Tierramystica: review do álbum "A New Horizon"
Resenha - Tierramystica - A New Horizon
Por Karen Waleria e Carla Domingues
Postado em 08 de novembro de 2010
A banda TIERRAMYSTICA foi formada em Janeiro de 2008. É composta por GUI ANTONIOLI (vocal principal e percussão), ALEXANDRE TELLINI (Guitarra, zampona e violão), FABIANO MÜLLER (Guitarra, Quena e violão), RAFAEL MARTINELLI (Baixo, Quena e vocais), LUCIANO THUMÉ (teclados), DUCA GOMES (bateria) e RICARDO (Chileno) DURÁN (vocais, ocarina, charango e violão).
O septeto, embora tenha apenas dois anos de existência, teve oportunidade de se apresentar ao lado de grandes nomes da música mundial, tais como ANGRA,EPICA, SYMPHONY X,SEPULTURA, PAUL DI'ANNO e SCORPIONS. Também participou da Coletânea francesa "Another Story From Heaven 2009" e recebeu o prêmio de Banda Revelação 2009 da revista NOIZE.
Em "A New Horizon", primeiro registro oficial do grupo, o que se percebe é uma grande influência de música latina, contando com instrumentos acústicos como flauta, ocarina e "bombo legüero", dando assim um toque realmente interessante ao cd e emoldurando sonoramente o que as letras apresentam. A américa latina,a américa do sul, sua colonização, lendas, a cultura pré-colombiana,os conflitos e temas espirituais são os temas que inspiram o TIERRAMYSTICA em suas letras. O uso de instrumentos típicos andinos marcam presença em todas as músicas,e mostram o quanto o heavy metal pode ser reinventado num cenário de completa estagnação.
Chama a atenção o vocal de GUI ANTONIOLI, seguro em sua técnica, buscando diversas sonoridades e demonstrando bastante feeling e alguns duos de guitarras, bastante bem trabalhadas.
Há neste trabalho a participação do flautista ADEMAR FARINHA, que realmente se sobressaiu.
O material foi bem produzido, embora o baixo talvez pudesse ter um pouco mais de destaque, colaborando, assim, para um pouco mais de peso.
São 9 faixas e, já na primeira, "Nueva Castilla", a banda mostra a que veio. Nesta introdução estão presentes elementos que aparecerão novamente em todas as faixas do disco: vocais em escalas que não são muito usuais, violões, flautas e percussões, dão um toque especial a esta faixa, que é realmemente um ótimo cartão de visitas para a banda.
A partir de "Golden Courtyard" passamos a ter contato com o real talento de GUI ANTONIOLI, realmente um ótimo vocalista. A faixa é uma continuação de "Nueva Castilla", reapresentando alguns materiais melódicos.
A "New Eldorado" é a marca registrada da banda. A origem dela é de 2008, mas agora adquiriu uma roupagem nova. Começa pesada bem na linha do power/heavy, somados à elementos de folk metal. Tem um refrão marcante que certamente agradará o público. Nela se vê nitidamente a integração de cada elemento da banda, vocais, percurssão, cordas, sopro e teclado em perfeita harmonia.
Outra faixa que chama a atenção é "Spiritual Song", que traz um contraponto interessante de melodias de flauta sob a base do violão em dedilhado, no início. As guitarras vão aparecendo aos poucos, completando o material musical e trazendo o peso.
"The Final Rest", a última faixa do álbum não deixa a sensação de descanso e sim de que se quer ouvir mais, muito mais material da banda...
Enfim, o TIERRAMYSTICA está de parabéns pelo profissionalismo do material lançado! Amantes do heavy metal, heavy metal melódico, do folk... amantes de boa música: vocês não podem perder a oportunidade de conhecer o trabalho da banda, que merece ser valorizado!
(lançado pela VOICE MUSIC, 2010)
Faixas:
1 - Nueva Castilla
2 - Golden Courtyard
3 - Celebration To The Sun
4 - New Eldorado
5 - Spiritual Song
6 - Winds of Hope
7 - Wide Open Wings
8 - Away From The Dream
9 - The Final Rest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps