Planeshift: banda com um futuro promissor pela frente
Resenha - Fate Breed - Planeshift
Por Giorgio Moraes
Postado em 02 de junho de 2009
Muitos críticos costumam defender a tese de que um álbum de estréia não define por completo a sonoridade de uma banda - sendo apenas um guia pálido dos rumos que a banda em questão tomará ao longo de sua carreira. Pode até ser uma tese verdadeira, pois toda banda que se preza precisa evoluir, mas ninguém duvida que uma boa parte desse caminho já venha impressa em um debut. Seja como for, faço uma aposta para "Fate Breed", o competente CD de estréia da Planeshift: o Prog Metal é a base do som da banda! O que vier a mais é lucro, e servirá tão somente para solidificar o nome da banda no cenário.

Oriundos de Campinas, Eduardo Albert (voz); Jonathas Peschiera (baixo); Michel Rossinholi (guitarras); Gabriel Vacari (bateria) e Kevin Fontolan (teclados) mostram habilidade para criar boas melodias sem utilizar-se de clichês do estilo. Um bom exemplo é "Outcast", que traz teclado e guitarra trabalhando em um conjunto harmonioso - apoiando um vocal que passeia entre as variantes do Metal 'Old School' e o nervosismo e a sujeira do Death. "Cage Pt 1" e "Cage Pt 2" entram na sequência: a parte 1 começa com um riff típico de Metal para então viajar pelo espaço sonoro de bandas como Marillion; a parte 2 envereda por climas mais clássicos ainda, indo beber na fonte do Rush. "Death Our Days" soa um pouco mais Pop, mas sem abrir mão da qualidade; "Blindfold" é oitentista até os ossos, com seu vocal variando entre médios e agudos. "Fate Breed", música que dá nome ao CD, encerra com maestria as festividades deste debut criativo e recheado de climas.
Ao fim da audição, fiquei com a impressão de estar diante de uma banda com um futuro promissor pela frente. Mas ressalto que alguns pontos precisam ser revistos: o arquivo para download sem as letras e com o encarte incompleto são falhas que, ao meu ver, não devem mais se repetir. Quando solicitei as letras e demais informações, fui prontamente atendido pela banda via e-mail - mas o ideal seria já estar tudo contido no arquivo de download. Fica, portanto, esse alerta.
O Ministério da Saúde adverte: gostei demais do cruzamento da sonoridade viajante do Prog com a densidade do Death. Considerem explorar mais profundamente essa temática sonora num 2º CD!
Para conhecer mais:
http://www.myspace.com/planeshift
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A banda punk que foi o "Beatles de sua geração", para Anthony Kiedis
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
O dia que Ozzy Osbourne perguntou se Rafael Bittencourt estava chapado


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



