Warforged: banda de um homem para fãs de extremo
Resenha - Black Age of Light's Fall - Warforged
Por Marcos Garcia
Postado em 27 de setembro de 2010
O Black Metal brasileiro tem se destacado por cada vez mais gerar bandas com enfoque na velha escola, ou seja, bandas que seguem a linha mais raiz do Black Metal, evocando bandas que se destacaram entre os anos de 1988 e 1991, mas com certas nuances mais atuais, ou seja: estas bandas criam algo ríspido, cru e agressivo, mas com gravações mais limpas e até mesmo algumas melodias, enriquecendo seu trabalho e mostrando a força do Metal Nacional, tão maltratado por muitos fãs e ignorado pela grande mídia.
Do Paraná, terra que já deu bandas como EVIL WAR, MURDER RAPE, INSANE DEVOTION e outras de destaque, vem o WARFORGED, uma banda de um homem só que é capitaneada por Daeroth Inglorion, que acaba de lançar seu primeiro full CD, "The Black Age of Light's Fall", que tem muito a oferecer aos ouvintes e fãs dos estilos mais extremos.
Gravado entre Dezembro de 2008 e Agosto de 2010, fruto da vontade férrea de seu líder, o CD possui a apresentação visual em si bem simples, mas bem feita e digna de nota, uma vez que evoca a essência do estilo, e recordo a todos as dificuldades de fazer um trabalho totalmente independente no Brasil não são poucas (e muito menos desconhecidas do público). A produção sonora é tão simples quanto a visual, mas bem cuidada e de bom gosto, permitindo que o ouvinte não deixe de ouvir todos os instrumentos e que ao mesmo tempo, não descaracteriza o Black Metal.
Uma introdução de teclados inicia a faixa "Symphony of Discord", uma faixa que mostra bem o que a banda oferece, uma faixa bem crua e seca, mas com melodias em seu andamento, o que recorda a musicalidade de bandas como BLOOD STORM, especialmente em seu primeiro CD, com um solo muito bom. "The Order of the Black Thrones" segue a mesma linha da anterior, mas sem ser uma cópia ou dar aquela impressão de 'mais do mesmo' tão comum que temos hoje em dia ao ouvir alguns CDs. Seguindo, temos "The Wrath of Nepharious Angels", que tem um andamento empolgante, fora que ela fica cadenciada em certos momentos, permitindo que as melodias soturnas fiquem ainda mais evidentes, trazendo a o clima sombrio do ANCIENT da era Starvalvheim. É de dar lágrimas nos olhos tamanha competência.
"Impure Blood in the Chalice of Life" é um pouco mais rápida, naquele clima Norway Old School saudoso de 1991, com muitas guitarras limpas e um solo melodioso climático, e "The Last Journey Through the Gates of Death" mantém os mesmos elementos, só sendo um pouco mais variada e longa. Em seguida, vem a faixa-título, que é assustadora, de tão soturno e belo que é seu andamento, com vocais rasgados agressivos e guitarras melodiosas, tanto em seus momentos mais rápidos quanto nos mais lentos, em crescendos agressivos e empolgantes. Fechando o CD, um outro soturno e tenebroso, "Beyond the Veil of Purity", feito com teclados e guitarras limpas.
Um ótimo CD, sem sombra de dúvidas, que vale a pena ser ouvido muitas e muitas vezes, um deleite para os fãs de Metal bem feito e que não se importa com subdivisões.
O CD está disponível para download no blog da banda (http://warforgedhorde.blogspot.com), baixe, ouça e apoie a cena nacional comprando, pois isso incentiva as bandas a continuarem.
Tracklist:
01. Symphony of Discord
02. The Order of the Black Thrones
03. The Wrath of the Nefairous Angels
04. Impure Blood in the Chalice of Life
05. The Last Journey Through the Gates of Death
06. The Black Age of Light's Fall
07. Behind the Veil of Purity
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps