Como o Mutantes forçou os limites e mandou Gilberto Gil e Caetano Veloso para a cadeia
Por Bruce William
Postado em 11 de novembro de 2022
Durante participação no Cortes do Inteligência, apresentado por Rogério Vilela, o cantor, guitarrista e compositor Sérgio Dias, único remanescente do trio formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio que passou para a história como sendo a formação clássica do Mutantes, conta um episódio em que, sem querer, eles acabaram causando a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso.
"Eu citava o Hino Nacional (cantarola 'Ouviram do Ipiranga') mas não podia, era crime. Foi no nosso show, a gente fez um show juntos na boate Sucata no Rio de Janeiro. Ele (Gilberto Gil) e Caetano foram presos". Vilela fica surpreso com o motivo da prisão, e Sérgio explica: "Essa foi a razão que eles deram, mas o que eles queriam era cortar a cabeça do movimento".
Vilela pergunta se estava combinado que Sérgio tocaria estes acordes do hino, e o guitarrista responde: "A gente era completamente livre, fazia o que quisesse". E em seguida canta um pedaço da letra de "Mande um abraço pra velha": "Imagine um festival/ sem caretas e no sol/ imagine um festival com a sua mãe e o Juvenal/ Mande um abraço pra velha/ Diga pra ela se tratar", fazendo ao final gesto e som de quem estava fumando um baseado. Vilela cai na gargalhada e pergunta se eles estavam testando os limites, e Sérgio diz: "A gente já estava muito além dos limites".
Essa história que Sérgio relata no vídeo aconteceu em 1968, foi durante uma série de shows que chegou a ter quatro músicas gravadas ao vivo e lançadas em um compacto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps