Érika Martins: não se deixe levar pelos títulos das canções
Resenha - Érika Martins - Érika Martins
Por Nathalie Delahousse
Postado em 14 de maio de 2010
Depois de vários anos de uma carreira bem sucedida no cenário Pop Rock Nacional, muitos ainda não conhecem a cantora Érika Martins. Mas afinal, o que pode ser dito sobre ela?

A paulista Érika, começou a ser notada no período no qual esteve à frente da banda baiana Penélope (formada em 1995), uma das grandes revelações do Pop Rock nos idos de 1999, quando lançaram seu primeiro álbum, ‘Mi Casa, Su Casa’ , que trazia os hits "Namorinho de Portão" (Tom Zé) e "Holiday" com vídeo clipes altamente executados na programação da MTV.
Depois do lançamento de outros dois álbuns ("Buganvília" e "Rock Meu Amor"), em 2004, a banda chegou ao seu fim. E somente agora, Érika, resolve investir em sua carreira solo. Essa espera toda foi muito bem recompensada com o lançamento de seu auto-intitulado álbum solo (Toca Discos/Warner).
Em sua nova empreitada, Érika encontra-se muito bem acompanhada, tendo como parceiros musicais Pedro Veríssimo e Iuri Freiberger (ambos da banda gaúcha Tom Bloch), Constança Scofield (viúva do produtor Tom Capone, e ex-companheira de Érika nos tempos de Penélope), Julieta Venegas (cantora mexicana que já colaborou com Lenine e Marisa Monte) e Gabriel Thomaz (guitarrista, vocalista e figura central do Autoramas; além de marido de Érika).
O álbum é bem animado, músicas com letras leves, divertidas e inteligentes, acompanhadas por guitarras vigorosas e bateria bem marcada. Como já era na época da Penélope, o universo feminino aparece como tema central para o álbum. Como é o caso da faixa "Sacarina", que apesar de ser uma composição de dois "marmanjos" mostra bem o que uma mulher pode sentir quando subjugada a um homem específico. "Lento" é a versão de uma canção da mexicana Julieta Venegas com participação da própria (que também participou do clip). "Música de amor" aposta no sentimento que se tem em um amor um tanto platônico. "Me provocar" mostra o universo das intrigas e a inveja entre mulheres.
Não se deixe levar pelos títulos das canções que parecem ser feitas apenas para meninas românticas e sonhadoras, pois todas as faixas vêm carregadas de altas doses de bom humor e a sonoridade cheia de elementos pop, rock, surf, bubblegum, 60’s, que se tornou marca registrada de Érika, bem como sua voz tão característica.
Destaco também as faixas: "Você tem muito o que aprender sobre as mulheres" e "Meus olhos são seus".
Track List:
Sacarina
Lento (participação especial de: Julieta Venegas e Jorge Villamizar)
Música de Amor
Me Provocar
Ainda Queima a Esperança
Vou Te Esperar
Meus Olhos São Seus
Quando Sim Quer Dizer Não
Kung Fu
Você Tem Muito o que Aprender Sobre as Mulheres
Nada Sem Você
Lento
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
O dia que Raul Seixas e Wanderléa foram ao programa da Hebe Camargo celebrar amizade
Freddie Mercury: um relato detalhado sobre as suas últimas horas


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



