Clamus: esbanjando sintonia na diversidade dos arranjos
Resenha - Frontière - Clamus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 20 de novembro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Grande Clamus! Esta excelente banda do Ceará vem dando seu sangue há anos para mostrar sua música, já tendo tocado pelas mais variadas regiões deste imenso Brasil enquanto divulgava o EP "II" (01) e o debut "Influences" (05), cuja considerável fusão de Thrash, Death e pitadas de Heavy Metal Tradicional, cantado em inglês, francês e português – sim, três idiomas! – conquistou o público.

Tendo encontrado seu estilo musical e ‘modus operandi’, a banda explorou ainda mais essas características, o que refletiu positivamente em seu mais novo registro, "Frontière". O Clamus esbanja sintonia na diversidade de seus arranjos, onde a faceta melódica está um pouco mais forte em inúmeras ocasiões, enquanto a mescla dos idiomas está ainda mais intrínseca.
Tudo isso, somado ao fato de o Clamus fazer uso de três vocalistas, confere uma sonoridade realmente peculiar à sua música, tendo em "Pétrea" praticamente uma síntese da atual fase do grupo. Mas essa é apenas a faixa de abertura, e canções como "Abstratas Demandas", "Irruption", a faixa-título ou "Mid-Term" levam o ouvinte a uma incrível viagem através de um Heavy Metal elaborado por quem precisa (e consegue!) provar algo a alguém.
Novamente fazendo uso do Estúdio Digisound, em Fortaleza, "Frontière" foi produzido por Fabrício Carvalho (Somberlain, Facada) e a própria banda. E, para comemorar sua primeira década de atividades, o Clamus desenvolveu um distinto projeto gráfico, onde o disco e encarte estão embalados por uma espécie de pacote, tudo repleto com as bonitas e delirantes ilustrações que completam o conceito do álbum. E não acabou: também há o vídeo para "Petra".
"Frontière" possui tal auto-afirmação que me questiono sobre os critérios de avaliação de alguns selos desse país... Como esse registro pode estar saindo de forma independente?!? De qualquer forma, este esforçado álbum é totalmente recomendado ao headbanger que não abre mão de Carcass, Nevermore, Morbid Angel e até mesmo Arch Enemy.
Contato:
http://www.clamus.org
http://www.myspace.com/clamusmetal
Formação:
Lucas Gurgel - voz e guitarra
Joaquim Cardoso - voz e guitarra
Felipe Ferreira - voz e baixo
Clerton Holanda - bateria
Clamus - Frontière
(2009 / Independente - nacional)
01. Pétrea
02. Abstratas Demandas
03. Irruption
04. Mersault
05. Entr´acte
06. La Frontière
07. Desir
08. Sympatia Malevolens
09. Mid-Term
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"
David Gilmour diz o que achou de assistir O Mágico de Oz com "Dark Side of the Moon"

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



