Baranga: hard rock pesado, direto e sem frescuras
Resenha - O Céu é o Hell - Baranga
Por Ricardo Seelig
Postado em 05 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"O Céu é o Hell" é o quarto álbum do quarteto paulista Baranga, formado por Xande (vocal e guitarra), Deca (guitarra), Soneca (baixo) e Paulão (bateria). Sucessor do excelente "Meu Mal" (2007), o novo disco apresenta a sonoridade característica dos caras, um hard rock pesado, direto e sem frescuras, turbinado por excelentes e grudentos refrões.

Aqui não há espaço para firulas instrumentais e devaneios movidos pelo ego. O negócio é pé no fundo do início ao fim. As influências tradicionais de AC/DC e Motorhead continuam presentes, tornando a audição muito prazerosa.
O play abre com "Deixe a Noite Saber", um hard rock cativante com refrão chiclete. "Noites Imundas" é um hino aos bêbados do rock and roll, enquanto "Aplica Mais Uma Dose" tem guitarras espertas cheias de melodia e uma citação sutil à clássica "One Bourbon, One Scotch, One Beer", composição de Rudy Toombs gravada pela primeira vez em 1953 por Amos Milburn e eternizada pelas antológicas versões de John Lee Hooker (1966) e George Thorogood (1977).
A melhor faixa do disco é "Jogando os Dados", um faixa mais cadenciada onde é impossível não lembrar do AC/DC fase "Back in Black" – quando o vocal entra, a gente tem certeza de que quem vai soltar o gogó é Brian Johnson e não Xande.
Outros momentos de alegria são garantidos pela faixa título, um hard com estrutura de blues e ótimo refrão; "Porrada Rock'n'Roll", cuja letra atesta a filosofia de vida dos caras; e "La Carretera", que relata as aventuras do quarteto pelo Chile em novembro de 2008, quando foram uma das atrações principais do festival Eje Del Mal tocando ao lado de bandas argentinas e chilenas.
"O Céu é o Hell" é rock de bar embebido em generosas dosas de cerveja e todo tipo de álcool, um som com uma agressividade malandra, que cai como uma luva em quem já virou incontáveis noites regadas a bebida e demais aditivos. Se você vive, viveu ou quer viver experiências assim, ou apenas quer curtir um hard honesto e repleto de tesão, compre e ouça no talo!
Faixas:
1 Deixa a Noite Saber
2 Noites Imundas
3 Aplica Mais uma Dose
4 Vai Se Dar Mal
5 Na Madrugada
6 Jogando os Dados
7 O Céu É o Hell
8 Porrada Rock n Roll
9 La Carretera
10 Boca de Ouro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



