Érika Martins: não se deixe levar pelos títulos das canções
Resenha - Érika Martins - Érika Martins
Por Nathalie Delahousse
Postado em 14 de maio de 2010
Depois de vários anos de uma carreira bem sucedida no cenário Pop Rock Nacional, muitos ainda não conhecem a cantora Érika Martins. Mas afinal, o que pode ser dito sobre ela?

A paulista Érika, começou a ser notada no período no qual esteve à frente da banda baiana Penélope (formada em 1995), uma das grandes revelações do Pop Rock nos idos de 1999, quando lançaram seu primeiro álbum, ‘Mi Casa, Su Casa’ , que trazia os hits "Namorinho de Portão" (Tom Zé) e "Holiday" com vídeo clipes altamente executados na programação da MTV.
Depois do lançamento de outros dois álbuns ("Buganvília" e "Rock Meu Amor"), em 2004, a banda chegou ao seu fim. E somente agora, Érika, resolve investir em sua carreira solo. Essa espera toda foi muito bem recompensada com o lançamento de seu auto-intitulado álbum solo (Toca Discos/Warner).
Em sua nova empreitada, Érika encontra-se muito bem acompanhada, tendo como parceiros musicais Pedro Veríssimo e Iuri Freiberger (ambos da banda gaúcha Tom Bloch), Constança Scofield (viúva do produtor Tom Capone, e ex-companheira de Érika nos tempos de Penélope), Julieta Venegas (cantora mexicana que já colaborou com Lenine e Marisa Monte) e Gabriel Thomaz (guitarrista, vocalista e figura central do Autoramas; além de marido de Érika).
O álbum é bem animado, músicas com letras leves, divertidas e inteligentes, acompanhadas por guitarras vigorosas e bateria bem marcada. Como já era na época da Penélope, o universo feminino aparece como tema central para o álbum. Como é o caso da faixa "Sacarina", que apesar de ser uma composição de dois "marmanjos" mostra bem o que uma mulher pode sentir quando subjugada a um homem específico. "Lento" é a versão de uma canção da mexicana Julieta Venegas com participação da própria (que também participou do clip). "Música de amor" aposta no sentimento que se tem em um amor um tanto platônico. "Me provocar" mostra o universo das intrigas e a inveja entre mulheres.
Não se deixe levar pelos títulos das canções que parecem ser feitas apenas para meninas românticas e sonhadoras, pois todas as faixas vêm carregadas de altas doses de bom humor e a sonoridade cheia de elementos pop, rock, surf, bubblegum, 60’s, que se tornou marca registrada de Érika, bem como sua voz tão característica.
Destaco também as faixas: "Você tem muito o que aprender sobre as mulheres" e "Meus olhos são seus".
Track List:
Sacarina
Lento (participação especial de: Julieta Venegas e Jorge Villamizar)
Música de Amor
Me Provocar
Ainda Queima a Esperança
Vou Te Esperar
Meus Olhos São Seus
Quando Sim Quer Dizer Não
Kung Fu
Você Tem Muito o que Aprender Sobre as Mulheres
Nada Sem Você
Lento
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
David Coverdale, do Whitesnake, compartilha meme de Serginho Groisman no Twitter
Pastora Sarah Sheeva, filha de Baby e Pepeu, afirma que Coldplay é música do capeta
A banda "esquecida" de Power Metal que influenciou o Arch Enemy



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



