Neuraxis: Death Metal feito de maneira singular
Resenha - Asylon - Neuraxis
Por Renato Spacek
Postado em 02 de março de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quanto pensamos no termo "Death Metal Melódico" logo nos vem a cabeça inúmeras divergências com o Death Metal normal, tais como vocais guturais agudos, bateria muito menos acelerada, riffs menos rápidos e mais agudos, letras que não abordam temas líricos como morte, estupro e doenças entre outros. Ao ouvirmos Neuraxis, são poucas as características musicais que coincidem com as citadas acima por mim, pois o Death Metal feito pela banda é algo um pouco singular.

É utilizado o vocal gutural grave, a bateria não abusa da técnica "metralhadora", mas também não é devagar, letras abordam temas filosóficos como sociedade e emoções (haha), e as guitarras também ficam num meio termo, as vezes gozando da palhetada alternada, em certas utilizando timbres mais sujos e graves, e em outras mais agudos e limpos, podemos dizer que ocorre meio que uma variação entre essas duas subdivisões do Metal Extremo: o Death melódico e o Death natural.
Porém, apesar disso, ainda temos um complemento, extremamente comum em tal estilo, diga-se de passagem, o chamado Technical. muitos confundem esse termo com progressivo, mas não, technical é o termo designado para descrever guitarras rápidas, riffs técnicos e complexos, a bateria não apenas rápida, mas também com compassos incomuns e viradas difíceis, e afins. Essa combinação que a banda faz, por um lado um pouco comum, e por outro um tanto exótico, não peca em nada dentro dos parâmetros do estilo, há apenas um ponto negativo, presente em várias outras bandas de Death Metal: vocal monótono e cansativo, deixa a pessoa que está ouvindo cansada, apesar de não ser o típico gutural "apedrejador", que passa de cansativo para insuportável e chato.
Apesar do vocal ser completamente suportável, as vezes cansa um pouco, como dito acima, e esse simples fato estraga um pouco a música na minha opinião. Um bom disco, gostei bastante. Creio que já comentei aqui que sou bem seletivo pra Death Metal, e o Neuraxis foi aprovado por mim, sei que não é mérito muito grande para a banda, mas de qualquer forma, está aí (risos).
1. Reptile - 02:45
2. Asylum - 04:45
3. Savior & Destroyer - 04:38
4. By the Flesh - 04:16
5. Sinister - 03:31
6. Trauma - 03:51
7. Resilience - 02:23
8. Purity - 04:20
9. V - 03:33
10. Left to Devour - 5:32
Alex LeBlanc - Vocals
Robin Milley - Guitars
Olivier Pinard - Bass
Olivier Beaudoin - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Som ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock
Como o maior riff da história do Rock foi roubado do Brasil
O megahit da Jovem Guarda que Roberto Carlos só aprovou após artimanha do produtor

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



