Mary Fahl: o maior clássico do Pink Floyd recriado
Resenha - From The Dark Side Of The Moon - Mary Fahl
Por Nelson Junior
Fonte: Meu Negócio é Rock'n Roll
Postado em 24 de agosto de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fazer um álbum de covers é uma das formas que um artista encontra pra homenagear suas influências ou prestar tributo a grandes canções. A americana MARY FAHL conseguiu fazer mais que uma homenagem; ela recriou o maior clássico do PINK FLOYD, "The Dark Side of the Moon", de forma a despertar perplexidade semelhante a que se tem ao ouvir a versão original do disco. Tarefa que certamente não foi fácil.
Pink Floyd - Mais Novidades
MARY FAHL, ex-vocalista do OCTOBER PROJECT, é uma cantora versátil, seu estilo é uma mistura de pop, jazz e new age, e é exatamente essa mistura que está na essência desse tributo. Após ter gravado dois trabalhos solo sem muita expressão, MARY percebeu que precisava de um repertório mais consistente para gravar um novo trabalho, optando então por fazer um álbum de covers. O produtor David Warner sugeriu que a cantora regravasse uma obra clássica completa, ao invés de um compilação de sucessos distintos, e assim surgiu "From the Dark Side of the Moon".
As surpresas já iniciam em "Speak to Me", o arranjo coloca a voz da cantora em um ambiente tribal, fazendo com que a introdução lembre a sonoridade de um ritual. Em "Breathe" nota-se os primeiros traços jazzísticos que estarão presentes em grande parte do álbum, e é também onde se percebe o grande talento da cantora, que possui um timbre belíssimo, intimidante.
Grande parte de "The Dark Side of the Moon" é instrumental; MARY brincou com esse fator, misturando jogos vocais a instrumentação dos trechos que não são cantados, como em "On the Run" que ganhou uma roupagem pop fantástica. Dando sequência, "Time" (que teve o som dos despertadores substituídos por uma sirene de incêndio unida a um barulho semelhante ao alarme de um carro) inicia de forma suave, em oposição a enigmática versão original, mostrando que a proposta de MARY é revestir as músicas com uma certa "classe". Em "Time" a cantora adiciona uma certa melancolia a letra.
Em "The Great Gig in the Sky", a interpretação não chega a agradar, apesar de sua competência MARY não impressiona tanto quanto CLARE TORRY no seu improviso vocal. "Money" é a canção mais pop do álbum, com levadas agradáveis de guitarra, gaita de boca e baixo.
"Us and Them" ficou basicamente bonita, já "Any Colour You Like" recebeu pitadas de canto gregoriano que modernizaram o teor tranquilizante da versão original. "Brain Damage" é interpretada como se fosse um apelo, conseguindo ser uma das músicas mais emocionantes do trabalho, ao lado da última faixa "Eclipse".
O projeto "From the Dark Side of the Moon" foi gravado em 2007 mas nunca foi oficialmente lançado, por motivos desconhecidos. Detalhes sobre a produção são difíceis de ser encontrados. Uma pena, pois é um álbum muito interessante que permite uma nova análise de uma velha e excelente obra.
Escrito com informações de: cavernadosom.blogspot.com.
Faixas:
Speak to Me/Breathe
On the Run
Time
The Great Gig in the Sky
Money
Us and Them
Any Colour You Like
Brain Damage
Eclipse
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
O motivo pelo qual John Lennon odiava um clássico de Neil Young
Dor de Corno: Dez músicas para ouvir no bar depois de tomar um chifre
O que significa "segredos de liquidificador", cantado por Cazuza em "Codinome Beija-Flor"


Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum que David Gilmour indica para quem quer começar a ouvir Pink Floyd
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



