Answer: a Irlanda não se resume a U2 e Thin Lizzy
Resenha - Live At Planet Rock Xmas Party - Answer
Por Doctor Robert
Postado em 26 de outubro de 2009
Para quem acha que a Irlanda no mundo do rock se resume a U2 e Thin Lizzy, aqui está mais uma prova do contrário. O The Answer surgiu no cenário mundial com o lançamento de seu álbum de estreia, "Rise", em 2006. Um som puramente setentista, com fortes influências de Led Zeppelin, Humble Pie e Free. Em algum site pela internet afora (que não me recordo qual era), surgiu até mesmo a definição de que seu som parecia um "Black Crowes turbinado, com mais testosterona". Mas resumi-los apenas a isso seria injustiça. Em seu segundo trabalho, "Everyday Demons", pode ser percebido o quanto a banda evoluiu em suas composições e aprimorou seu estilo. O sucesso e reconhecimento começa a ser medido conforme registros não oficiais (os famosos "Bootlegs") pipocam pelo mundo virtual. Eis que um deles acabou sendo oficializado pela banda no ano passado.

"Live At Planet Rock Xmas Party" foi gravado durante a tour do primeiro álbum da banda, em uma apresentação transmitida num especial de natal para a rádio Planet Rock, em dezembro de 2007. Dá pra perceber que no palco os caras demonstram a mesma energia captada em seu debut, porém já com pinta de veteranos, dada a segurança transmitida, sem falar na precisão e no feeling demonstrados. Como costuma repetir na TV aquele famoso apresentador de programas de auditório, "quem sabe faz ao vivo"...
Na introdução feita pelo DJ, este deixa bem claro ao público que "o futuro do rock está em mãos seguras", e ele não deixa de ter razão. Da abertura com "Never Too Late" , passando pela contagiante "Come Follow Me", pelas boas "Revolutions", "Doctor" e "Sometimes Your Love", culminando na ótima "Under The Sky", o que se presencia é um hard rock de primeira, diretão, pra se ouvir estourando os falantes do seu som. O desfecho fica por conta de outra grande faixa, "Preachin’".
Há ainda espaço para uma participação especialíssima: Paul Rodgers, que divide os vocais com Cormac Neeson em dois clássicos do Free: "I’m A Mover" e "The Hunter". Paul, além de ser uma influência óbvia, conforme o próprio Cormac evidencia ao apresentá-lo, é um dos nomes mais famosos a admitir sua admiração pelo quarteto irlandês. Outro famoso que já declarou ser fã da banda é Joe Elliott, do Def Leppard.
A respeito dos músicos, os destaques ficam para os ótimos vocais rasgados de Cormac, que realmente lembram algum ponto de cruzamento entre Steve Marriot e Robert Plant, e para a guitarra cortante de Paul Mahon, que mostra um bom gosto tremendo na escolha dos seus riffs e solos, fazendo o que pede a música, ao invés de ficar tentando exibir firulas impossíveis no instrumento. A cozinha formada pelo baixista Micky Waters e pelo batera James Heatley faz um pano de fundo perfeito para seus colegas brilharem, demonstrando uma pegada extremamente consistente e bons arranjos.
Fica aí a sugestão: para quem gosta do bom e velho rock and roll à moda antiga, não só este ao vivo, como também os outros dois trabalhos de estúdio são uma ótima pedida. Ao lado dos australianos do Wolfmother, o Answer tem tudo para levar adiante o legado deixado pelos grandes pilares do rock pesado da década de 1970. Seria bem interessante se eles viessem ao Brasil acompanhando o AC/DC, como tem sido lá no primeiro mundo, como uma forma de torná-los mais conhecidos do púlbico brasileiro...
1. Never Too Late
2. Revolutions
3. Come Follow Me
4. All I Know
5. Keep Believin’
6. I’m A Mover
7. Sometimes Your Love
8. Under The Sky
9. The Hunter
10. Preachin’
Obs.: Em algumas versões há ainda uma faixa bônus, "Highwater Or Hell".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Queen: algumas curiosidades sobre a banda
Dave Mustaine se arrepende por não ter se despedido de ex-membro do Megadeth
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



