Borknagar: um grupo que não pode ser acusado de estagnação
Resenha - Universal - Borknagar
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de setembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos um grupo que não pode ser acusado de estagnação artística... Ainda que em 1995 a raiz fosse o Black Metal, já nessa época sua música conseguia fugir dos 'padrões' do que era oferecido pelos conterrâneos noruegueses; e sua criatividade e constante ousadia, acentuadas após Vintersorg assumir o posto de vocalista, fez com que o Borknagar apresentasse uma evolução que não é permitida à carreira de muitas bandas.
Borknagar - Mais Novidades
O estilo pouco convencional do Borknagar continua em seu oitavo álbum, "Universal", cuja energia bruta e caótica novamente vai cedendo espaço às estruturas tão mais complexas e melódicas. O tecladista Lazare possui um papel importantíssimo pela inclusão de sonoridades de violinos, flautas e afins, é o grande responsável pela veia folclórica, além de exibir a sempre marcante influência do Progressivo da década de 1970, em bases perfeitamente conectadas às seções Heavy Metal.
"Havoc" e "For A Thousand Years To Come" mostram parte do domínio que Vintersorg possui sobre as linhas vocais, sua versatilidade continua impressionante – mesmo que alguns possam vir a depreciar suas vocalizações limpas. O fato é que o Borknagar trabalhou muito em seus arranjos, e naturalmente as vozes não ficaram para trás, tanto que o próprio Lazare também canta na delirante (e deslocada) "Fleshtower", e ninguém menos do que Vortex (ex-Dimmu Borgir) é o convidado responsável pela voz em "My Domain", certamente um dos grandes destaques do repertório.
"Universal" também se caracteriza por marcar o retorno de Jens Ryland (guitarra) e a saída de Tyr (baixo), além da adição do baterista norte-americano David Kinkade (Malevolent Creation). Este disco oferece muito mais do que uma simples audição superficial pode sugerir, suas canções estão mais longas e atmosféricas, tudo é explorado de tal forma que a identidade do Borknagar continua indefinida. Uma excelente fase para os noruegueses!
Contato: www.myspace.com/borknagar
Formação:
Vintersorg - voz
Øystein Garnes Brun - guitarra
Jens F. Ryland - guitarra
Lazare - teclados, órgão Hammond
Tyr - baixo
David Kinkade - bateria
Borknagar - Universal
(2010 / Indie Recordings - importado)
01. Havoc
02. Reason
03. The Stir Of Seasons
04. For A Thousand Years To Come
05. Abrasion Tide
06. Fleshflower
07. Worldwide
08. My Domain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Metal Hammer: 10 discos horríveis lançados por grandes bandas na década de 1990
O hit dos Titãs de Nando que Arnaldo saía do palco por não compactuar com dura mensagem
A polêmica opinião de Andreas Kisser sobre "Roots"

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



