RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Charlie Benante teve que esconder camisa "encapetada" quando era jovem

Os detalhes do acidente de carro que quase matou Jon Oliva do Savatage, segundo o próprio

A história turnê do Pink Floyd em que David Gilmour achou "entediante" tocar

Jake E. Lee aponta último álbum que presta de Ozzy Osbourne: "Ele ficou mole e preguiçoso"

Filme do Scorpions contará história "de um ponto de vista diferente", diz Klaus Meine

Como está saúde de Glenn Tipton - e quais as chances do Judas Priest lançar mais um disco

O fenomenal baixista que revolucionou o rock sem saber tocar nem compor

A linha de baixo que Geddy Lee tentou tocar aos 16 e até hoje considera a mais difícil

Brian May aparece de surpresa em festival e fãs da geração Tik Tok não o reconhecem

Simone Simons, do Epica, relembra como foi abrir shows do Metallica; "uma bela surpresa"

Judas Priest se manifesta sobre morte de baterista Les Binks

Guilherme Isnard compartilha lembranças boas e ruins sobre Renato Russo

Anos 80: o brilho e a queda de muitos colegas por conta das drogas, segundo Guilherme Isnard

Vocalista do Avenged Sevenfold não está nem aí para sua opinião sobre a banda

Timo Kotipelto abre jogo sobre traumática saída de Timo Tolkki do Stratovarius


Stamp
Bangers Open Air

Exodus: um belo resumo do Thrash Metal, em vários aspectos

Resenha - Another Lesson in Violence - Exodus

Por Thiago Pimentel
Fonte: Hangover Music
Postado em 10 de novembro de 2010

"Puro thrash metal" - Essa frase, apesar de sua simploriedade, define perfeitamente o segundo registro ao vivo - o primeiro havia sido o "Good Friendly Violent Fun" (1989) - da banda de thrash metal norte-americana EXODUS. No ano de seu lançamento (1997) o thrash metal não tinha a mesma força, na mídia, dos anos 80. Como resultado várias bandas estavam acabando ou demonstrando indícios de pouca criatividade que culminaria no término das atividades - como o Forbidden, por exemplo.

Exodus - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Em meio a todo esse "caos" o EXODUS promove uma espécie de reunião que contou com boa parte dos membros - Tom Hunting (bateria) e Paul Baloff (vocal) - que gravou o aclamado, e um dos marcos do gênero, "Bonded By Blood" (1985).

"Another Lesson in Violence" foi gravado em São Francisco - lar da banda - e seu setlist compreende o já citado "Bonded By Blood" e o segundo álbum da banda "Pleasures Of The Flesh" (1987); ambos os álbuns contam com a participação de Paul Baloff, o que, em partes, justifica a escolha dos mesmos. A única exceção fica por conta de "Impaler", pois a canção pertence a uma demo antiga da banda, que inclusive contou com a participação de Kirk Hammett (Metallica) nas guitarras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A execução das músicas é excelente, sendo superior à performance de estúdio dos dois álbuns citados. O que já torna "Another Lesson in Violence" uma ótima opção, visto que a gravação original - recentemente "Bonded By Blood" foi regravado - não apresenta uma boa qualidade. Apontar os destaques em meio a tantos clássicos absolutos do gênero é uma tarefa complicada, mas posso dizer que "Bonded By Blood" e "Piranha" tem aqui suas versões definitivas. "A Lesson in Violence" é uma das mais empolgantes, e também conta ainda com a participação de Robb Flynn (Machine Head) na guitarra.

A forma como o EXODUS consegue deixar as canções mais encorpadas e ainda mais agressivas chega a ser impressionante - veja como após a intro de "No Love" a banda vem arrebentando com tudo, numa velocidade ainda mais alucinante que a normal -, Gary Holt é definitivamente um dos melhores e mais subestimados guitarristas do thrash metal, suas bases e solos ajudaram a definir o estilo. Sua performance aqui apenas comprova sua qualidade como guitarrista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A grande surpresa, na época de lançamento, foi a inclusão de "Impaler" - após a saída de Kirk Hammett nada do que ele ajudou a compor foi aproveitado - visto que tratava-se de uma canção antiga que foi "desenterrada". Hammett, após sua saída do EXODUS, aproveitou alguns dos riffs dessa canção em "Trapped Under Ice", do METALLICA.

Neste álbum podemos compreender, em menores proporcões, o que tornava Paul Baloff tão querido na cena: sua energia é tão intensa que apenas ao anunciar a canção ele consegue passar uma empolgação que vocalistas gabaritados não conseguem, por exemplo.

Verdade seja dita: Paul Baloff não é e nunca foi um grande cantor. Ponto. Contudo, sua importância para o gênero e para o EXODUS, talvez, não possa ser definida em palavras. Paul foi - ele morreu em 2002, vítima de ataque cardíaco - uma espécie de "catalisador", uma das figuras mais carismáticas e loucas da cena. "Another Lesson in Violence" é praticamente o testamento de Baloff - seu último registro com o EXODUS. Claro que seu carisma não compensa sua performance no microfone, que não compromete o registro, mas que é, obviamente limitada, por vezes até amadora. Eis uma síntese de Paul Baloff nos palcos: apenas a representação pura e fiel do estilo. Sem frescuras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Enfim, "Another Lesson in Violence" é um daqueles álbuns que você pode indicar para quem não conhece nada de thrash metal, pois tem-se aqui um belo resumo, em vários aspectos, do estilo. Sem baladas e momentos mais calmos - com exceção a intro acústica de "No Love" - apenas o mais genuíno, agressivo e, sobretudo, honesto thrash metal da Bay Area. Uma pena que nenhuma música do "Fabulous Disaster" (1988) fora inclusa, talvez o único ponto fraco de "Another Lesson in Violence".

* Como curiosidade vale assistir o documentário "Get Thrashed: The Story of Thrash Metal" que dedica um capítulo inteiro ao Paul Baloff.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.
Mais matérias de Thiago Pimentel.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS