"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de dezembro de 2024
Apesar de ser um dos maiores nomes da história da música, Elvis Presley nunca foi o que poderíamos classificar como unanimidade – ninguém é, de qualquer modo. Por vários anos, o proclamado "Rei do Rock" teve a obra questionada em vários aspectos.
Os principais estavam no fato de nunca ter composto uma música – apesar de ter gravado mais de 600 – e ter se apropriado de uma sonoridade que não chegava aos brancos da época por conta do racismo.

Um dos críticos à adoração era Ray Charles. Em 1994, durante participação no programa televisivo Now, o músico falecido uma década mais tarde foi questionado sobre o quão bom Presley era. E não mediu palavras.
"O que Elvis fez foi mostrar à população — e quando falam de população geralmente se referem às pessoas brancas — um monte de músicas que eles não iriam ouvir antes. Acho que vou perder pelo menos um terço dos meus fãs agora… mas, dizer que Elvis foi tão ótimo e tão incrível — como eles dizem, ‘ele é o rei’… eu me vi em problemas porque uma vez me disseram isso, eu perguntei ‘rei do quê?’ e ficaram bravos comigo."
Para Ray, o que aconteceu com o cantor foi um feito baseado na ocasião. "Veja, eu não penso assim do Elvis porque eu conheço artistas que fizeram muito mais e eram muito melhores que ele. Eu acho que Elvis foi uma pessoa que surgiu na hora certa, um garoto branco que conseguia cantar rock and roll, R&B, como quiser chamar. E as garotas ficavam malucas com ele. Nat King Cole se viu em problemas no Alabama quando as garotas ficaram malucas com ele. Foi expulso de lá."
Nem mesmo o requebrado e o sex appeal comoveram Charles. "Além disso, as pessoas negras estão por aí balançando seus traseiros há séculos. O que diabos há de tão diferente? Tudo que ele fez foi copiar isso. Ele estava fazendo o nosso tipo de música. Ele cantava ‘Jailhouse Rock’, que era de Willie Mae Thornton (nota da redação: provavelmente Ray quis se referir a ‘Hound Dog’). Isso é a música negra. Então com o que eu deveria ficar tão empolgado, cara? Eu acho toda essa coisa de dizer que ele é o rei uma besteira. Desculpa. Próxima pergunta — e não me pergunte mais sobre o Elvis porque já estou com problemas o suficiente."
Apesar de ter morrido há quase meio século, o "Rei do Rock" segue sendo um grande sucesso de público. A marca Elvis Presley ainda gera cerca de US$ 32 milhões por ano em licenciamentos e merchandising.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

Azarões do rock: Três caras que tinham tudo pra não virar astros
"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley


