Cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de setembro de 2025
A felicidade, por mais que seja um ideal constante, não é um estado de espírito permanente. Em alguns momentos de nossas vidas, somos atingidos por um estado de espírito que vai na contramão dos instantes felizes: a melancolia.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Essa realidade também se aplica aos músicos do heavy metal. Por trás da agressividade, dos riffs pesados e da atitude rebelde, o gênero guarda um lado sensível, capaz de expressar sentimentos de perda e dor de uma forma poderosa. A lista a seguir traz algumas dessas composições.

Feitas as devidas apresentações, é hora do que interessa. Confira a seguir cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal — mas as evite se estiver passando por um momento difícil.
"Forever Failure" - Paradise Lost
Faixa do clássico "Draconian Times" (1995), "Forever Failure" mescla tristeza e desespero. A música se destaca pela atmosfera opressiva, reforçada pela interpretação dramática do vocalista Nick Holmes.
"Forgotten Hopes" - Anathema
Poucas bandas sabem transformar a melancolia em canções bonitas e envolventes da mesma forma que o Anathema. Essa capacidade é evidenciada em "One Last Goodbye", uma composição que expressa a profunda tristeza dos irmãos Cavanagh (Daniel, Vincent e Jamie, integrantes da banda) após a morte da mãe, Helen.

"Promises" - Megadeth
Ícone do thrash metal, o Megadeth também tem em seu catálogo uma música que fala de amor, "Promises". Presente no esquecido "The World Needs a Hero", a música narra a história de um casal apaixonado que não pode viver junto.
"The Chosen Pessimist" - In Flames
Uma das faixas mais surpreendentes do catálogo do In Flames é "The Chosen Pessimist", que flerta com o Radiohead. A música, que se estende por mais de 8 minutos, é uma jornada atmosférica e experimental que se distancia da sonoridade característica do grupo, pioneiro do melodic death metal.

"Space-Dye Vest" - Dream Theater
Finalizando a lista, temos a sombria "Space-Dye Vest", faixa de "Awake" (1999). Escrita pelo tecladista Kevin Moore, que deixou a banda após o lançamento do disco, a música é intensa e angustiante.
"Space-Dye Vest" foi inspirada em uma situação inusitada que marcou Kevin Moore. De acordo com o relato do tecladista, trata-se de uma obra "catártica".
Gostou dessa matéria? Para ler conteúdos similares, acesse a nossa Lista de Melhores e Piores.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps