Unearth: um dos vitoriosos de uma cena que deu certo
Resenha - March - Unearth
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de abril de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que boa parcela dos headbangers mais tradicionais simplesmente execrem a atual safra de bandas norte-americanas, é inegável que muitos nomes já se consolidaram entre o público e crítica. E o Unearth é, com folgas, um dos vitoriosos de uma cena que deu certo a ponto de se expandir para além de suas fronteiras. A saturação foi uma conseqüência óbvia, mas nem o excesso de grupos liberando discos sem personalidade consegue ofuscar trabalhos do porte de "The March".

Se com "III: In The Eyes Of Fire" (06) o Unearth investiu mais no Thrash Metal, agora a coisa se alterou um pouco. Depois de um tempo afastado, eis que Adam Dutkiewicz (guitarrista do Killswitch Engage) novamente é incumbido da produção, o que resultou em algo um pouco mais natural e orgânico, se desvencilhando da rigidez de seu último álbum ao dar uma maior importância às melodias.
Mas, ainda que haja esforço, "The March" não consegue fugir dos padrões (palavra horrível quando se trata de Arte, mas perfeitamente aplicável quando esta se torna um produto, certo?) do gênero. Mas, veterano como é, o mínimo que se pode esperar do Unearth é decência em suas composições, e isso vem fácil, principalmente com uma dupla de guitarristas tenaz e entrosada como Ken Susi e Buzz McGrath, que frequentemente destilam riffs muito bons.
Ainda que "Hail The Shrine" seja um exemplo de variedade vocal, o fato é que Trevor Phipps continua insistindo em não diversificar seus gritos. Mas isso é o que se espera dele... De qualquer forma, a audição é consistente ao apresentar canções propícias para o mosh como "Grave Of Opportunity" e "Truth Or Consequence", com ótimas guitarras. Mas o melhor é que há hinos do porte de "Crow Killer" e "We Are Not Anonymous", com muito potencial para se tornarem clássicos.
"The March" é um quarto álbum que mostra todo um desenvolvimento da fórmula Thrash, Hardcore e até mesmo NWOBHM do Unearth, que novamente prova que bons álbuns podem aparecer em meio a um território flagelado por imitadores oportunistas com seus produtos genéricos. É aquela velha arte de saber separar o joio do trigo... Conseguindo este feito, o leitor pode ter a certeza de que encontrará excelentes trabalhos por aí.
Formação:
Trevor Phipps - voz
Ken Susi - guitarra
Buzz McGrath - guitarra
John Maggard - baixo
Derek Kerswill - bateria
Unearth - The March
(2008 - Metal Blade Records – importado)
01. My Will Be Done
02. Hail The Shrine
03. Crow Killer
04. Grave Of Opportunity
05. We Are Not Anonymous
06. The March
07. Cutman
08. The Chosen
09. Letting Go
10. Truth Or Consequence
Homepage: www.unearth.tv
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



