Immortal: talvez o álbum extremo mais aguardado de 2009
Resenha - All Shall Fall - Immortal
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de fevereiro de 2010
Nota: 8
Após treze anos e sete álbuns que o alçaram como um dos maiores representantes do Black Metal norueguês, era inevitável que o Immortal voltasse à ativa após anunciar o fim de suas atividades em 2003. Foram vários os projetos paralelos envolvendo seus músicos até que o estado de hibernação fosse interrompido em 2007, com o anúncio de várias apresentações e do retorno que se concretizou com "All Shall Fall", talvez o álbum de Heavy Metal extremo mais aguardado de 2009.

É claro que tanta força de expressão demonstrada pelo Immortal ao longo de sua existência gerou imensas expectativas a respeito de como as novas composições soariam, principalmente depois de o derradeiro "Sons Of Northern Darkness" (02) mostrar menos impulsividade e uma maior atenção para com a forma das canções. Bom, certamente "All Shall Fall" é uma continuação da violência refinada do Black / Thrash Metal de seu antecessor.
Assim sendo, a composições continuam cadenciadas e refinadas, com vários detalhes que poderiam estar subjacentes aparecendo de forma mais clara. Ainda que menos sombrio, o peso esmagador e o cerne gélido do que se conhece como Immortal estão presentes, entranhados em meio à concentração de arranjos mais grandiosos, atmosferas épicas e a beleza de vários elementos acústicos.

São apenas sete faixas que encontrarão seus próprios apreciadores, mas a própria "All Shall Fall", "The Rise Of Darkness" e a veloz "Hordes To War" é uma trinca inicial realmente marcante e poderá ser unanimidade entre o público. Outra que merece citação é "Norden On Fire", que se distingue não só por ser uma bela canção, mas também pela homenagem prestada ao saudoso e pioneiro Bathory.
Sob o olhar exigente do produtor Peter Tagtgren, a produção resultou em um retorno mais do que respeitável. Ok, certamente alguns afirmarão categoricamente que um "All Shall Fall" apenas 'respeitável' não é o suficiente quando se trata do Immortal. Mas, oras, o apego à Arte desses caras continua tão forte – ou mais – do que a de muitos dos novatos cheios de bravata misantrópica que estão a lançar discos por aí. Então...

Contato:
http://www.immortalofficial.com
http://www.myspace.com/immortalofficial
Formação:
Abbath - voz e guitarra
Apollyon - baixo
Horgh - bateria
Immortal - All Shall Fall
(2009 - Nuclear Blast Rescords / Laser Company Records - nacional)
01. All Shall Fall
02. The Rise Of Darkness
03. Hordes To War
04. Norden On Fire
05. Arctic Swarm
06. Mount North
07. Unearthly Kingdom

Outras resenhas de All Shall Fall - Immortal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps