Therion: um lançamento grandioso em todos os aspectos

Resenha - Miskolc Experience - Therion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector's Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


O Therion é, inegavelmente, uma das bandas mais originais e ímpares do heavy metal mundial. Formado pelo guitarrista e vocalista Christopher Johnsson em Estocolmo, capital da Suécia, em 1987, o grupo inicou a sua carreira com álbuns mais voltados para o death metal, como "Beyond Sanctorum" (1992). Mas o conjunto se destacou mesmo a partir do disco "Theli", lançado em 1996 e que mostrou ao mundo uma bem costurada união entre o heavy metal e a música clássica. A partir daí a banda manteria a qualidade de seus trabalhos, alcançando o ápice em álbuns como "Vovin" (1998), "Deggial" (2000), "Secret of the Runes" (2001) e a dobradinha "Lemuria" e "Sirius B", ambos de 2004.

Megadeth: "Magia negra arruinou minha vida", diz MustaineEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

"The Miskolc Experience" é o seu décimo-sexto trabalho, e foi lançado originalmente como um CD duplo acompanhado de um DVD. Como a gravadora responsável pela edição brasileira do álbum - a Laser Company/Nuclear Blast - enviou para avaliação um promo contendo apenas as faixas dos dois CDs, excluindo totalmente o que está no DVD, este review se limitará apenas à parte sonora de "The Miskolc Experience", deixando de lado o vídeo.

Gravado ao vivo no dia 28 de junho de 2007 no Festival Internacional de Ópera da cidade húngara de Miskolc, trata-se de um lançamento grandioso em todos os aspectos. O show foi dividido em duas partes, com o CD 1 tendo o subtítulo "Classical Adventures" e contendo releituras de Mozart, Dvorak, Verdi e Wagner, e o segundo CD, chamado de "Therion Songs", apenas com composições próprias, com a banda sendo acompanhada por uma orquestra e um coral.

No disco 1, destaque para a abertura com a clássica e impressionante "Clavicula Nox" e para as versões únicas de "Dis Irae" de Mozart e para as quatro composições de Wagner - "Notung! Notung! Niedliches Schwert!", "Overture from Rienzi", "Der Tag ist da" e ""Herbei! Herbei!". Aliás, aqui cabe um comentário: é impressionante como as composições de Wagner são próximas do heavy metal, com seus arranjos originais caindo como uma luva nas interpretações cheias de paixão executadas pelo Therion.

No CD 2, os melhores momentos estão em "Blood of Kingu", "Sirius B", "Lemuria", a belíssima "Via Nocturna" e "The Rise of Sodom and Gomorrah".

Se você é fã do Therion, esse é um item que você, indubitavelmente, tem que ter em sua coleção. Se você ainda não conhece o trabalho da banda, recomendo começar por álbuns como "Vovin", que irão lhe apresentar de maneira sublime a música sem igual do Therion.

Para fechar, apenas uma consideração: quando uma gravadora envia um material para nós, da imprensa, para avaliação, busca promover o seu artista - isso é uma conclusão básica e é o nosso trabalho. "The Miskolc Experience" foi pensado como uma experiência que une som e imagem, e por isso foi concebido com dois discos e um DVD. Entregar para a imprensa musical uma versão mutilada para avaliação não só é uma burrice sem tamanho como um atentado ao trabalho original do conjunto. "The Miskolc Experience" é tão bom que está acima de atitudes estúpidas como essa, mas é dever de quem trabalho com música expor para você, leitor, a maneira cega e ridícula como alguns selos nacionais, como a Laser Company/Nuclear Blast, ainda fazem questão de tratar quem, teoricamente, está do seu lado ajudando a promover os seus artistas. Lamentável é pouco!

Faixas:
CD 1 - Classical Adventures
1 Clavicula Nox 10:34
2 Dvorak: Excerpt from Symphony no. 9 2:04
3 Verdi: Vedi! le fosche notturne spotigle from Il Trovatore 2:45
4 Mozart: "Dies Irae" from Requiem 1:59
5 Saint-Saens: Excerpt from Symphony No. 3 2:14
6 Wagner: "Notung! Notung! Niedliches Schwert!" from The Ring 7:10
7 Wagner: Excerpt from the Overture from Rienzi 3:12
8 Wagner: Second part of "Der Tag ist da" from Rienzi 7:17
9 Wagner: First part of "Herbei! Herbei!" from Rienzi 1:47

CD 2 - Therion Songs
1 Blood of Kingu 5:53
2 Sirius B 3:51
3 Lemuria 4:22
4 Eternal Return 7:21
5 Draconian Trilogy
6 Schwartsalbenheim 5:28
7 Via Nocturna
8 The Rise Of Sodom And Gomorrah 6:54
9 Grand Finale 4:23


Outras resenhas de Miskolc Experience - Therion

Therion: derradeiro registro de Johnsson com os Niemanns




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Therion"


Versões originais: 10 músicas que foram tomadas emprestadasVersões originais
10 músicas que foram "tomadas" emprestadas

Bandas extremas: 10 álbuns que causaram surpresaBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa


Megadeth: Magia negra arruinou minha vida, diz MustaineMegadeth
"Magia negra arruinou minha vida", diz Mustaine

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClioIL