Dark Moor: poder de colocar emoções nas músicas
Resenha - Autumnal - Dark Moor
Por Diego Camara
Postado em 07 de julho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento e as novas técnicas implementadas em "Tarot", se criou uma grande motivação de boa parte dos fãs do metal sinfônico para saber qual caminho tomaria o Dark Moor. As respostas vieram com "Autumnal", sétimo álbum de estúdio da banda, lançado no início deste ano.
Dark Moor - Mais Novidades
"Swan Lake" abre o álbum. Baseada no balé do compositor Tchaikovsky, é uma música poderosa e bastante épica, com acordes rápidos explorando bastante o uso do coral e do ritmo da música do compositor, marca registrada do Dark Moor. Novamente a banda se notabiliza pela ótima composição, que se encaixa como uma luva na sinfonia.
Se no álbum anterior, "Tarot", a banda somente se utilizou de uma obra reconhecida como tema de suas músicas, em "Autumnal" diversas músicas são baseadas em conhecidas obras, tanto da literatura quanto da música.
Nesta linha de músicas baseadas em obras, temos também a ótima "Faustus", baseada no drama de Goethe. O Dark Moor consegue com primazia colocar o drama e a angústia necessários nesta canção, mostrando bem o ambiente no qual Fausto se encontra. O forte uso dos backing vocals ajuda a realçar ainda mais esse sentimento. Juntamente com "Swan Lake", são os pontos altos do álbum.
Seguindo ela vem "Don’t Look Back", uma música emocionante sobre a história de Orfeu e Eurídice, com riffs pesados e rápidos e cheia de reviravoltas e mudanças de som. Outra adaptação é a música "For Her", baseada na história de Odisseu, com uma abertura e solos marcantes, onde Odisseu conta sobre o amor por sua esposa e tudo o que fez por ela.
Esse poder do Dark Moor, de colocar emoções na música, é um dos pontos que mais marca em "Autumnal" e que ficou um pouco escondido nos últimos álbuns. Cada música do álbum se apresenta de uma maneira diferente para quem ouve, e isso é ótimo. A banda fugiu um pouco da mesmice, das faixas muito parecidas que cansam o ouvinte. O som de "Autumnal" é mais atrativo aos ouvidos principalmente pela pluralidade que ele oferece.
Além disso, vale destacar a criatividade dos músicos que conseguem, mais uma vez, compor um álbum bastante consistente cheio de ótimas músicas. "Autumnal" não é o tipo de álbum que atrai qualquer público, mas os fãs de Power, Symphonic e Melodic irão achar um ótimo trabalho neste lançamento dos espanhóis.
Dark Moor é:
Alfred Romero – Vocal
Enrik Garcia – Guitarra
Mario Garcia – Baixo
Roberto Cappa – Bateria
Faixas de "Autumnal":
1. Swan Lake
2. On the Hill of Dreams
3. Phantom Queen
4. And End So Cold
5. Faustus
6. Don't Look Back
7. When the Sun is Gone
8. For Her
9. The Enchanted Forest
10. The Sphinx
11. Fallen Leaves Waltz
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O lendário guitarrista que Keith Richards odiava: "Por anos eu não podia nem olhar para o cara"
Kiko Loureiro lembra desafios do Angra: "O Andre Matos sumia e aparecia dois meses depois"
Bruce Dickinson e o erro que Iron Maiden cometeu no "The Number of the Beast"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



