Neuraxis: Death Metal feito de maneira singular
Resenha - Asylon - Neuraxis
Por Renato Spacek
Postado em 02 de março de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quanto pensamos no termo "Death Metal Melódico" logo nos vem a cabeça inúmeras divergências com o Death Metal normal, tais como vocais guturais agudos, bateria muito menos acelerada, riffs menos rápidos e mais agudos, letras que não abordam temas líricos como morte, estupro e doenças entre outros. Ao ouvirmos Neuraxis, são poucas as características musicais que coincidem com as citadas acima por mim, pois o Death Metal feito pela banda é algo um pouco singular.

É utilizado o vocal gutural grave, a bateria não abusa da técnica "metralhadora", mas também não é devagar, letras abordam temas filosóficos como sociedade e emoções (haha), e as guitarras também ficam num meio termo, as vezes gozando da palhetada alternada, em certas utilizando timbres mais sujos e graves, e em outras mais agudos e limpos, podemos dizer que ocorre meio que uma variação entre essas duas subdivisões do Metal Extremo: o Death melódico e o Death natural.
Porém, apesar disso, ainda temos um complemento, extremamente comum em tal estilo, diga-se de passagem, o chamado Technical. muitos confundem esse termo com progressivo, mas não, technical é o termo designado para descrever guitarras rápidas, riffs técnicos e complexos, a bateria não apenas rápida, mas também com compassos incomuns e viradas difíceis, e afins. Essa combinação que a banda faz, por um lado um pouco comum, e por outro um tanto exótico, não peca em nada dentro dos parâmetros do estilo, há apenas um ponto negativo, presente em várias outras bandas de Death Metal: vocal monótono e cansativo, deixa a pessoa que está ouvindo cansada, apesar de não ser o típico gutural "apedrejador", que passa de cansativo para insuportável e chato.
Apesar do vocal ser completamente suportável, as vezes cansa um pouco, como dito acima, e esse simples fato estraga um pouco a música na minha opinião. Um bom disco, gostei bastante. Creio que já comentei aqui que sou bem seletivo pra Death Metal, e o Neuraxis foi aprovado por mim, sei que não é mérito muito grande para a banda, mas de qualquer forma, está aí (risos).
1. Reptile - 02:45
2. Asylum - 04:45
3. Savior & Destroyer - 04:38
4. By the Flesh - 04:16
5. Sinister - 03:31
6. Trauma - 03:51
7. Resilience - 02:23
8. Purity - 04:20
9. V - 03:33
10. Left to Devour - 5:32
Alex LeBlanc - Vocals
Robin Milley - Guitars
Olivier Pinard - Bass
Olivier Beaudoin - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
O hit dos Beatles que conta com solo de guitarra de três integrantes
Humberto Gessinger diz que Marcelo Nova era "velho" e "chupava as músicas de todo mundo"


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



