O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal
Por Bruce William
Postado em 06 de janeiro de 2025
Bruce Dickinson é considerado de forma unânime um dos maiores vocalistas do Metal. É literalmente impossível ter o mínimo de interesse pelo gênero e não conhecer nada de seu trabalho, que começou no final dos anos setenta no Samsom mas se consolidou no começo da década seguinte quando ele ingressou no Iron Maiden, banda com a qual entrou para a história do Heavy Metal.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
Ao longo dos anos, Bruce teceu elogios para vários vocalistas, desde Ronnie James Dio até Peter Hammill, do Van Der Graaf Generator, e ele sempre citou Ian Gillan, do Deep Purple, como uma de suas principais influências: "Cem por cento Ian Gillan em 'In Rock' do Deep Purple. Comprei uma cópia de terceira mão que estava riscada e conhecia cada nota e cada arranhão. Depois disso fui direto para 'Made In Japan' [do Purple], que é uma das melhores gravações ao vivo de todos os tempos."
Já no quesito "Qual sua vocalista preferida de todos os tempos", Bruce revelou em 2022 que, neste caso, ele aponta Ann Wilson, do Heart: "Apesar dela não ter o tipo carisma, notoriedade ou o que for, como Janis Joplin, que igualmente tem uma voz incrível, e coisas do tipo, ela é completa. A voz mais incrível, cristalina, é uma bela cantora de folk, fantástica vocalista no metal, e uma técnica impecável."
E durante sua carreira solo, em 1997, Bruce Dickinson fez uma pausa em sua turnê para responder perguntas de fãs para o Folhateen, suplemento jovem da Folha de São Paulo. Na ocasião, ele estava no Brasil para uma apresentação no festival Skol Rock e não hesitou em compartilhar sua opinião sobre um dos grandes nomes do Rock daquela época.
Ao ser perguntado por Aislon, de 21 anos, sobre qual era a melhor voz que ele já ouviu no rock, Bruce respondeu sem rodeios: "A melhor voz que escutei no rock é a de Chris Cornell". Na época, Cornell estava em carreira solo, mas ainda era mais conhecido como vocalista do Soundgarden, uma das bandas mais importantes do movimento Grunge.
Bruce foi além, demonstrando profunda admiração por Cornell e sua habilidade vocal. "Acho que ele não vai mais cantar rock pesado, mas ele pode superar qualquer vocalista de Metal", afirmou. Para Dickinson, a voz de Cornell vai muito além dos gêneros, unindo técnica impecável e emoção rara, algo que ele valorizava imensamente como vocalista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps