Falkenbach: Explorando mais fortemente a veia folclórica
Resenha - Tiurida - Falkenbach
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de abril de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo tomado forma em 1989, o Falkenbach (em português: 'arroio dos falcões') é um nome que figura entre os precursores do chamado Viking Metal. Seu mentor, o alemão e multi-instrumentista Vratyas Vakyas, sempre mostrou dedicação e total controle sobre sua Arte, o que, somado à recusa em tocar ao vivo, tornou a ‘banda-de-um-homem-só’ um objeto de culto entre o público amante do gênero.

"Tiurida" é seu quinto álbum, onde o Falkenbach interrompe os seis anos da reclusão a que se impôs. Sua fórmula agora segue explorando mais fortemente a veia folclórica, principalmente se comparado com o resultado do furioso antecessor "Heralding - The Fireblade" (cujo repertório foi preenchido com as regravações das velhas demos). De qualquer forma, os que possuem intimidade com sua discografia não encontrarão absolutamente nada de inovador por aqui, pelo contrário, conseguirão traçar paralelos com várias canções já apresentadas no passado.
Ainda que essa falta de ousadia tenha resultado em reciclagens ocasionais, a simplicidade tão eficaz que Vratyas sempre revelou em seus arranjos - fortemente influenciados pelo mestre Bathory - se torna um elemento positivo e que contrabalanceia a sensação de déjà vu. Às vezes Falkenbach combina seções que se aproximam do Black Metal, cadenciado e épico, com uma infinidade de instrumentos como violões, flautas e cânticos lamentosos, tudo na mesma canção, ou segrega estas características em faixas distintas, e é esta intercalação que se torna a peça-chave de todo o dinamismo alcançado.
O alto-astral da longa instrumental "Tanfana" é um bom exemplo de como tudo flui bem por aqui, transportando o ouvinte diretamente ao passado nórdico. E, se temos "Time Between Dog And Wolf" e "In Flames" levantando a bandeira Black Metal em uma fortíssima atmosfera guerreira, é em "Runes Shall You Know" e na derradeira "Sunnavend" que as seções acústicas assumem a liderança e se sobrepõe à pulsante distorção elétrica.
Com letras cantadas em inglês, alemão e outras não familiares a este humilde escriba, "Tiurida" é um item importado, mas que pode ser adquirido por um preço bastante competitivo, pois foi liberado pelo selo argentino Icarus Music (bastante ativo, por sinal), o que torna fácil encomendá-lo através das lojas brasileiras. Muito bom!
Contato: http://'>www.myspace.com/Falkenbachofficial
Músicos:
Vratyas Vakyas (Markus Tümmers) - voz e instrumentos
Convidados:
Tyrann - voz
Hagalaz - guitarra e teclados
Alboin - baixo
Boltthorn - bateria
Falkenbach - Tiurida
(2011 - Napalm Records / Icarus Music - importado)
01. Intro
02. ...Where His Ravens Fly...
03. Time Between Dog And Wolf
04. Tanfana
05. Runes Shall You Know
06. In Flames
07. Sunnavend
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


