Obituary: ainda totalmente consistente em sua proposta
Resenha - Darkest Day - Obituary
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste ano de 2009 o Obituary está completando duas décadas de atividades, período em que se estabeleceu como uma das mais influentes bandas de Death Metal do planeta. Agora o quinteto norte-americano da Flórida está chegando ao oitavo trabalho de estúdio, cuja discografia é dona de álbuns com sutis características que os tornam distintos entre si, mas sempre seguindo uma linha totalmente consistente em sua proposta.
E "Darkest Day", com seus arranjos despojados, uma brutalidade devastadora e até mesmo desprovido de melodias (ok, os solos possuem melodias...) não foge muito do que se espera do Obituary. Se comparado com o antecessor "Xecutioner's Return" (07), as novas canções se apresentam menos aceleradas e exploram muito bem toda a cadência do gênero, inclusive remetendo diretamente ao "Frozen In Time" (05).
Pelo repertório discorrem boas composições, com a quantidade correta de variação de velocidade. O destaque inquestionável fica para a abertura "List Of Dead", com um nível absurdo de agressão, onde Donald Tardy pulveriza tudo com a eficácia de suas baquetas e, principalmente, com Santolla se mostrando um quase virtuoso em seus solos. Aliás, a técnica deste guitarrista resulta em algo muito avançado do proporcionado pelo seu antecessor e presidiário Allen West, o que fornece uma dinâmica bem diferente em muitas ocasiões ao longo da audição.
Muitos sentirão que o Obituary está se curando daquela vibração mais doentia, agora já não tão evidente como nos velhos tempos. Consequentemente, alguns de seus fãs poderão até perder o interesse pelo grupo, mas, ainda assim, "Darkest Day" continua sendo bem escrito, dono de riffs cativantes e um peso esmagador, pré-requisitos básicos aos amantes do Death Metal clássico. Confira e tire suas conclusões.
Formação:
John Tardy - voz
Trevor Peres - guitarra
Ralph Santolla - guitarra
Frank Watkins - baixo
Donald Tardy - bateria
Homepage: www.obituary.cc
Obituary - Darkest Day
(2009 / Candlelight Records - importado)
01. List Of Dead
02. Blood To Give
03. Lost
04. Outside My Head
05. Payback
06. Darkest Day
07. This Life
08. See Me Now
09. Fields Of Pain
10. Violent Dreams
11. Truth Be Told
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
O dia que Sting enlouqueceu assistindo ícone do violão brasileiro em pé-sujo na Lapa
A música do Guns N' Roses com que Slash nunca se sentiu confortável: "Muito perturbadora"
A dica de Stevie Wonder que fez Eric Clapton cantar bem melhor, segundo o próprio



Show do Obituary no Dynamo Metalfest é disponibilizado online
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



