Thrashgrinder: Influências do thrash e do grind dos anos 80
Resenha - Seeds of Revolution - Thrashgrinder
Por Petri da Costa
Postado em 03 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Finlândia, associada por muitos (hoje em dia) com bandas cheios de melodias como Nightwish, Stratovarius, Apocalyptica e outros, tem na verdade uma cena bem diversa. Infelizmente poucos conhecem esse "outro" lado da cena musical da Finlândia. O Thrashgrinder é mais um exemplo desse "outro" lado e uma boa promessa da nova geração de bandas finlandesas.

Velocidade, energia e peso são as primeiras coisas que vêm a mente escutando os finlandeses do Thrashgrinder. O nome da banda já da uma idéia do tipo de som que eles tocam e ao decorrer das 13 músicas peresentes nesse debut da banda, "Seeds of Revolution" (American Line Prod.), o ouvinte percebe claramente fortes influências do thrash e do grind dos anos 80. O álbum conta com músicas cheios de riffs e solos cortantes e velozes, a bateria e baixo pulsante e frenético, aliados de três tipos diferentes de vocais: o principal de Rodde Artiga (originalmente do El Salvador) e alguns vocais gritados do guitarrista Patrik Nuorteva e alguns guturais do baixista Jarno Olin. Tudo isso cria um peso sonoro interessante, com refrões que ficam na mente e traz aquele 'mosh feeling' empolgante.
Claro que a proposta da banda não é nada inovadora, mas isso não é nenhum problema, afinal os integrantes da bandas são competentes e tocam extremamente bem. Um outro destaque do álbum é o formato do encarte que parece um jornal, que cai bem com os temas tratados pela banda. Talvez a única crítica que posso achar nessa grande estréia é o assunto de algumas letras. Vamos tomar o exemplo da música "Lies", onde o vocalista desabafa sua frustração sobre campanha eleitoral de políticos: "Thousands of money wasted in a pointless campaign while education and health are just a joke in vain" (Milhares de dinheiro gastados a toa numa campanha sem sentido enquanto a educação e a saúde são somente uma piada). Esse é caso da Finlândia, onde todos os integrantes moram ou o caso do El Salvador, de onde o vocalista é? A intencão da banda, ou do vocalista, é de criticar os males da sociedade no El Salavdor, na Finlândia ou no mundo? Não critico o vocalista por querer falar sobre seu país natal, mas acho que seria mais interessante ele falar sobre temas, seja políticos ou outros, que sejam mais "pessoais" do que o velho cliché: "eles são corruptos etc etc". A letra de "What are you afraid of?" é um bom exemplo de uma (aparentemente) experiência pessoal do vocalista (um estrangeiro em um país nórdico) e para mim é muito mais interessante do que a letra de "Lies" ou de "System".
Mas como disse antes, a banda é uma boa promessa e espero que logo, logo venham outros álbuns do Thrashgrinder.
Thrashgrinder:
Rodde Artiga – Vocais
Jarno Olin – Baixo e Backing Vocals
Patrik Nuorteva – Guitarra e Gritos
Perttu Saarsalmi – Bateria
Niki Jurmu – Guitarra
Tracklist:
1. Traffic in Town
2. N.O.I.S.E.
3. What Are You Afraid Of?
4. Invisible War
5. Self Respected
6. Seeds of Revolution
7. No Surrender
8. Lies
9. Disorder in the Court
10.Failed Future
11. System
Bonus Tracks:
12. We Don't Get It
13. Riot Brigade
Sites da banda:
http://www.thrashgrinder.com
http://www.myspace.com/thrashgrinderband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



