Matérias Mais Lidas

Megadeth: Nightstalkers será a música mais rápida do novo álbum, ouça um trechoMegadeth
"Nightstalkers" será a música mais rápida do novo álbum, ouça um trecho

Destruction: Mike, guitarrista e fundador do grupo, está desconectado segundo SchmierDestruction
Mike, guitarrista e fundador do grupo, está "desconectado" segundo Schmier

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

The Who: Pete Townshend explica por que um dos auges de sua carreira foi tocar no BrasilThe Who
Pete Townshend explica por que um dos auges de sua carreira foi tocar no Brasil

Aerosmith: banda pode nunca mais se apresentar ao vivo, de acordo com Brad WhitfordAerosmith
Banda pode nunca mais se apresentar ao vivo, de acordo com Brad Whitford

Black Sabbath: Wendy Dio dá sua versão sobre os boatos de problemas entre Ozzy e DioBlack Sabbath
Wendy Dio dá sua versão sobre os boatos de problemas entre Ozzy e Dio

Lindemann: não era minha praia, diz Tägtgren sobre fim da bandaLindemann
"não era minha praia", diz Tägtgren sobre fim da banda

Ramones: do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quartetoRamones
Do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quarteto

Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)Robert Plant
A música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)

System of a Down: a música escatológica que gerou briga e quase acabou com a bandaSystem of a Down
A música escatológica que gerou briga e quase acabou com a banda

Gary Moore: em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rockGary Moore
Em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rock

Helloween: a melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael KiskeHelloween
A melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael Kiske

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Nightwish: Floor fala sobre pirotecnia nos shows e como lida ao esquecer as letrasNightwish
Floor fala sobre pirotecnia nos shows e como lida ao esquecer as letras

Guns N' Roses: estreando velha nova música Absurd em show nos EUA; veja vídeoGuns N' Roses
Estreando "velha nova" música "Absurd" em show nos EUA; veja vídeo


Pentral

Anathema: distante das influências mais pesadas do passado

Resenha - We're Here Because We're Here - Anathema

Por Paulo Finatto Jr.
Em 05/08/10

Nota: 7

Desde o álbum "Eternity" (1996), o ANATHEMA vem adotando uma sonoridade diferente, com progressivas modificações ao longo do tempo. A banda, que iniciou a sua carreira com um doom metal em "Serenades" (1993), dezessete anos depois lança o seu disco mais alternativo e distante das influências mais pesadas do seu passado. "We’re Here Because We’re Here", o novo álbum da banda inglesa, é recheado de sonoridades diversificadas e extremamente difícil de ser digerido no primeiro momento.

Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Embora muitos fãs tenham torcido o nariz para o novo direcionamento musical do ANATHEMA, discos como "A Natural Disaster" (2003) e, sobretudo "Judgement" (1999), mostraram que era possível adotar um caminho mais melancólico e cadenciado sem abrir mão de eventuais riffs pesados e de ótimas composições. Depois de sete anos sem nenhuma novidade, os irmãos Vincent Cavanagh (vocal/guitarra), Danny Cavanagh (guitarra) e James Cavanagh (baixo), juntamente com Les Smith (teclado) e John Douglas (bateria), mostram em "We’re Here Because We’re Here" uma sonoridade bastante intensa e com referências do rock alternativo, especialmente de nomes como RADIOHEAD e SNOW PATROL. De qualquer forma, o oitavo álbum do quinteto deixa, na maioria das suas composições, as suas principais qualidades escondidas por trás de uma mistura relativamente caótica (e tão ímpar).

Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva

Entretanto, uma consideração precisa ser feita: não há como repetir a fórmula bem sucedida dos dois maiores discos do ANATHEMA – os citados "Judgement" e "A Natural Disaster" – se a banda adquire uma postura cada vez mais distante do seu primórdio doom metal. Em compensação, "We’re Here Because We’re Here" tem os seus momentos de destaque, mesmo que fuja um pouco da considerada "nova" essência mais cadenciada do grupo inglês. "Thin Air", composição que abre o disco, é muito bem construída através de uma carga emotiva acentuada e um instrumental relativamente agressivo.

"Summer Night Horizon", por outro lado, deixa claro que a união de tantas influências distintas – que vão da melodia do piano ao riffs acelerados – compromete o mais novo trabalho da banda. Da mesma forma, as faixas "Everything", "Get Off, Get Out" e "Universal" repetem a falha: exageram na intensidade e acabam se tornando amontoados de barulhos e instrumentos musicais. Diferente do que pode parecer, "We’re Here Because We’re Here" possui outras músicas interessantes que, de repente, conseguem se sobrepor ao que o ANATHEMA apresenta de duvidoso no disco. Não há nenhuma intervenção necessária sobre a ótima balada "Dreaming Light" – com piano, orquestrações e violão. Com essas mesmas referências, "Angels Walk Among Us" (que traz a participação especial do vocalista Ville Valo, do HIM) mostra potencial para ser inserida entre os momentos mais destacáveis do disco, pela mistura simples entre peso e delicadeza – aqui a fórmula funcionou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em quase uma hora de duração, o novo álbum do grupo de Liverpool conta ainda com duas longas composições de destaque. "A Simple Mistake" e "Hindsight" – ambas com cerca de oitos minutos –, apesar de bem trabalhadas, não evidenciam aspectos musicalmente opostos (e falhos), como "Get Off, Get Out", por exemplo. "A Simple Mistake", que tem um início bastante cadenciado, é a faixa que melhor incorpora elementos pesados em todo o disco. O instrumental muito bem trabalho também se repete em "Hindsight", música que fecha "We’re Here Because We’re Here" e igualmente intercala referências cadenciadas e guitarras agressivas (sem nenhuma linha de voz).

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

De qualquer modo, uma parcela expressiva dos fãs do ANATHEMA, que aguardaram quase dez anos por um novo registro da banda em estúdio, poderá se decepcionar com o "o mais novo" encaminhamento musical da banda. Dessa vez, não apenas por intolerância ao gênero mais cadenciado e melancólico: "We’re Here Because We’re Here", ao contrário dos discos anteriores, exibe claramente as suas falhas em diversos momentos. Entretanto, em uma audição exaustiva e dedicada, qualquer um é capaz de encontrar os elementos que fizeram do ANATHEMA uma das maiores referências da música na década passada.

Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Track-list:

01. Thin Air
02. Summer Night Horizon
03. Dreaming Light
04. Everything
05. Angels Walk Among Us
06. Presence
07. A Simple Mistake
08. Get Off Get Out
09. Universal
10. Hindsight

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Heavy metal e meteorologia: 20 músicas para ouvir em dias frios e chuvososHeavy metal e meteorologia
20 músicas para ouvir em dias frios e chuvosos

Anathema até Motörhead: 10 bandas que usaram seus nomes como títulos de músicasAnathema até Motörhead
10 bandas que usaram seus nomes como títulos de músicas


Opeth: Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche FelizOpeth
"Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"

Anathema: ao lado de Stephen Hawking em canção do Pink FloydAnathema
Ao lado de Stephen Hawking em canção do Pink Floyd

Anathema até Motörhead: 10 bandas que usaram seus nomes como títulos de músicasAnathema até Motörhead
10 bandas que usaram seus nomes como títulos de músicas


Slipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy MetalSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal

Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil AnselmoAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre

Mais matérias de Paulo Finatto Jr..