"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de dezembro de 2024
Apesar de ser um dos maiores nomes da história da música, Elvis Presley nunca foi o que poderíamos classificar como unanimidade – ninguém é, de qualquer modo. Por vários anos, o proclamado "Rei do Rock" teve a obra questionada em vários aspectos.
Os principais estavam no fato de nunca ter composto uma música – apesar de ter gravado mais de 600 – e ter se apropriado de uma sonoridade que não chegava aos brancos da época por conta do racismo.

Um dos críticos à adoração era Ray Charles. Em 1994, durante participação no programa televisivo Now, o músico falecido uma década mais tarde foi questionado sobre o quão bom Presley era. E não mediu palavras.
"O que Elvis fez foi mostrar à população — e quando falam de população geralmente se referem às pessoas brancas — um monte de músicas que eles não iriam ouvir antes. Acho que vou perder pelo menos um terço dos meus fãs agora… mas, dizer que Elvis foi tão ótimo e tão incrível — como eles dizem, ‘ele é o rei’… eu me vi em problemas porque uma vez me disseram isso, eu perguntei ‘rei do quê?’ e ficaram bravos comigo."
Para Ray, o que aconteceu com o cantor foi um feito baseado na ocasião. "Veja, eu não penso assim do Elvis porque eu conheço artistas que fizeram muito mais e eram muito melhores que ele. Eu acho que Elvis foi uma pessoa que surgiu na hora certa, um garoto branco que conseguia cantar rock and roll, R&B, como quiser chamar. E as garotas ficavam malucas com ele. Nat King Cole se viu em problemas no Alabama quando as garotas ficaram malucas com ele. Foi expulso de lá."
Nem mesmo o requebrado e o sex appeal comoveram Charles. "Além disso, as pessoas negras estão por aí balançando seus traseiros há séculos. O que diabos há de tão diferente? Tudo que ele fez foi copiar isso. Ele estava fazendo o nosso tipo de música. Ele cantava ‘Jailhouse Rock’, que era de Willie Mae Thornton (nota da redação: provavelmente Ray quis se referir a ‘Hound Dog’). Isso é a música negra. Então com o que eu deveria ficar tão empolgado, cara? Eu acho toda essa coisa de dizer que ele é o rei uma besteira. Desculpa. Próxima pergunta — e não me pergunte mais sobre o Elvis porque já estou com problemas o suficiente."
Apesar de ter morrido há quase meio século, o "Rei do Rock" segue sendo um grande sucesso de público. A marca Elvis Presley ainda gera cerca de US$ 32 milhões por ano em licenciamentos e merchandising.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters


Azarões do rock: Três caras que tinham tudo pra não virar astros
Por que Ray Charles disse que Elvis não merecia ser o "Rei do Rock"


