Therion: derradeiro registro de Johnsson com os Niemanns

Resenha - Miskolc Experience - Therion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Uma coletânea, três ao vivo e um álbum de estúdio... Estes foram os cinco últimos registros do Therion. Somente "Gothic Cabbalah" (07) continha material inédito e, por mais que parte da mídia tente elevá-lo ao nível de 'melhor álbum da banda desde blá-blá-blá', o fato é que este acessível trabalho aí realmente buscou o caminho do sucesso fácil e deixou muitos fãs decepcionados.

Para completar o quadro atual, todos os músicos que acompanharam o mentor Christoffer Johnsson nos últimos anos abandonaram seus postos por não estarem satisfeitos com o rumo que as coisas vinham seguindo.... Bom, independente da evolução – ou involução? – que o Therion optou por trilhar, chegou a vez de mais um registro ao vivo, com todo o padrão de qualidade a que estamos acostumados em se tratando desta banda sueca.

publicidade

"The Miskolc Experience" apresenta dois CDs e um DVD cujo conteúdo gira em torno da apresentação do grupo, escoltado por uma orquestra sinfônica e coral, no famoso Festival Internacional de Ópera em Miskolc, Hungria, em 28 de junho de 2007. O livreto que acompanha o pacote é completo, com extensas notas de Johnsson sobre o projeto, uma lista ainda mais extensa dos músicos envolvidos e muitas fotos da ocasião.

publicidade

O disco 01, com o bem sacado nome "Classical Adventures", abre com a bela "Clavicula Nox", de autoria do próprio Therion, tendo como sequência a execução de clássicos e peças de teatros devidamente reorganizadas dos mestres Dvorak, Mozart, Verdi, Saint-Saens e Wagner. São 44 minutos onde composições como "Symphony nº 9" (Dvorak) ou "Dies Irae" (Mozart) se mostram tão pesadas quanto qualquer boa canção de Heavy Metal.

publicidade

"Therion Songs" é o segundo disco, com 66 minutos. Como o próprio título deixa explícito, este é o momento onde a banda desfila nove de suas bombásticas obras. A mescla de Heavy Metal, música clássica, todo o clima obscuro e épico que definiu o que realmente é o Therion está aqui, e talvez de forma ainda mais gloriosa por estar enturbinado pelo poder de uma orquestra e coral.

publicidade

"The Miskolc Experience" apresenta também um DVD de navegação bem simples e cujas informações estão divididas em três partes. A principal é o conteúdo dos dois CDs ao vivo, onde, apesar de as imagens estarem mais escuras do que seria o ideal, o áudio possui uma qualidade muito boa mesmo. E é sempre interessante ver o pessoal do Therion vestido de forma tão elegante, ou a cara dos músicos clássicos, cujas expressões frente à reação do público headbanger são muitas vezes curiosas. O fato é que o sorridente batedor de cabeça e vocalista Mats Levén é excelente e deixará saudades!

publicidade

Outra importante seção é o documentário bastante simples, com legendas em português (oras, isso é uma raridade no Brasil!), com cenas da cidade húngara, ensaios e impressões dos músicos, além de informações bacanas para os leigos sobre detalhes e limitações técnicas para se registrar adequadamente o complicado evento. Finalizando, há ainda outra performance com orquestra e coral, agora na cidade de Bucareste, Romênia, em 9 de dezembro de 2006, reproduzida de um canal de TV. As imagens são apenas razoáveis, mas valem pelo fator histórico.

publicidade

Apesar da saturação de registros ao vivo dos últimos tempos, pelo menos "The Miskolc Experience" apresenta como diferencial a tal orquestra e coral, além de ser o derradeiro registro que mostra como a união de Johnsson com os Niemanns funcionou tão bem ao longo dos últimos anos. Vamos ver o que a próxima fase do Therion proporcionará em termos de boa Música – quer dizer, isso se Christoffer Johnsson não resolver liberar mais alguma compilação ou disco ao vivo enquanto procura inspiração para novos arranjos...

publicidade

Contato:
http://www.megatherion.com
http://www.myspace.com/therion

Formação:
Christoffer Johnsson - guitarra
Johan Neimann - guitarra
Kristian Niemann - baixo
Pieter Karlsson - bateria

Solistas:
Lori Lewis
Mats Levén
Judit Molnar
Andras Molnar
Gergely Boncser

Therion - The Miskolc Experience
(2009 - Nuclear Blast Records / Laser Company Records - nacional)

Part 1 - Classical Adventures (44 min.)
01. Clavicula Nox
02. Dvorak: Excerpt from Symphony no. 9
03. Verdi: Vedi! le fosche notturne spotigle from Il Trovatore
04. Mozart: "Dies Irae" from Reqiuem
05. Saint-Saens: Excerpt from Symphony No. 3
06. Wagner: "Notung! Notung! Niedliches Schwert!" from The Ring
07. Wagner: from the Overture from Rienzi
08. Wagner: Second part of "Der Tag ist da" from Rienzzi
09. Wagner: First part of "Herbei! Herbei!" from Rienzi

Part 2 - Therion Songs: (66 min.)
01. Blood Of Kingu
02. Sirius B
03. Lemuria
04. Eternal Return
05. Draconian Trilogy
06. Schwartsalbenheim
07. Via Nocturna
08. The Rise Of Sodom And Gomorrah
09. Grand Finale

Bônus do DVD:
* Documentário (20 min.)
* Therion Goes Classic - Bucareste (16 min.)

publicidade


Outras resenhas de Miskolc Experience - Therion

Therion: um lançamento grandioso em todos os aspectos




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Timo Ketola: falece artista que trabalhou com Opeth e Therion, relembre suas obras aquiTimo Ketola
Falece artista que trabalhou com Opeth e Therion, relembre suas obras aqui

Therion: álbum adiado e novo clássicoTherion
álbum adiado e "novo clássico"

Therion: data do novo álbum é reveladaTherion
Data do novo álbum é revelada

Sacrificed: Live neste domingo com a vocalista/soprano Chiara Malvestiti, do Therion


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Bandas extremas: 10 álbuns que causaram surpresaBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa


Anette Olzon: Eu fui demitida exatamente como Tarja também foiAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1988


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin