Hibria: Uma verdadeira aula de metal com o "Blind Ride"!
Resenha - Blind Ride - Hibria
Por Rodrigo de Jesus
Fonte: ProMetal
Postado em 05 de abril de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Brasil é um celeiro inacabável de talentos e é uma pena que muitos fãs de metal ainda achem que a grama do vizinho é mais verde do que a nossa! Depois de Sepultura, Angra, Viper, Shaaman, Torture Squad, Thuata De Danan e outras tantas bandas, há uma geração de novas bandas que começaram suas atividades no fim dos anos 90/início de 2000 que têm muita qualidade e profissionalismo. Recentemente, resenhamos a paulada sonora do WOSLON, uma puta banda de thrash nacional. Agora é a vez dos gaúchos do HIBRIA, que dão uma verdadeira aula de Metal em seu terceiro álbum, "Blind Ride"!
A formação que conta com Iuri Sanson nos vocais, a dupla Abel Camargo e Deigo Kasper nas guitarras, Benhur Lima no baixo e Eduardo Baldo na bateria, despeja muita garra, energia e um desfile de boas composições na orelha do ouvinte!
Lançado em janeiro de 2011 no Japão e previsto para março no Brasil, o álbum é baseado na obra "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago, e é uma síntese de tudo o que é bom no metal: vocais agressivos e melódicos, solos e riffs matadores, uma bateria tocada por um polvo e um baixista que parece um animal selvagem! Abrindo com uma introdução instrumental que emenda com "No Conforming Minds", fica claro que iremos ouvir uma boa surra sonora: com riffs bem rockers, a cozinha trabalhando loucamente e a marca registrada de Iuri é impossível não bangear! "Welcome To The Horror Show" é outra faixa matadora, com uma pegada forte e um refrão colante, faz você se lembrar porque curte metal! "Shoot Me Down" é uma música que, confesso, há muitos anos venho esperando ouvir: rápida, pesada, grudenta, tem de tudo um pouco e um refrão que estou cantando há uns 20 dias mais ou menos, de longe o mais grudento do álbum.
Depois de 3 porradas na cara, vem uma faixa mais grove: "Blinded By Faith" é uma ótima música, cativante, envolvente e deixa você retomar um pouco do fôlego... por dois minutos e meio apenas, quando a pancadaria volta a comer solta! Mas depois o grove volta para fechar a música. "Shelter's On Fire" já começa na base da ignorância, mostrando muita presença do baixo e um vocal de alto calibre. A bateria é um verdadeiro moedor de cana e as guitarras cortantes como uma navalha! "Beyond Regrets Of The Past" traz uma influência mais hard rock no refrão, deixando um pouco o power de lado, influência essa que se percebe na faixa seguinte, "I Feel No Bliss", uma faixa bem melódica e mais lenta, carregada de feeling.
Ok, momentos de leveza à parte, vamos voltar a pancadaria: "Sight Of Blindness" começa com um arranjo quase de death metal, muito pesado e agressivo, mostrando toda a habilidade de Eduardo nas baquetas e o entrosamento de toda a banda. A música é bem forte, mas não carrega toda a energia do início ao fim, alternando entre momentos mais progressivos e melódicos, a tornando muito variada e interessante ao ouvinte mais técnico. "Tought Is The Way" é outra música bem pesada com um ótimo grove, que dá pra bangear bastante, com um arranjo muito bem feito! "Rotten Souls" é uma peça de power metal de primeira, com tanta energia quanto a primeira faixa, provando a competência de toda a banda e a vontade que eles tem de arrebentar tudo mesmo. Pra fechar, temos a curta "I'm Gonna Live Til I Die", outro som cheio de energia dos gaúchos!
No geral, o álbum é recheado de ótimas composições, muito bem arranjado e muito bem produzido, saindo da mesmice e é garantido que os fãs do estilo vão gostar, pois é algo novo, diferente, com várias influências oitentistas mas com uma personalidade muito da própria! O Hibria não é uma banda nova mas desde cedo apresentou material de primeira: possui duas demos, "Metal Heart" de 1997 e "Against The Faceless" de 1999, e a qualidade já era tão reconhecida que foram para a Europa e fizeram um total de 29 apresentações entre Bélgica, Holanda, Polônia, Alemanha e outros países. Logo em seguida gravaram a demo "Steel Lord On Wheels", lançado em 2001 só em Porto Alegre e em 2005 lançaram o CD "Defying The Rules", lançado no Brasil, EUA, Canadá, Japão, Koreia do Sul, Indonésia, entre outros.
Em 2009 lançaram "The Skull Collectors", álbum conceitual que contou com mixagem e masterização na Alemanha, e agora em 2011 nos presenteiam com essa peça magnífica que é "Blind Ride". A história do Hibria nos mostra a puta força e qualidade que temos de baixo do nosso nariz e não valorizamos e não damos o devido apoio! Alguém aí dúvida que falta algo para colocá-los no mesmo status de um Angra? Pois bem, seguem alguns números de "Blind Ride":
O terceiro álbum de estúdio da banda brasileira Hibria, intitulado "Blind Ride", é destaque em um dos maiores sites de vendas de artigos musicais do Japão, o HMV Online. O Hibria angariou a primeira posição por duas semanas e hoje encontra-se no "top 5" nas categorias Pop & Rock e Hard Rock/Heavy Metal, aumentando a expectativa da turnê japonesa marcada para o próximo mês de maio. (Fonte: Full Rock, em 17/02/2011)
Por fim, vale muito curtir o trabalho dos caras, e sortudos os que poderão ver eles e o madman Ozzy no mesmo palco nos shows no Credicard Hall no Rio de Janeiro em 07/04/2011 e no Mineirinho, MG em 09/04/2011! Hibria: banda muito foda, e nacional!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Beatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?
Geezer Butler aponta o motivo e o momento em que o Black Sabbath começou a dar errado
A banda dos anos 1990 que Kerry King, do Slayer, não gosta nem um pouco

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



