HellLight: Seis canções em oitenta minutos de Funeral Doom
Resenha - And Then,The Light Of Consciousness Became Hell - HellLight
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de maio de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Entre os inúmeros subgêneros pelo qual o Heavy Metal foi se diversificando ao longo das décadas, muitos consideram o chamado Funeral Doom como o mais maldito. De qualquer forma, existem muitos grupos liberando registros excelentes para um público fiel, como é o caso do HellLight, veterano de São Paulo na ativa desde 2001 e que está liberando seu terceiro álbum, "…And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…".

E se há algo que consegue enriquecer "…And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…", é a abordagem adotada, que incrementa suas composições com inspiradas melodias de guitarras (os solos são maravilhosos!), o que, aliado a um trabalho vocal bem elaborado que flui do rosnado agonizante às linhas mais limpas, causam uma considerável sensação de conforto em meio à maciça opressão e tanta desesperança, elementos fundamentais à proposta.
O resultado final pode não apresentar algo novo, mas adquiriu os contornos de uma forte aura pagã que convence e, como já foi percebido por aí, possui indiscutíveis laços com o sueco Bathory. Alguns poderão achar a audição repetitiva, mas essa precipitada conclusão pode ser fruto de uma análise superficial, pois há muitos detalhes a serem descobertos nestas seis canções distribuídas ao longo dos quase 80 minutos (!!!) de audição. Nenhuma faixa possui menos do que 12 minutos, mas tudo segue com uma habilidade vigorosa que consegue se esquivar da mera redundância.
Mesmo o HellLight sendo uma banda brasileira, este álbum está sendo liberado pelo selo russo Solitude Prod e sua versão nacional infelizmente se encontra (ainda) indisponível. De qualquer forma, seu disco anterior, o também muito bom "Funeral Doom" (08), lançado pelo selo alemão Ancient Dreams, conseguiu atingir nosso território verde-amarelo. São trabalhos honestos em sua melancolia e, assim, obras voltadas aos reais aficionados pelo Heavy Metal agonizante e arrastado.
Contato:
http://www.helllight-doom.com
http://www.myspace.com/helllight
Formação:
Fábio - voz, guitarra e teclados
Alexandre - baixo
HellLight - …And Then, The Light Of Consciousness Became Hell…
(2010 / Solitude Prod - importado)
01. The Light That Brought Darkness
02. Downfall Of The Rain
03. Soaring Higher
04. Children Of Doom
05. The Secrecy
06. Beneath The Light Of The Moon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


