Saxon: instituição do som pesado, citado como referência
Resenha - Into the Labyrinth - Saxon
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 22 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com 33 anos de carreira (a banda surgiu em Barnsley, South Yorkshire, em 1976), o Saxon passou pelas mais variadas tendências do heavy metal, sempre mantendo a sua integridade. Ainda que tenha flertado com o hard rock de arena em discos como "Rock the Nations" (1986), "Destiny" (1988) e "Solid Ball of Rock" (1990), o fez com grande qualidade. Toda essa trajetória faz do grupo inglês liderado pelo vocalista Peter "Biff" Byford uma instituição do som pesado, citado como referência por músicos dos mais diferentes estilos.
Nos últimos anos o Saxon vem atravessando uma fase bastante produtiva e aclamada, tanto pelos fãs como pela crítica. O veterano grupo inglês, um dos pilares da New Wave of British Heavy Metal, tem em sua discografia álbuns emblemáticos do heavy metal como "Wheels of Steel" e "Strong Arm of the Law" (ambos de 1980), "Denim and Leather" (1981), "Power & The Glory" (1983) e "Crusader" (1984), além do ao vivo "The Eagle Has Landed" (1982), um dos mais aclamados álbuns ao vivo de todos os tempos. A queda de popularidade do heavy metal na primeira metade dos anos noventa fez com que o trabalho do grupo ficasse restrito aos fãs, que puderam conferir bons discos como "Dogs of War" (1995) e "Unleash the Beast" (1997). Nos últimos anos o Saxon engatou uma quinta e entrou em uma ótima fase criativa, lançando álbuns muito bons como "Killing Ground" (2001), "Lionheart" (2004) e "The Inner Sanctum" (2007), fase essa que é mantida com "Into the Labyrinth", lançado em 12 de janeiro de 2009.
Gravado no estúdio Twilight Hall, em Krefeld, Alemanha, com produção de Charlie Bauerfeind, "Into the Labyrinth" traz treze faixas. O disco abre com a dramática "Batallions of Steel" e segue com a característica "Live to Rock" - uma composição fiel à tradição do grupo e que certamete irá agradar em cheio os fãs. "Live to Rock" foi inclusive lançada como single, e sua letra resume os mais de trinta anos de carreira de Biff e sua gangue, uma bela história de amor e devoção ao heavy metal, mostrando músicos veteranos que poderiam ter largado as guitarras em seus cases mas se recusam a morrer, devorando a estrada ano após ano, renovando-se pelo contato direto e pela devoção contagiante dos fãs.
"Demon Sweeney Todd", baseada no filme de Tim Burton, e "Valley of the Kings" são dois primoros ataques metálicos que farão muita banda mais jovem tremer na base, tamanha a fúria e a classe que o Saxon imprimiu a essas duas faixas. "Demon Sweeney Todd" e "Valley of the Kings" são unidas pela breve acústica "The Letter", formando um dos pontos mais altos do disco. Outro momento especial é "Slow Lane Blues", canção mais cadenciada, perfeita para cair na estrada, seja com quatro ou duas rodas, assim como "Crime of Passion", dona de um riff pesadão que inspira o banging inconsciente.
"Premonition in D Minor" precede "Voice", balada agradável que dá uma quebrada no ritmo do disco, que logo volta ao peso com "Protect Yourselves", onde mais um riff clássico fará a alegria de quem ama a música pesada. A ótima e pesadaça "Hellcat" antecede outro grande momento de "Into the Labyrinth", "Come Rock of Ages (The Circle is Complete)", com ótimas linhas vocais de Biff Byford e um refrão para ser cantado a plenos pulmões nos shows. Fechando o disco temos uma interessante versão bottleneck para "Coming Home", faixa presente originalmente no álbum "Killing Ground", de 2001, e que mostra um caminho interessante que o Saxon poderia explorar no futuro, já que a performance da banda nos traz à mente grupos fundamentais do southern rock, como o Lynyrd Skynyrd, por exemplo.
Além da versão normal do álbum em jewel case, a Hellion está lançando também, em uma versão limitada, o disco em embalagem digipack somado a um DVD bônus com mais de 70 minutos, que contém um documentário a respeito da banda, o clip de "Live to Rock" - onde Biff interpreta o Rei Arthur, e mais alguns atrativos.
Concluindo, "Into the Labyrinth" é um ótimo disco, mostrando que o Saxon ainda tem muito sangue nas veias e energia para brindar os seus fãs e toda e qualquer pessoa que curte heavy metal com trabalhos do mais alto gabarito. Sem esforço, um dos grandes álbuns de 2009.
Faixas:
1. Battalions of Steel - 6:35
2. Live to Rock - 5:30
3. Demon Sweeney Todd - 3:54
4. The Letter - 0:43
5. Valley of the Kings - 5:05
6. Slow Lane Blues - 4:09
7. Crimes of Passion - 4:05
8. Premonition in d Minor - 0:41
9. Voice - 4:36
10. Protect Yourselves - 3:57
11. Hellcat - 3:56
12. Come Rock of Ages (The Circle is Complete) - 3:55
13. Coming Home (Bottleneck Version) - 3:12
Outras resenhas de Into the Labyrinth - Saxon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A matéria do Whiplash.Net que espantou Regis Tadeu pelo nível baixo nos comentários
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
O erro de português em "Astronauta de Mármore" que fez Nenhum de Nós ser massacrado
Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain
A inusitada origem do nome artístico de Cazuza, segundo sua mãe Lucinha



Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



