"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de dezembro de 2024
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Apesar de ser um dos maiores nomes da história da música, Elvis Presley nunca foi o que poderíamos classificar como unanimidade – ninguém é, de qualquer modo. Por vários anos, o proclamado "Rei do Rock" teve a obra questionada em vários aspectos.
Os principais estavam no fato de nunca ter composto uma música – apesar de ter gravado mais de 600 – e ter se apropriado de uma sonoridade que não chegava aos brancos da época por conta do racismo.

Um dos críticos à adoração era Ray Charles. Em 1994, durante participação no programa televisivo Now, o músico falecido uma década mais tarde foi questionado sobre o quão bom Presley era. E não mediu palavras.
"O que Elvis fez foi mostrar à população — e quando falam de população geralmente se referem às pessoas brancas — um monte de músicas que eles não iriam ouvir antes. Acho que vou perder pelo menos um terço dos meus fãs agora… mas, dizer que Elvis foi tão ótimo e tão incrível — como eles dizem, ‘ele é o rei’… eu me vi em problemas porque uma vez me disseram isso, eu perguntei ‘rei do quê?’ e ficaram bravos comigo."
Para Ray, o que aconteceu com o cantor foi um feito baseado na ocasião. "Veja, eu não penso assim do Elvis porque eu conheço artistas que fizeram muito mais e eram muito melhores que ele. Eu acho que Elvis foi uma pessoa que surgiu na hora certa, um garoto branco que conseguia cantar rock and roll, R&B, como quiser chamar. E as garotas ficavam malucas com ele. Nat King Cole se viu em problemas no Alabama quando as garotas ficaram malucas com ele. Foi expulso de lá."
Nem mesmo o requebrado e o sex appeal comoveram Charles. "Além disso, as pessoas negras estão por aí balançando seus traseiros há séculos. O que diabos há de tão diferente? Tudo que ele fez foi copiar isso. Ele estava fazendo o nosso tipo de música. Ele cantava ‘Jailhouse Rock’, que era de Willie Mae Thornton (nota da redação: provavelmente Ray quis se referir a ‘Hound Dog’). Isso é a música negra. Então com o que eu deveria ficar tão empolgado, cara? Eu acho toda essa coisa de dizer que ele é o rei uma besteira. Desculpa. Próxima pergunta — e não me pergunte mais sobre o Elvis porque já estou com problemas o suficiente."
Apesar de ter morrido há quase meio século, o "Rei do Rock" segue sendo um grande sucesso de público. A marca Elvis Presley ainda gera cerca de US$ 32 milhões por ano em licenciamentos e merchandising.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon

Azarões do rock: Três caras que tinham tudo pra não virar astros
Por que Ray Charles disse que Elvis não merecia ser o "Rei do Rock"


