Obituary: ainda totalmente consistente em sua proposta
Resenha - Darkest Day - Obituary
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste ano de 2009 o Obituary está completando duas décadas de atividades, período em que se estabeleceu como uma das mais influentes bandas de Death Metal do planeta. Agora o quinteto norte-americano da Flórida está chegando ao oitavo trabalho de estúdio, cuja discografia é dona de álbuns com sutis características que os tornam distintos entre si, mas sempre seguindo uma linha totalmente consistente em sua proposta.
Obituary - Mais Novidades
E "Darkest Day", com seus arranjos despojados, uma brutalidade devastadora e até mesmo desprovido de melodias (ok, os solos possuem melodias...) não foge muito do que se espera do Obituary. Se comparado com o antecessor "Xecutioner's Return" (07), as novas canções se apresentam menos aceleradas e exploram muito bem toda a cadência do gênero, inclusive remetendo diretamente ao "Frozen In Time" (05).
Pelo repertório discorrem boas composições, com a quantidade correta de variação de velocidade. O destaque inquestionável fica para a abertura "List Of Dead", com um nível absurdo de agressão, onde Donald Tardy pulveriza tudo com a eficácia de suas baquetas e, principalmente, com Santolla se mostrando um quase virtuoso em seus solos. Aliás, a técnica deste guitarrista resulta em algo muito avançado do proporcionado pelo seu antecessor e presidiário Allen West, o que fornece uma dinâmica bem diferente em muitas ocasiões ao longo da audição.
Muitos sentirão que o Obituary está se curando daquela vibração mais doentia, agora já não tão evidente como nos velhos tempos. Consequentemente, alguns de seus fãs poderão até perder o interesse pelo grupo, mas, ainda assim, "Darkest Day" continua sendo bem escrito, dono de riffs cativantes e um peso esmagador, pré-requisitos básicos aos amantes do Death Metal clássico. Confira e tire suas conclusões.
Formação:
John Tardy - voz
Trevor Peres - guitarra
Ralph Santolla - guitarra
Frank Watkins - baixo
Donald Tardy - bateria
Homepage: www.obituary.cc
Obituary - Darkest Day
(2009 / Candlelight Records - importado)
01. List Of Dead
02. Blood To Give
03. Lost
04. Outside My Head
05. Payback
06. Darkest Day
07. This Life
08. See Me Now
09. Fields Of Pain
10. Violent Dreams
11. Truth Be Told
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Os 10 melhores álbuns do metal sinfônico, segundo o RYM, incluindo um nome brasileiro
O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial


O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



