Mary Fahl: o maior clássico do Pink Floyd recriado
Resenha - From The Dark Side Of The Moon - Mary Fahl
Por Nelson Junior
Fonte: Meu Negócio é Rock'n Roll
Postado em 24 de agosto de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fazer um álbum de covers é uma das formas que um artista encontra pra homenagear suas influências ou prestar tributo a grandes canções. A americana MARY FAHL conseguiu fazer mais que uma homenagem; ela recriou o maior clássico do PINK FLOYD, "The Dark Side of the Moon", de forma a despertar perplexidade semelhante a que se tem ao ouvir a versão original do disco. Tarefa que certamente não foi fácil.
Pink Floyd - Mais Novidades
MARY FAHL, ex-vocalista do OCTOBER PROJECT, é uma cantora versátil, seu estilo é uma mistura de pop, jazz e new age, e é exatamente essa mistura que está na essência desse tributo. Após ter gravado dois trabalhos solo sem muita expressão, MARY percebeu que precisava de um repertório mais consistente para gravar um novo trabalho, optando então por fazer um álbum de covers. O produtor David Warner sugeriu que a cantora regravasse uma obra clássica completa, ao invés de um compilação de sucessos distintos, e assim surgiu "From the Dark Side of the Moon".
As surpresas já iniciam em "Speak to Me", o arranjo coloca a voz da cantora em um ambiente tribal, fazendo com que a introdução lembre a sonoridade de um ritual. Em "Breathe" nota-se os primeiros traços jazzísticos que estarão presentes em grande parte do álbum, e é também onde se percebe o grande talento da cantora, que possui um timbre belíssimo, intimidante.
Grande parte de "The Dark Side of the Moon" é instrumental; MARY brincou com esse fator, misturando jogos vocais a instrumentação dos trechos que não são cantados, como em "On the Run" que ganhou uma roupagem pop fantástica. Dando sequência, "Time" (que teve o som dos despertadores substituídos por uma sirene de incêndio unida a um barulho semelhante ao alarme de um carro) inicia de forma suave, em oposição a enigmática versão original, mostrando que a proposta de MARY é revestir as músicas com uma certa "classe". Em "Time" a cantora adiciona uma certa melancolia a letra.
Em "The Great Gig in the Sky", a interpretação não chega a agradar, apesar de sua competência MARY não impressiona tanto quanto CLARE TORRY no seu improviso vocal. "Money" é a canção mais pop do álbum, com levadas agradáveis de guitarra, gaita de boca e baixo.
"Us and Them" ficou basicamente bonita, já "Any Colour You Like" recebeu pitadas de canto gregoriano que modernizaram o teor tranquilizante da versão original. "Brain Damage" é interpretada como se fosse um apelo, conseguindo ser uma das músicas mais emocionantes do trabalho, ao lado da última faixa "Eclipse".
O projeto "From the Dark Side of the Moon" foi gravado em 2007 mas nunca foi oficialmente lançado, por motivos desconhecidos. Detalhes sobre a produção são difíceis de ser encontrados. Uma pena, pois é um álbum muito interessante que permite uma nova análise de uma velha e excelente obra.
Escrito com informações de: cavernadosom.blogspot.com.
Faixas:
Speak to Me/Breathe
On the Run
Time
The Great Gig in the Sky
Money
Us and Them
Any Colour You Like
Brain Damage
Eclipse
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus
Ian Anderson explica porque não exibe troféu ganho pelo Jethro Tull ao derrotar o Metallica
Matt Sorum explica recusa a convite para tocar com o Guns N' Roses


O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



