Clamus: esbanjando sintonia na diversidade dos arranjos
Resenha - Frontière - Clamus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 20 de novembro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Grande Clamus! Esta excelente banda do Ceará vem dando seu sangue há anos para mostrar sua música, já tendo tocado pelas mais variadas regiões deste imenso Brasil enquanto divulgava o EP "II" (01) e o debut "Influences" (05), cuja considerável fusão de Thrash, Death e pitadas de Heavy Metal Tradicional, cantado em inglês, francês e português – sim, três idiomas! – conquistou o público.

Tendo encontrado seu estilo musical e ‘modus operandi’, a banda explorou ainda mais essas características, o que refletiu positivamente em seu mais novo registro, "Frontière". O Clamus esbanja sintonia na diversidade de seus arranjos, onde a faceta melódica está um pouco mais forte em inúmeras ocasiões, enquanto a mescla dos idiomas está ainda mais intrínseca.
Tudo isso, somado ao fato de o Clamus fazer uso de três vocalistas, confere uma sonoridade realmente peculiar à sua música, tendo em "Pétrea" praticamente uma síntese da atual fase do grupo. Mas essa é apenas a faixa de abertura, e canções como "Abstratas Demandas", "Irruption", a faixa-título ou "Mid-Term" levam o ouvinte a uma incrível viagem através de um Heavy Metal elaborado por quem precisa (e consegue!) provar algo a alguém.
Novamente fazendo uso do Estúdio Digisound, em Fortaleza, "Frontière" foi produzido por Fabrício Carvalho (Somberlain, Facada) e a própria banda. E, para comemorar sua primeira década de atividades, o Clamus desenvolveu um distinto projeto gráfico, onde o disco e encarte estão embalados por uma espécie de pacote, tudo repleto com as bonitas e delirantes ilustrações que completam o conceito do álbum. E não acabou: também há o vídeo para "Petra".
"Frontière" possui tal auto-afirmação que me questiono sobre os critérios de avaliação de alguns selos desse país... Como esse registro pode estar saindo de forma independente?!? De qualquer forma, este esforçado álbum é totalmente recomendado ao headbanger que não abre mão de Carcass, Nevermore, Morbid Angel e até mesmo Arch Enemy.
Contato:
http://www.clamus.org
http://www.myspace.com/clamusmetal
Formação:
Lucas Gurgel - voz e guitarra
Joaquim Cardoso - voz e guitarra
Felipe Ferreira - voz e baixo
Clerton Holanda - bateria
Clamus - Frontière
(2009 / Independente - nacional)
01. Pétrea
02. Abstratas Demandas
03. Irruption
04. Mersault
05. Entr´acte
06. La Frontière
07. Desir
08. Sympatia Malevolens
09. Mid-Term
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Como (e por que) Adrian Smith saiu do Iron Maiden em 1990, segundo Nicko McBrain
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



