Obituary: Trabalho imperdível para quem curte Death Metal
Resenha - Darkest Day - Obituary
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 23 de março de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado originalmente em 15 de junho de 2009, "Darkest Day" é o oitavo álbum de estúdio dos norte-americanos do Obituary, uma das mais importantes e influentes bandas da história do death metal. O CD foi lançado em 2010 no Brasil pela Shinigami Records, para alegria dos fãs.
O disco é farto em riffs de guitarra brutais e andamentos acelerados, tudo temperado pelo vocal e pelas letras perturbadoras de John Tardy, que invariavelmente versam sobre temas como morte e violência. A adição do guitarrista Ralph Santolla (ex- Iced Earth, Deicide e outros), no grupo desde 2007, tornou o som do Obituary mais técnico e melódico, dando assim um novo e bem-vindo fôlego à banda.
A produção é um dos pontos fortes de "Darkest Day". O som que sai das caixas é extremamente grave e pesado, como que atualizando o que de melhor o Black Sabbath fez em seus primeiros anos, turbinando com doses maciças de agressividade, e o reembalando para o nosso tempo.
Basta ouvir a faixa de abertura, a ótima "List of Dead", para perceber que estamos diante de um trabalho diferenciado e feito com grandes doses de inspiração. Outros bons momentos ocorrem em "Blood to Give" (com umas batidas tribais que remetem ao Sepultura de "Chaos A.D."), "Payback", "Violent Dreams", "Truth be Told" e "Forces Realign".
Como curiosidade, "Darkest Day" foi o último álbum do Obituary a contar com o baixista Frank Watkins, que estava na banda desde 1989. Watkins abriu mão do Obituary e concentrou suas forças apenas no Gorgoroth, ícone do black metal norueguês do qual faz parte de 2007 e onde atende pela alcunha de Bøddel. O último álbum do Gorgoroth, "Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt" (2009), conta com a sua participação.
"Darkest Day" é um grande álbum, e figura lado a lado com clássicos como "Cause of Death" (1990) e "The End Complete" (1992) como um dos melhores discos da carreira do Obituary. Se você curte death metal, esse é um CD imperdível!
Faixas:
1 List of Dead 3:34
2 Blood to Give 3:34
3 Lost 3:55
4 Outside My Head 3:52
5 Payback 4:29
6 Your Darkest Day 5:06
7 This Life 3:45
8 See Me Now 3:22
9 Fields of Pain 3:17
10 Violent Dreams 1:59
11 Truth Be Told 4:49
12 Forces Realign 4:37
13 Left to Die 6:20
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Clássico do My Chemical Romance supera 1 bilhão de plays no Spotify
A frase escrita por Raul Seixas quando criança que explica porque ele se tornou um ídolo
A canção do Queen que Freddie Mercury achava ser bem melhor do que "Bohemian Rhapsody"
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"



Show do Obituary no Dynamo Metalfest é disponibilizado online
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



