Helloween: após mais de 25 anos, um novo estilo
Resenha - 7 Sinners - Helloween
Por Ronan Dannenberg
Postado em 10 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O HELLOWEEN está definitivamente trilhando um novo caminho que começou a aparecer discretamente em "Rabbit Don't Come Easy" e que foi ganhando mais espaço em "Gambling With the Devil". O novo álbum, "7 Sinners", traz guitarras ainda mais pesadas, músicas mais velozes e com variações constantes, além da fuga que se torna notável de características que consagraram a banda.
O disco foi lançado (como de costume) na Europa no dia 31 de outubro, data do Halloween ou Dia das Bruxas. "7 Sinners" é uma evolução quase óbvia de "Gambling With the Devil", álbum lançado anteriormente ao "Unarmed", esse dedicado a versões novas (algumas divertidas e outras nem tanto) de clássicos do grupo. Contudo, não fica claro que idéia a banda quer passar com essa sonoridade. A maioria das músicas é de autoria do vocalista Andi Deris, mas o guitarrista Sascha Gerstner também se destaca com a composição de três faixas.
Quem tomou como base a música "Are You Metal?" (lançada previamente no single de mesmo nome) para adivinhar como seria o restante do disco, pode ter levado uma bela rasteira. A faixa é muito boa, porém não oferece uma visão completa do restante do disco.
O disco abre diferentemente do que se costuma esperar do HELLOWEEN. "Where the Sinners Go" é uma faixa mais cadenciada em relação às músicas que geralmente abrem os discos da banda. Temas costumeiros do grupo alemão seguem presentes, como em "If a Mountain Could Talk" (quer nome de música mais "HELLOWEEN" que este?) e "Raise the Noise" (uma das melhores do disco), porém são faixas que parecem estar em extinção. "Who is Mr. Madman?" e a única balada do disco, "The Smile of the Sun", também se destacam.
Um dos altos momentos de "7 Sinners" está reservado ao trabalho mais apurado do baterista Dani Löble, que entrou em 2005 na banda. É nesse disco que ele realmente mostra o que sabe fazer e faz com que o baixista Markus Grosskopf também tenha que suar a camisa (e muito). Entre outros pontos positivos, é bom saber que Andi Deris continua mantendo um bom nível de sua qualidade vocal, a mesma apresentado em "Gambling With the Devil" e que se aproxima do auge de sua carreira na época de "Time of the Oath" e "Better than Raw". A lamentar talvez o distanciamento das melodias que sempre marcaram tanto a carreira da banda, principalmente pelo modo que são conduzidas as guitarras de Weikath e Sascha Gerstner. "7 Sinners" traz alguns lampejos da essência da banda, mas parece decretar que o HELLOWEEN quer mesmo é mudar de vez. A dúvida é saber se esse novo jeito de tocar vai agradar. O disco é bom, não há dúvidas. Mas o HELLOWEEN está diferente.
Banda:
Andi Deris - vocal
Michael Weikath - guitarra
Sascha Gerstner - guitarra
Markus Grosskopf - baixo
Dani Löble - bateria
7 Sinners - Helloween (Sony Music)
1. Where the Sinners Go
2. Are You Metal?
3. Who is Mr. Madman?
4. Raise the Noise
5. World of Fantasy
6. Long Live the King
7. The Smile of the Sun
8. You Stupid Mankind
9. If a Mountain Could Talk
10. The Sage, The Fool, The Sinner
11. My Sacrifice
12. Not Yet Today
13. Far in the Future
Outras resenhas de 7 Sinners - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush


Helloween: Perdoando com a morte os pecados confessados pelos descrentes
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


