Dorsal Atlântica: um registro histórico do metal nacional

Resenha - Terrorism Alive - Dorsal Atlântica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Uma das bandas mais importantes e influentes do heavy metal brasileiro, peça fundamental no desenvolvimento e na consolidação da música pesada no Brasil, o Dorsal Atlântica retorna às lojas com o relançamento do álbum ao vivo "Terrorism Alive", lançado originalmente em 1999. O disco foi relançado pela Shinigami Records em um elogiável trabalho de resgate de um registro histórico do metal nacional, já que "Terrorism Alive" é o único álbum ao vivo lançado pelo Dorsal em toda a sua carreira.
376 acessosDorsal Atlântica: vídeo dos bastidores das gravações de "Canudos"5000 acessosMulheres no Rock: as mais importantes segundo rádio inglesa

"Terrorism Alive" foi gravado em Fortaleza em 18 de setembro de 1998, durante a turnê do disco "Straight" (1997). Na época, a banda era formada por Carlos Lopes (vocal e guitarra), Alexandre Farias (baixo) e Guga (bateria). A qualidade de gravação é muito boa e realça o poderio que o trio sempre teve no palco.

Contando com vinte faixas – sendo que as duas últimas, “Extreme Conditions” e “Carniceria”, são bonus tracks -, "Terrorism Alive" atesta o quanto o Dorsal faz falta para a cena metálica brasileira atual. Extremamente inovador e inquieto, o grupo liderado pelo outrora Carlos Vândalo, foi peça essencial para o heavy metal nacional. Sua discografia está repleta de álbuns antológicos e que ainda soam atuais, como é o caso de "Dividir e Conquistar" (1988), "Searching for the Light" (1990), "Musical Guide from Stellium" (1992) e "Alea Jacta Est" (1994), isso sem falar nos históricos e obrigatórios "Antes do Fim" (1986) – regravado e relançado em 2005 com o título "Antes do Fim, Depois do Fim" (2005) – e "Ultimatum" (1985), split gravado ao lado do Metalmorphose.

"Terrorism Alive" traz músicas de toda a carreira da banda, em um apanhado geral que mostra o quanto o Dorsal transitou com absoluta naturalidade pela riqueza musical natural do heavy metal. O tracklist varia entre faixas cantadas em inglês e outras em português, todas executadas com enormes doses de energia e tesão pelo grupo.

Essa nova versão traz uma característica importante em relação ao disco original: a capa do relançamento da Shinigami é diferente da versão de 1999, tornando o item ainda mais atrativo aos colecionadores. Merece destaque também o emocionante texto do encarte, escrito por Sebastião de Oliveira, narrando tudo o que aconteceu na data do show.

Seja você um simples apreciador ou um grande colecionador de heavy metal, aproveite esse relançamento de "Terrorism Alive" e adquira agora mesmo, neste instante, uma cópia do disco. Você não vai se arrepender e poderá mostrar para seus filhos e netos como soava, em seu território natural e de forma bruta, uma das bandas responsáveis por jogar ao solo as sementes que floresceram fortes, férteis e donas de uma beleza ofuscante, tornando o Brasil não só um dos maiores mercados para a música pesada no mundo, mas também um dos maiores celeiros de bandas do gênero em todo o planeta.

Faixas:
1.Sign of the Times
2.God´s Complex
3.Rapist
4.Who the Fuck Do You Think You Are
5.Dor
6.All the Women (I´ve Loved)
7.Black Mud
8.Velhice
9.Vitória
10.The Ones Left Screaming
11.H.I.V.
12.Madness
13.Blood Pact
14.Caçador da Noite
15.Thy Kingdom Come
16.Take Time
17.Tortura
18.Guerrilha

Bonus tracks:
19.Extreme Conditions
20.Carniceria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Terrorism Alive - Dorsal Atlântica

3173 acessosDorsal Atlântica: Um dos nomes mais influentes neste país

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Metal nacionalMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras

376 acessosDorsal Atlântica: vídeo dos bastidores das gravações de "Canudos"933 acessosDorsal Atlântica: o novo álbum "Canudos" e o novo baterista962 acessosDorsal Atlântica: Novidades sobre o próximo álbum, Canudos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dorsal Atlântica"

Metal nacionalMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"

Mulheres no RockMulheres no Rock
As mais importantes segundo rádio inglesa

Andre MatosAndre Matos
Confira o incrível alcance do vocalista

Em 19/03/1982Em 19/03/1982
Randy Rhoads morre em um acidente de avião

5000 acessosVelocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosSlash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?5000 acessosGrave Digger: Ozzy foi a pior performance que vi na minha vida5000 acessosHeavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 705000 acessosAC/DC: vocalista original diz que fãs apoiariam seu retorno

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online