"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de dezembro de 2024
Apesar de ser um dos maiores nomes da história da música, Elvis Presley nunca foi o que poderíamos classificar como unanimidade – ninguém é, de qualquer modo. Por vários anos, o proclamado "Rei do Rock" teve a obra questionada em vários aspectos.
Os principais estavam no fato de nunca ter composto uma música – apesar de ter gravado mais de 600 – e ter se apropriado de uma sonoridade que não chegava aos brancos da época por conta do racismo.

Um dos críticos à adoração era Ray Charles. Em 1994, durante participação no programa televisivo Now, o músico falecido uma década mais tarde foi questionado sobre o quão bom Presley era. E não mediu palavras.
"O que Elvis fez foi mostrar à população — e quando falam de população geralmente se referem às pessoas brancas — um monte de músicas que eles não iriam ouvir antes. Acho que vou perder pelo menos um terço dos meus fãs agora… mas, dizer que Elvis foi tão ótimo e tão incrível — como eles dizem, ‘ele é o rei’… eu me vi em problemas porque uma vez me disseram isso, eu perguntei ‘rei do quê?’ e ficaram bravos comigo."
Para Ray, o que aconteceu com o cantor foi um feito baseado na ocasião. "Veja, eu não penso assim do Elvis porque eu conheço artistas que fizeram muito mais e eram muito melhores que ele. Eu acho que Elvis foi uma pessoa que surgiu na hora certa, um garoto branco que conseguia cantar rock and roll, R&B, como quiser chamar. E as garotas ficavam malucas com ele. Nat King Cole se viu em problemas no Alabama quando as garotas ficaram malucas com ele. Foi expulso de lá."
Nem mesmo o requebrado e o sex appeal comoveram Charles. "Além disso, as pessoas negras estão por aí balançando seus traseiros há séculos. O que diabos há de tão diferente? Tudo que ele fez foi copiar isso. Ele estava fazendo o nosso tipo de música. Ele cantava ‘Jailhouse Rock’, que era de Willie Mae Thornton (nota da redação: provavelmente Ray quis se referir a ‘Hound Dog’). Isso é a música negra. Então com o que eu deveria ficar tão empolgado, cara? Eu acho toda essa coisa de dizer que ele é o rei uma besteira. Desculpa. Próxima pergunta — e não me pergunte mais sobre o Elvis porque já estou com problemas o suficiente."
Apesar de ter morrido há quase meio século, o "Rei do Rock" segue sendo um grande sucesso de público. A marca Elvis Presley ainda gera cerca de US$ 32 milhões por ano em licenciamentos e merchandising.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler






