Dorsal Atlântica: um registro histórico do metal nacional

Resenha - Terrorism Alive - Dorsal Atlântica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Uma das bandas mais importantes e influentes do heavy metal brasileiro, peça fundamental no desenvolvimento e na consolidação da música pesada no Brasil, o Dorsal Atlântica retorna às lojas com o relançamento do álbum ao vivo "Terrorism Alive", lançado originalmente em 1999. O disco foi relançado pela Shinigami Records em um elogiável trabalho de resgate de um registro histórico do metal nacional, já que "Terrorism Alive" é o único álbum ao vivo lançado pelo Dorsal em toda a sua carreira.

Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroThrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileira

"Terrorism Alive" foi gravado em Fortaleza em 18 de setembro de 1998, durante a turnê do disco "Straight" (1997). Na época, a banda era formada por Carlos Lopes (vocal e guitarra), Alexandre Farias (baixo) e Guga (bateria). A qualidade de gravação é muito boa e realça o poderio que o trio sempre teve no palco.

Contando com vinte faixas - sendo que as duas últimas, "Extreme Conditions" e "Carniceria", são bonus tracks -, "Terrorism Alive" atesta o quanto o Dorsal faz falta para a cena metálica brasileira atual. Extremamente inovador e inquieto, o grupo liderado pelo outrora Carlos Vândalo, foi peça essencial para o heavy metal nacional. Sua discografia está repleta de álbuns antológicos e que ainda soam atuais, como é o caso de "Dividir e Conquistar" (1988), "Searching for the Light" (1990), "Musical Guide from Stellium" (1992) e "Alea Jacta Est" (1994), isso sem falar nos históricos e obrigatórios "Antes do Fim" (1986) - regravado e relançado em 2005 com o título "Antes do Fim, Depois do Fim" (2005) - e "Ultimatum" (1985), split gravado ao lado do Metalmorphose.

"Terrorism Alive" traz músicas de toda a carreira da banda, em um apanhado geral que mostra o quanto o Dorsal transitou com absoluta naturalidade pela riqueza musical natural do heavy metal. O tracklist varia entre faixas cantadas em inglês e outras em português, todas executadas com enormes doses de energia e tesão pelo grupo.

Essa nova versão traz uma característica importante em relação ao disco original: a capa do relançamento da Shinigami é diferente da versão de 1999, tornando o item ainda mais atrativo aos colecionadores. Merece destaque também o emocionante texto do encarte, escrito por Sebastião de Oliveira, narrando tudo o que aconteceu na data do show.

Seja você um simples apreciador ou um grande colecionador de heavy metal, aproveite esse relançamento de "Terrorism Alive" e adquira agora mesmo, neste instante, uma cópia do disco. Você não vai se arrepender e poderá mostrar para seus filhos e netos como soava, em seu território natural e de forma bruta, uma das bandas responsáveis por jogar ao solo as sementes que floresceram fortes, férteis e donas de uma beleza ofuscante, tornando o Brasil não só um dos maiores mercados para a música pesada no mundo, mas também um dos maiores celeiros de bandas do gênero em todo o planeta.

Faixas:
1.Sign of the Times
2.God's Complex
3.Rapist
4.Who the Fuck Do You Think You Are
5.Dor
6.All the Women (I've Loved)
7.Black Mud
8.Velhice
9.Vitória
10.The Ones Left Screaming
11.H.I.V.
12.Madness
13.Blood Pact
14.Caçador da Noite
15.Thy Kingdom Come
16.Take Time
17.Tortura
18.Guerrilha

Bonus tracks:
19.Extreme Conditions
20.Carniceria


Outras resenhas de Terrorism Alive - Dorsal Atlântica

Dorsal Atlântica: Um dos nomes mais influentes neste país




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"


Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileirasMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras


Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroSaúde
Bater cabeça pode causar danos ao cérebro

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt CobainAxl Rose
Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain

Fotos de Infância: Cliff Burton, do MetallicaMulheres e guitarras: as mais importantes segundo a GibsonMetallica: Cauê Moura mostrou Molejão para Robert TrujilloAudioslave: "A banda já estava quebrada antes de lançarmos o 1º álbum"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.