A melhor música de Bob Dylan segundo Quentin Tarantino: "Minha favorita de todos os tempos"
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2025
O maior cineasta estadunidense de sua geração, Quentin Tarantino surgiu no começo dos anos 90 como um dos mais promissores nomes do cinema alternativo com Cães de Aluguel e Pulp Fiction. A partir dos anos 2000, com filmes como Kill Bill, Bastardos Inglórios e Django Livre ele se tornou também um dos nomes mais respeitados de Hollywood.
Obcecado por cinema, Quentin é brilhante em quadros cuidadosamente elaborados e diálogos marcantes (mesmo os mais casuais). Mais que isso, ele também é especialista em escolher para seus filmes músicas desconhecidas (que se tornam cult assim que tocadas por seus dedos).

Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Uncut, Tarantino revelou qual é sua música favorita de Bob Dylan:
"['Tangled Up in Blue' do 'Blood on the Tracks' (1975)] é minha música favorita de todos os tempos. É uma daquelas músicas em que a letra é tão ambígua que você pode interpretar ela do seu próprio jeito. Isso é divertido! É como se Dylan estivesse brincando com o ouvinte, brincando com a maneira como ele interpreta a letra."
"Antes eu achava 'If You See Her, Say Hello' [faixa do mesmo álbum] uma música mais poderosa que 'Tangled Up In Blue', mas, com o passar dos anos, percebi que 'Tangled [Up in Blue]' leva vantagem, só pela diversão que você pode ter com ela."
Podemos supor então que "Blood on the Tracks" é o disco e Bob Dylan favorito de Quentin Tarantino. Ainda na mesma entrevista o cineasta falou sobre como sua coleção de discos influencia suas produções:
"Uma das coisas que faço quando estou começando um filme, escrevendo um roteiro ou pensando em uma ideia para um filme, é vasculhar minha coleção de discos e começo a ouvir música.
"É uma busca pela personalidade do filme, o espírito do filme. Então, 'boom' uma hora eu acho uma, duas ou três músicas. Ou então uma música em particular, [que me faz pensar] 'Ah, essa daria uma ótima trilha sonora para os créditos de abertura'."
O gênero que mais parece ter influenciado a carreira de Tarantino é os faroestes, que também parece ser o favorito de Bob Dylan. Tanto que em 1973 ele fez a trilha sonora de um faroeste, Pat Garrett & Billy the Kid. É de lá que saiu "Knockin' On Heaven's Door", por exemplo:
O ator Val Kilmer disse que quando ele conheceu Bob Dylan, o cantor insistiu em falar sobre o épico faroeste estrelado por ele, Tombstone - A Justiça Está Chegando. Segundo a Far Out Magazine , à rádio KCRW Kilmer relembrou:
"[Bob Dylan] apareceu, sentou e queria falar sobre Tombstone… mas eu simplesmente não consigo [falar dos filmes que já fiz] sabe? Nem consigo falar sobre qualquer música dele. Até que ele perguntou: 'Você não vai falar nada sobre esse filme?' e eu respondi: 'Toca 'Blowing in the Wind' que eu falo' Aquilo foi minha forma de basicamente dizer que não. Às vezes eu fico assim [sem jeito]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O fabuloso cantor que escolheu Bob Dylan como seu vocalista preferido
As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos


