Obituary: ainda totalmente consistente em sua proposta
Resenha - Darkest Day - Obituary
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Neste ano de 2009 o Obituary está completando duas décadas de atividades, período em que se estabeleceu como uma das mais influentes bandas de Death Metal do planeta. Agora o quinteto norte-americano da Flórida está chegando ao oitavo trabalho de estúdio, cuja discografia é dona de álbuns com sutis características que os tornam distintos entre si, mas sempre seguindo uma linha totalmente consistente em sua proposta.
E "Darkest Day", com seus arranjos despojados, uma brutalidade devastadora e até mesmo desprovido de melodias (ok, os solos possuem melodias...) não foge muito do que se espera do Obituary. Se comparado com o antecessor "Xecutioner's Return" (07), as novas canções se apresentam menos aceleradas e exploram muito bem toda a cadência do gênero, inclusive remetendo diretamente ao "Frozen In Time" (05).
Pelo repertório discorrem boas composições, com a quantidade correta de variação de velocidade. O destaque inquestionável fica para a abertura "List Of Dead", com um nível absurdo de agressão, onde Donald Tardy pulveriza tudo com a eficácia de suas baquetas e, principalmente, com Santolla se mostrando um quase virtuoso em seus solos. Aliás, a técnica deste guitarrista resulta em algo muito avançado do proporcionado pelo seu antecessor e presidiário Allen West, o que fornece uma dinâmica bem diferente em muitas ocasiões ao longo da audição.
Muitos sentirão que o Obituary está se curando daquela vibração mais doentia, agora já não tão evidente como nos velhos tempos. Consequentemente, alguns de seus fãs poderão até perder o interesse pelo grupo, mas, ainda assim, "Darkest Day" continua sendo bem escrito, dono de riffs cativantes e um peso esmagador, pré-requisitos básicos aos amantes do Death Metal clássico. Confira e tire suas conclusões.
Formação:
John Tardy - voz
Trevor Peres - guitarra
Ralph Santolla - guitarra
Frank Watkins - baixo
Donald Tardy - bateria
Homepage: www.obituary.cc
Obituary - Darkest Day
(2009 / Candlelight Records - importado)
01. List Of Dead
02. Blood To Give
03. Lost
04. Outside My Head
05. Payback
06. Darkest Day
07. This Life
08. See Me Now
09. Fields Of Pain
10. Violent Dreams
11. Truth Be Told
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música mais difícil do Slipknot para Eloy Casagrande: "tive que meter a bota no bumbo"
A música do Iron Maiden que Charlie Benante considera "pré-Thrash Metal"
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80




Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
Obituary: banda começa turnê no Brasil nesta sexta-feira, 20
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



