"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por João Renato Alves
Postado em 18 de dezembro de 2024
Apesar de ser um dos maiores nomes da história da música, Elvis Presley nunca foi o que poderíamos classificar como unanimidade – ninguém é, de qualquer modo. Por vários anos, o proclamado "Rei do Rock" teve a obra questionada em vários aspectos.
Os principais estavam no fato de nunca ter composto uma música – apesar de ter gravado mais de 600 – e ter se apropriado de uma sonoridade que não chegava aos brancos da época por conta do racismo.

Um dos críticos à adoração era Ray Charles. Em 1994, durante participação no programa televisivo Now, o músico falecido uma década mais tarde foi questionado sobre o quão bom Presley era. E não mediu palavras.
"O que Elvis fez foi mostrar à população — e quando falam de população geralmente se referem às pessoas brancas — um monte de músicas que eles não iriam ouvir antes. Acho que vou perder pelo menos um terço dos meus fãs agora… mas, dizer que Elvis foi tão ótimo e tão incrível — como eles dizem, ‘ele é o rei’… eu me vi em problemas porque uma vez me disseram isso, eu perguntei ‘rei do quê?’ e ficaram bravos comigo."
Para Ray, o que aconteceu com o cantor foi um feito baseado na ocasião. "Veja, eu não penso assim do Elvis porque eu conheço artistas que fizeram muito mais e eram muito melhores que ele. Eu acho que Elvis foi uma pessoa que surgiu na hora certa, um garoto branco que conseguia cantar rock and roll, R&B, como quiser chamar. E as garotas ficavam malucas com ele. Nat King Cole se viu em problemas no Alabama quando as garotas ficaram malucas com ele. Foi expulso de lá."
Nem mesmo o requebrado e o sex appeal comoveram Charles. "Além disso, as pessoas negras estão por aí balançando seus traseiros há séculos. O que diabos há de tão diferente? Tudo que ele fez foi copiar isso. Ele estava fazendo o nosso tipo de música. Ele cantava ‘Jailhouse Rock’, que era de Willie Mae Thornton (nota da redação: provavelmente Ray quis se referir a ‘Hound Dog’). Isso é a música negra. Então com o que eu deveria ficar tão empolgado, cara? Eu acho toda essa coisa de dizer que ele é o rei uma besteira. Desculpa. Próxima pergunta — e não me pergunte mais sobre o Elvis porque já estou com problemas o suficiente."
Apesar de ter morrido há quase meio século, o "Rei do Rock" segue sendo um grande sucesso de público. A marca Elvis Presley ainda gera cerca de US$ 32 milhões por ano em licenciamentos e merchandising.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"

"Rei do quê?", questionou Ray Charles sobre Elvis Presley
Por que Elvis Presley não pode ser considerado rei de nada, segundo Ray Charles


