O único membro do Iron Maiden que recusou convite para banda e único a ter 2ª chance
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de outubro de 2023
No livro "Killers – Um Clássico do Iron Maiden", escrito por Stjepan Juras e lançado pela Estética Torta, o autor explica a saga do guitarrista Adrian Smith. Ainda na época do primeiro disco autointitulado, foi oferecida a oportunidade de entrar na banda, mas ele recusou, pois já tinha a Urchin, seu próprio grupo.
O texto explica que, dessa forma, Adrian Smith se tornou o único membro do Iron Maiden que recusou convite para a banda e o único também a ter uma segunda chance, no álbum seguinte, "Killers", após saída de Dannis Straton. Vale lembrar que Smith era conhecido já de Dave Murray, o outro guitarrista do Maiden, que fez a ponte para ele entrar no grupo de Steve Harris.
O livro "Killers" está com uma condição especial no site da Estética Torta utilizando o cupom WHIPLASH20 para 20% de desconto. A promoção é válida para todos os outros livros do site.
"Em meio a mudanças de formação e à procura do cara certo para ser segundo guitarrista, chegou uma hora em que a banda finalmente fez o que precisava: gravar um álbum de estreia com o material que tinha e enfim se apresentar para o mundo. Não é difícil deduzir que, mais cedo ou mais tarde, a escolha seria Adrian Smith, o cara que Dave Murray tinha certeza que seria uma solução permanente e excelente.
Porém, embora o destino já tivesse escrito que os velhos amigos alcançariam o paraíso da fama juntos, isso não aconteceria em 1979, pois Smith havia recusado a chance de entrar no Maiden – o único membro da história da banda a fazer isso e o único a qual foi oferecida uma segunda chance. Smith chegou a contemplar a ideia de tocar em palcos grandes para uma base de fãs já formada, e até por isso não recusou o convite do Maiden logo de cara, precisando de um tempo e pensar muito sobre isso para tomar uma decisão. Ele admite que ficou tão nervoso que chegou a fumar dois maços de cigarro seguidos.
Adrian justificou sua rejeição ao convite dizendo que estava realmente feliz com a própria banda Urchin, onde tinha a liberdade de tocar, cantar e compor as próprias melodias e letras. Harris não o criticou por isso, considerando que faria o mesmo como líder do Maiden. Todo mundo sonha em fazer sucesso do próprio jeito, com a própria banda, e a atitude de Adrian Smith conquistou o respeito de Steve Harris".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps