Helloween: após mais de 25 anos, um novo estilo
Resenha - 7 Sinners - Helloween
Por Ronan Dannenberg
Postado em 10 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O HELLOWEEN está definitivamente trilhando um novo caminho que começou a aparecer discretamente em "Rabbit Don't Come Easy" e que foi ganhando mais espaço em "Gambling With the Devil". O novo álbum, "7 Sinners", traz guitarras ainda mais pesadas, músicas mais velozes e com variações constantes, além da fuga que se torna notável de características que consagraram a banda.
O disco foi lançado (como de costume) na Europa no dia 31 de outubro, data do Halloween ou Dia das Bruxas. "7 Sinners" é uma evolução quase óbvia de "Gambling With the Devil", álbum lançado anteriormente ao "Unarmed", esse dedicado a versões novas (algumas divertidas e outras nem tanto) de clássicos do grupo. Contudo, não fica claro que idéia a banda quer passar com essa sonoridade. A maioria das músicas é de autoria do vocalista Andi Deris, mas o guitarrista Sascha Gerstner também se destaca com a composição de três faixas.
Quem tomou como base a música "Are You Metal?" (lançada previamente no single de mesmo nome) para adivinhar como seria o restante do disco, pode ter levado uma bela rasteira. A faixa é muito boa, porém não oferece uma visão completa do restante do disco.
O disco abre diferentemente do que se costuma esperar do HELLOWEEN. "Where the Sinners Go" é uma faixa mais cadenciada em relação às músicas que geralmente abrem os discos da banda. Temas costumeiros do grupo alemão seguem presentes, como em "If a Mountain Could Talk" (quer nome de música mais "HELLOWEEN" que este?) e "Raise the Noise" (uma das melhores do disco), porém são faixas que parecem estar em extinção. "Who is Mr. Madman?" e a única balada do disco, "The Smile of the Sun", também se destacam.
Um dos altos momentos de "7 Sinners" está reservado ao trabalho mais apurado do baterista Dani Löble, que entrou em 2005 na banda. É nesse disco que ele realmente mostra o que sabe fazer e faz com que o baixista Markus Grosskopf também tenha que suar a camisa (e muito). Entre outros pontos positivos, é bom saber que Andi Deris continua mantendo um bom nível de sua qualidade vocal, a mesma apresentado em "Gambling With the Devil" e que se aproxima do auge de sua carreira na época de "Time of the Oath" e "Better than Raw". A lamentar talvez o distanciamento das melodias que sempre marcaram tanto a carreira da banda, principalmente pelo modo que são conduzidas as guitarras de Weikath e Sascha Gerstner. "7 Sinners" traz alguns lampejos da essência da banda, mas parece decretar que o HELLOWEEN quer mesmo é mudar de vez. A dúvida é saber se esse novo jeito de tocar vai agradar. O disco é bom, não há dúvidas. Mas o HELLOWEEN está diferente.
Banda:
Andi Deris - vocal
Michael Weikath - guitarra
Sascha Gerstner - guitarra
Markus Grosskopf - baixo
Dani Löble - bateria
7 Sinners - Helloween (Sony Music)
1. Where the Sinners Go
2. Are You Metal?
3. Who is Mr. Madman?
4. Raise the Noise
5. World of Fantasy
6. Long Live the King
7. The Smile of the Sun
8. You Stupid Mankind
9. If a Mountain Could Talk
10. The Sage, The Fool, The Sinner
11. My Sacrifice
12. Not Yet Today
13. Far in the Future
Outras resenhas de 7 Sinners - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Graham Bonnet confirma nome de música gravada com Bruce Dickinson
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Rafael Bittencourt comenta reunião de ex-membros do Angra e participação no Bangers Open Air
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual


Helloween: Perdoando com a morte os pecados confessados pelos descrentes
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


