Lucas Godoy: um álbum que prima pela diversidade
Resenha - Neverending Solutions - Lucas Godoy
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 08 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que quando recebi o novo CD solo do guitarrista brasileiro LUCAS GODOY para resenhar, pouco conhecia sobre o trabalho dele. Mas bastou colocar "Neverending Solutions" para tocar no aparelho de som e ir atrás de conferir a história do músico e alguns vídeos no YouTube, para confirmar que o Brasil está mesmo bem servido quando falamos em guitarristas.

LUCAS GODOY é formado pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia), com especialidade em Fusion (estilo que representa uma mistura de Jazz com Rock principalmente) e fez parte da banda de Thrash Metal, THRAM, ao lado de seu irmão Gabriel Godoy. Hoje é consultor da Line 6, marca especializada em amplificadores, processadores de efeitos, dentre outros acessórios para músicos.
Agora LUCAS GODOY lança seu primeiro trabalho solo, resultado de composições e idéias que surgiram anos atrás, inclusive na época do THRAM, mas que não foram aproveitadas naquele momento, por não se encaixarem ao estilo da banda, como declarou o próprio músico em seu site oficial.
"Neverending Solutions" é um álbum que prima pela diversidade, com variação de uma canção para outra – a faixa seguinte não segue definitivamente a mesma linha da faixa anterior e as influências variam de METALLICA a STEVE VAI. Tem-se ótimas baladas instrumentais em "Blurry Thoughts" e "Confunsing Math" e um som mais pesado em "Suicide Thoughts", a mais Heavy Metal do álbum, "Biohazard", que tirando o suspense da sua introdução, acelera e apresenta riffs metaleiros, além de "First Blood".
Outra que merece destaque, por ser uma das mais interessantes do álbum é "The Second Path", com muitas alternâncias de cadência e um riff inicial marcante, que lembra o som tirado por JOE SATRIANI, em especial na canção "Summer Song", do álbum "The Extremist".
Discos instrumentais de guitarra, daqueles em que todas as músicas se parecem e não há diversidade, tendem a ser entediantes e chatos, só agradando mesmo o próprio artista e quem toca o instrumento. Em "Neverending Solutions" tem-se exatamente o contrário e é por isso que o CD agrada bastante, até mesmo pessoas que não sejam guitarristas como eu, mas que curtem boas melodias e canções que transmitam sentimento, ainda que compostas somente de parte instrumental, sem vocal.
Para a gravação do álbum, LUCAS GODOY contou com a participação de seus parceiros de THRAM, seu irmão já citado Gabriel Godoy no baixo e Marcus Dotta na bateria. E teve também a ilustre companhia do baixista Luis Mariutti (ANGRA, SHAMAN, ANDRE MATOS), o que proporcionou um "peso extra" nas 3 músicas que gravou (não por mera coincidência, justamente aquelas citadas nesta resenha como as mais pesadas do álbum).
Mais informações sobre o músico e sobre como comprar o disco em: http://www.lucasgodoy.com.
Contato: [email protected]
MySpace: http://www.myspace.com/lucasgodoy
Banda:
Lucas Godoy – guitarras e teclado
Gabriel Godoy – baixo
Luis Mariutti – baixo
Marcus Dotta – bateria
Track List:
1. Biohazard
2. The Second Path
3. Blurry Thoughts
4. Suicide Thoughts
5. First Blood
6. Confusing Math
7. Anywhere But Home
8. Miserable Hopes
9. End Of The Infinite
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Regis Tadeu "responde" provocações feitas por ex-Engenheiros do Hawaii
O megahit de Ney Matogrosso inspirado no personagem de novela Odorico Paraguaçu
Porque Roger Waters é mais rico do que David Gilmour? Ambos estavam "falidos" em 1979

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



