Dorsal Atlântica: um registro histórico do metal nacional
Resenha - Terrorism Alive - Dorsal Atlântica
Por Ricardo Seelig
Postado em 10 de dezembro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das bandas mais importantes e influentes do heavy metal brasileiro, peça fundamental no desenvolvimento e na consolidação da música pesada no Brasil, o Dorsal Atlântica retorna às lojas com o relançamento do álbum ao vivo "Terrorism Alive", lançado originalmente em 1999. O disco foi relançado pela Shinigami Records em um elogiável trabalho de resgate de um registro histórico do metal nacional, já que "Terrorism Alive" é o único álbum ao vivo lançado pelo Dorsal em toda a sua carreira.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
"Terrorism Alive" foi gravado em Fortaleza em 18 de setembro de 1998, durante a turnê do disco "Straight" (1997). Na época, a banda era formada por Carlos Lopes (vocal e guitarra), Alexandre Farias (baixo) e Guga (bateria). A qualidade de gravação é muito boa e realça o poderio que o trio sempre teve no palco.
Contando com vinte faixas – sendo que as duas últimas, "Extreme Conditions" e "Carniceria", são bonus tracks -, "Terrorism Alive" atesta o quanto o Dorsal faz falta para a cena metálica brasileira atual. Extremamente inovador e inquieto, o grupo liderado pelo outrora Carlos Vândalo, foi peça essencial para o heavy metal nacional. Sua discografia está repleta de álbuns antológicos e que ainda soam atuais, como é o caso de "Dividir e Conquistar" (1988), "Searching for the Light" (1990), "Musical Guide from Stellium" (1992) e "Alea Jacta Est" (1994), isso sem falar nos históricos e obrigatórios "Antes do Fim" (1986) – regravado e relançado em 2005 com o título "Antes do Fim, Depois do Fim" (2005) – e "Ultimatum" (1985), split gravado ao lado do Metalmorphose.
"Terrorism Alive" traz músicas de toda a carreira da banda, em um apanhado geral que mostra o quanto o Dorsal transitou com absoluta naturalidade pela riqueza musical natural do heavy metal. O tracklist varia entre faixas cantadas em inglês e outras em português, todas executadas com enormes doses de energia e tesão pelo grupo.
Essa nova versão traz uma característica importante em relação ao disco original: a capa do relançamento da Shinigami é diferente da versão de 1999, tornando o item ainda mais atrativo aos colecionadores. Merece destaque também o emocionante texto do encarte, escrito por Sebastião de Oliveira, narrando tudo o que aconteceu na data do show.
Seja você um simples apreciador ou um grande colecionador de heavy metal, aproveite esse relançamento de "Terrorism Alive" e adquira agora mesmo, neste instante, uma cópia do disco. Você não vai se arrepender e poderá mostrar para seus filhos e netos como soava, em seu território natural e de forma bruta, uma das bandas responsáveis por jogar ao solo as sementes que floresceram fortes, férteis e donas de uma beleza ofuscante, tornando o Brasil não só um dos maiores mercados para a música pesada no mundo, mas também um dos maiores celeiros de bandas do gênero em todo o planeta.
Faixas:
1.Sign of the Times
2.God´s Complex
3.Rapist
4.Who the Fuck Do You Think You Are
5.Dor
6.All the Women (I´ve Loved)
7.Black Mud
8.Velhice
9.Vitória
10.The Ones Left Screaming
11.H.I.V.
12.Madness
13.Blood Pact
14.Caçador da Noite
15.Thy Kingdom Come
16.Take Time
17.Tortura
18.Guerrilha
Bonus tracks:
19.Extreme Conditions
20.Carniceria
Outras resenhas de Terrorism Alive - Dorsal Atlântica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Guns N' Roses lança duas novas canções
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Josh Homme diz o que planeja fazer com o seu corpo após a morte
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Bruce Dickinson revela qual é a música do Iron Maiden mais difícil de cantar ao vivo
Richard Wright e seu álbum preferido do Pink Floyd; "Eu escuto esse álbum por prazer"
O clássico do Black Sabbath que fez telhado de estúdio desabar


O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



