Obituary: Trabalho imperdível para quem curte Death Metal
Resenha - Darkest Day - Obituary
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 23 de março de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado originalmente em 15 de junho de 2009, "Darkest Day" é o oitavo álbum de estúdio dos norte-americanos do Obituary, uma das mais importantes e influentes bandas da história do death metal. O CD foi lançado em 2010 no Brasil pela Shinigami Records, para alegria dos fãs.
O disco é farto em riffs de guitarra brutais e andamentos acelerados, tudo temperado pelo vocal e pelas letras perturbadoras de John Tardy, que invariavelmente versam sobre temas como morte e violência. A adição do guitarrista Ralph Santolla (ex- Iced Earth, Deicide e outros), no grupo desde 2007, tornou o som do Obituary mais técnico e melódico, dando assim um novo e bem-vindo fôlego à banda.
A produção é um dos pontos fortes de "Darkest Day". O som que sai das caixas é extremamente grave e pesado, como que atualizando o que de melhor o Black Sabbath fez em seus primeiros anos, turbinando com doses maciças de agressividade, e o reembalando para o nosso tempo.
Basta ouvir a faixa de abertura, a ótima "List of Dead", para perceber que estamos diante de um trabalho diferenciado e feito com grandes doses de inspiração. Outros bons momentos ocorrem em "Blood to Give" (com umas batidas tribais que remetem ao Sepultura de "Chaos A.D."), "Payback", "Violent Dreams", "Truth be Told" e "Forces Realign".
Como curiosidade, "Darkest Day" foi o último álbum do Obituary a contar com o baixista Frank Watkins, que estava na banda desde 1989. Watkins abriu mão do Obituary e concentrou suas forças apenas no Gorgoroth, ícone do black metal norueguês do qual faz parte de 2007 e onde atende pela alcunha de Bøddel. O último álbum do Gorgoroth, "Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt" (2009), conta com a sua participação.
"Darkest Day" é um grande álbum, e figura lado a lado com clássicos como "Cause of Death" (1990) e "The End Complete" (1992) como um dos melhores discos da carreira do Obituary. Se você curte death metal, esse é um CD imperdível!
Faixas:
1 List of Dead 3:34
2 Blood to Give 3:34
3 Lost 3:55
4 Outside My Head 3:52
5 Payback 4:29
6 Your Darkest Day 5:06
7 This Life 3:45
8 See Me Now 3:22
9 Fields of Pain 3:17
10 Violent Dreams 1:59
11 Truth Be Told 4:49
12 Forces Realign 4:37
13 Left to Die 6:20
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
As diferenças entre trabalhar com Guns e Shakira, segundo brasileiro que transmitiu RIR
O álbum do Led Zeppelin em que Jimmy Page chegou ao auge, segundo John Paul Jones




Obituary: banda começa turnê no Brasil nesta sexta-feira, 20
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



