Sequester: Vários pontos negativos, mas a banda não é ruim
Resenha - Shaping Life And Soul - Sequester
Por Renato Spacek
Postado em 02 de março de 2011
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiro contraste: apesar da capa ser bem feita e majestosa, não é isso que temos em seu conteúdo, digo, na música desse grupo que pra mim não passa de fraco. A música não é chata, mas sim monótona, sem criatividade, sem identidade, ou sem qualquer outro ponto forte que nos faça querer ouvir, assim, temos aqui apenas mais uma banda de Metal Progressivo. Na minha concepção, o Metal Progressivo é quase um Avant-Garde como eu disse em outro post, portanto a banda necessita de pontos fortes, e quando me refiro a esses pontos, quero me referir principalmente a características fortes e próprias, algo não previsível e insosso como temos aqui.

Uma banda extremamente simples. O timbre do vocalista é um pouco diferente, mas nada que altere o fato de que as melodias são completamente comuns, sem inovação ou criatividade alguma. A guitarra não parece uma guitarra, e sim um uma máquina programada, pois não mostra versatilidade, virtuosismo e, novamente frisando isso, não mostra criatividade alguma, com riffs e harmonias fracos. O teclado só é aparente em horas em que divide a música apenas com os vocais, pois são apenas acordes harmônicos primitivos. A cozinha da banda - a bateria e o baixo -, também não se empenham em fazer algo extraordinário, vide que se mantém em harmonias e bases simples, e simplicidade excessiva numa música de Metal Progressivo é, no mínimo, uma antítese.
Mas, apesar de tantos pontos negativos nos quais eu citei acima, a banda não é ruim. Podemos dar um desconto para a falta de virtuosismo e técnica, tendo em vista que a banda é formada por um multi-instrumentista, e é difícil ver uma pessoa que consegue dominar com facilidade todos os instrumentos, então nesse caso é muito melhor se manter com o que você consegue do que abusar das edições do estúdio e não conseguir tocar metade da música fora dele. Sobre o rótulo, a banda é muito mais progressiva do que Power, e eu não incluí o Power por ser uma característica que a banda apresenta certas horas, pois de acordo com esse raciocínio todas as bandas seriam de vários estilos, e sim porque no Sequester o Power pode não ser o estilo com total predominância, mas é mais significativo do que esses 'estilos complementares'.
Então resumindo, a banda não é ruim, todavia é só mais uma no meio de tantas, só mais uma que não chama atenção e não tem nenhum ponto de expressão própria. Para um melhor desempenho, acho que poderia haver uma mudança do timbre de guitarra, e o vocal poderia parar de usar efeitos, mas não são efeitos para aumentar o alcance vocálico, e sim uma espécie de backing vocals dele mesmo. Apesar de tantas críticas negativas, em hora alguma a banda se mostra chata ou irritante - com excessão da primeira música -, mas sim sem criatividade.
1. The Awakening - 08:11
2. Solace From Lies - 06:37
3. Night's Watch - 08:09
4. Vampiric Humanity - 04:46
5. Taunted By Fate's Mirage - 06:58
6. Confined To Silence - 06:02
7. Bhaalspawn - 06:23
8. This Dark Passenger - 07:44
Ryan Boc - Vocals, Guitar, Bass, Drums, Synth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A separação dos Beatles segundo a visão de Ringo Starr
As únicas três bandas com quatro álbuns na lista de melhores da história de Regis Tadeu
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



