A melhor música de Bob Dylan segundo Quentin Tarantino: "Minha favorita de todos os tempos"
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2025
O maior cineasta estadunidense de sua geração, Quentin Tarantino surgiu no começo dos anos 90 como um dos mais promissores nomes do cinema alternativo com Cães de Aluguel e Pulp Fiction. A partir dos anos 2000, com filmes como Kill Bill, Bastardos Inglórios e Django Livre ele se tornou também um dos nomes mais respeitados de Hollywood.
Obcecado por cinema, Quentin é brilhante em quadros cuidadosamente elaborados e diálogos marcantes (mesmo os mais casuais). Mais que isso, ele também é especialista em escolher para seus filmes músicas desconhecidas (que se tornam cult assim que tocadas por seus dedos).


Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à Uncut, Tarantino revelou qual é sua música favorita de Bob Dylan:
"['Tangled Up in Blue' do 'Blood on the Tracks' (1975)] é minha música favorita de todos os tempos. É uma daquelas músicas em que a letra é tão ambígua que você pode interpretar ela do seu próprio jeito. Isso é divertido! É como se Dylan estivesse brincando com o ouvinte, brincando com a maneira como ele interpreta a letra."

"Antes eu achava 'If You See Her, Say Hello' [faixa do mesmo álbum] uma música mais poderosa que 'Tangled Up In Blue', mas, com o passar dos anos, percebi que 'Tangled [Up in Blue]' leva vantagem, só pela diversão que você pode ter com ela."
Podemos supor então que "Blood on the Tracks" é o disco e Bob Dylan favorito de Quentin Tarantino. Ainda na mesma entrevista o cineasta falou sobre como sua coleção de discos influencia suas produções:
"Uma das coisas que faço quando estou começando um filme, escrevendo um roteiro ou pensando em uma ideia para um filme, é vasculhar minha coleção de discos e começo a ouvir música.

"É uma busca pela personalidade do filme, o espírito do filme. Então, 'boom' uma hora eu acho uma, duas ou três músicas. Ou então uma música em particular, [que me faz pensar] 'Ah, essa daria uma ótima trilha sonora para os créditos de abertura'."
O gênero que mais parece ter influenciado a carreira de Tarantino é os faroestes, que também parece ser o favorito de Bob Dylan. Tanto que em 1973 ele fez a trilha sonora de um faroeste, Pat Garrett & Billy the Kid. É de lá que saiu "Knockin' On Heaven's Door", por exemplo:

O ator Val Kilmer disse que quando ele conheceu Bob Dylan, o cantor insistiu em falar sobre o épico faroeste estrelado por ele, Tombstone - A Justiça Está Chegando. Segundo a Far Out Magazine , à rádio KCRW Kilmer relembrou:
"[Bob Dylan] apareceu, sentou e queria falar sobre Tombstone… mas eu simplesmente não consigo [falar dos filmes que já fiz] sabe? Nem consigo falar sobre qualquer música dele. Até que ele perguntou: 'Você não vai falar nada sobre esse filme?' e eu respondi: 'Toca 'Blowing in the Wind' que eu falo' Aquilo foi minha forma de basicamente dizer que não. Às vezes eu fico assim [sem jeito]."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps