Bulletmonks: familiar e desafiadora ao mesmo tempo
Resenha - Weapons of Mass Destruction - Bulletmonks
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 28 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes de tudo, quem costuma ler minhas resenhas deve ter notado o excesso de matérias sobre bandas antigas, especialmente aquelas que continuam lançando obras relevantes até hoje, ou que "voltaram dos mortos" com ótimos trabalhos. E não podemos negar que tais bandas vêm ocupando mais espaço nos "tops" anuais de muita gente mais antenada em novidades de bandas de (quase) todos os estilos e épocas. Mas, vez ou outra, alguma banda nova aparece para nos chocar, e da melhor forma possível. E a banda da vez é o Bulletmonks!

Indo direto ao que interessa, o Bulletmonks é um quarteto alemão que toca hard rock, encontrando um meio-termo entre o som mais elaborado de bandas clássicas como Led Zeppelin e Black Sabbath, e a simplicidade de bandas atuais como Danko Jones e Velvet Revolver, mas quase sempre com um "tempero metaleiro" e letras cheias de atitude. Com isso, a banda surge com uma sonoridade que é familiar e desafiadora ao mesmo tempo. E o seu álbum de estréia, "Weapons of Mass Destruction" (2009) nos mostra isso muito bem!
A faixa de abertura "No Gain Just Pain", com um vocal rasgado, riff contagiante, bateria veloz, e até uma inusitada passagem lenta, mostra que Tyler Voxx (voz e guitarra), 'Dangerous' Dan (guitarra), Spreace Jackson (baixo) e 'M.Dogg' (bateria) não estão de brincadeira! E falando em velocidade, os fãs do Motorhead vão se deliciar com as faixas "Canned Insanity" e "We're All Fucked", nas quais até as letras são arrepiantes.
A "bluesy" "My World's A Show" nos remete ao melhor do hard rock setentista, com direito a um ótimo solo de guitarra e "trechinho veloz" no maior estilo Led Zeppelin. E ainda no terreno do blues rock, "Downtown Is Dead" é simplesmente um dos destaques do álbum. Já "Hang On Lord" é um stoner rock que traz bastante peso e até uma boa passagem de doom metal.
A faixa "Never Be A Wannabe" mostra que os Bulletmonks também se saem muito bem ao investir no seu lado mais irreverente, através de uma temática divertida e arranjos igualmente divertidos que misturam rock 'n' roll, southern rock e uma pitadinha de country rock. O quarteto ainda manda bem nos "grooves" das suingadas "Lifestyle Junkie", "Under The Black Sun", e da "quase thrash" "I Am". E se tivermos que citar algum ponto negativo, este fica por conta do rockão básico "Tentacle", uma faixa que é apenas... bacaninha.
No fim, "Weapons of Mass Destruction" faz valer o título, com os Bulletmonks trazendo mesmo suas "armas pesadas". Mas, como aquele papo de "banda da vez" é um tanto relativo, podemos ver que o grupo não faz o som "certo" para o grande público, e por isso vai ficar em segundo plano. Agora é esperar que os rapazes não possuam grandes objetivos comerciais, e que continuem nos presenteando com ótimos trabalhos!
Músicas:
1. No Gain Just Pain
2. My World's A Show
3. Lifestyle Junkie
4. Under The Black Sun
5. I Am
6. Canned Insanity
7. Downtown Is Dead
8. Never Be A Wannabe
9. Hang On Lord
10. We're All Fucked
11. Tentacle
12. No Gain Just Pain [Bônus - Acústica]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bruce Dickinson: por que ele nunca usou cocaína, mas experimentou metanfetamina
Conheça as duas versões da história "Metallica X Megadeth"
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



