Brutal Truth: a volta de uma lenda do Grindcore
Resenha - Evolution Through Revolution - Brutal Truth
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de junho de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os devotos das vertentes mais extremas do Heavy Metal ficaram empolgados quando o norte-americano Brutal Truth anunciou que estaria de volta aos palcos. Tendo começado suas atividades na cidade de New York em 1990, a banda encerrou suas atividades oito anos depois, mas deixando legados importantíssimos como "Extreme Conditions Demand Extreme Responses" (92) e "Need To Control" (94), que foram os responsáveis pelo status de ‘lenda do Grindcore’ adquirido desde então.
Mas agora o carismático mentor Danny Lilker (baixo, Nuclear Assault), o bastante versátil (e subestimado) Kevin Sharpe (voz) e Rich Hoak (bateria) contam com a parceria do guitarrista Erik Burke (que também passou uns tempos pelo Nuclear Assault). E assim o quarteto dá seqüência à sua ruidosa discografia liberando "Evolution Through Revolution", um quinto álbum que novamente não se limita somente ao que se espera dos padrões do Grindcore.
E essa intenção de não se limitar mostra o Brutal Truth em sua constante – ainda que por vezes discreta – evolução. É história mais do que conhecida o estrago que o velho trio faz com seus respectivos instrumentos, mas é Burkes quem consegue atrair algumas novas atenções com seu senso para elaborar riffs ferozes, bacanas mesmo, e inserindo em meio ao caos espasmódico algumas melodias discretíssimas, mas que se tornam mais marcantes a cada audição.
São 20 faixas modernas, velozes e com uns grooves dispersos aqui e acolá, e nunca faltariam momentos destruidores do porte de "Turmoil", "Afterworld" ou "Lifer"; ou ainda o groove de "Get A Therapist" e, finalizando, a curiosa "Detached", que surpreende por sua atmosfera tipicamente Black Metal (!?). Porém, mesmo com a devida coerência no extremismo de sua musicalidade, algumas faixas não se mostram à altura do que o grupo já expôs ao mundo, pois nos 40 minutos de audição várias delas se mostram por demais similares entre si.
Assim, mesmo que possua sua cota de arranjos atraentes e inteligentes, "Evolution Through Revolution" não se apresenta essencial como seria o ideal. Provavelmente muitos dos velhos fãs terão suas reservas quanto ao CD, mas é bom saber que o pessoal está de volta e com um trabalho muito acima da média para oferecer aos que não abrem mão do extremismo musical.
Brutal Truth - Evolution Through Revolution
(2009 / Relapse Records - importado)
01. Sugardaddy
02. Turmoil
03. Daydreamer
04. On The Hunt
05. Fist In Mouth
06. Get A Therapist
07. War Is Good
08. Evolution
09. Powder Burn
10. Attack Dog
11. Branded
12. Detached
13. Global Good Guy
14. Humpty Finance
15. Slow
16. Itch
17. Afterword
18. Lifer
19. Bob Dylan Wrote Propaganda Songs (cover do Minutemen)
20. Grind Fidelity
Homepage:
http://www.brutaltruth.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
John Fogerty e sua canção preferida do Creedence Clearwater Revival
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"
O hit da Legião Urbana inspirado em Dalí e acusado por Folha de não fazer sentido


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



