limpas, causam uma considerável sensação de conforto em meio à maciça opressão e tanta desesperança, elementos fundamentais à proposta.
O resultado final pode não apresentar algo novo, mas adquiriu os contornos de uma forte aura pagã que convence e, como já foi percebido por aí, possui indiscutíveis laços com o sueco Bathory. Alguns poderão achar a audição repetitiva, mas essa precipitada conclusão pode ser fruto de uma análise superficial, pois há muitos detalhes a serem descobertos nestas seis canções distribuídas ao longo dos quase 80 minutos (!!!) de audição. Nenhuma faixa possui menos do que 12 minutos, mas tudo segue com uma habilidade vigorosa que consegue se esquivar da mera redundância.
Mesmo o HellLight sendo uma banda brasileira, este álbum está sendo liberado pelo selo russo Solitude Prod e sua versão nacional infelizmente se encontra (ainda) indisponível. De qualquer forma, seu disco anterior, o também muito bom "Funeral Doom" (08), lançado pelo selo alemão Ancient Dreams, conseguiu atingir nosso território verde-amarelo. São trabalhos honestos em sua melancolia e, assim, obras voltadas aos reais aficionados pelo Heavy Metal agonizante e arrastado.
Contato:
http://www.helllight-doom.com
http://www.myspace.com/helllight
Formação:
Fábio - voz, guitarra e teclados
Alexandre - baixo
HellLight - …And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…
(2010 / Solitude Prod - importado)
01. The Light That Brought Darkness
02. Downfall Of The Rain
03. Soaring Higher
04. Children Of Doom
05. The Secrecy
06. Beneath The Light Of The Moon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte



Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



