Millencolin: Punk, HC melódico, rock em estado bruto e pop
Resenha - Machine 15 - Millencolin
Por Giorgio Moraes
Postado em 08 de março de 2009
Os suecos do Millencolin - banda de Punk Rock formada em 1992 a partir da iniciativa do guitarrista Erik Ohlsson - chegam ao seu 8º trabalho, "Machine 15", misturando Punk, HC melódico, Rock em estado bruto e Pop sem nenhum medo de ser feliz ou com qualquer preocupação quanto a rótulos. O importante, como diria Chico Science, é "deixar tudo soando bem aos ouvidos".

E o resultado desse mix não poderia mesmo soar melhor: melodias infernalmente grudentas e pulsantes, como em "Detox", 3ª faixa do CD; vocais transbordando groove e elegância em "Vicious Circle" e "Saved By Hell"; a faixa-título, que dispara seus acordes sob a moldura da contagiante bateria de Fredrik Larzon. Ainda no bloco dos destaques temos "Brand New Game", com suas guitarras gordas que me remeteram ao bom e velho Shelter; "Done Is Done", que emerge trazendo belíssimos arranjos de cordas; e "Come On", onde o vocalista (e baixista), Nikola Sarcevic, canta em alto e bom som: "Dream On! We gotta make a try". Impossível não aumentar o som do CD-player e fazer um mosh básico no sofá da sala.
Outro ponto interessante fica por conta da temática das letras. Apesar da veia Punk, o Millencolin não se rende ao clichê barato de escrever sobre política partidária e seus efeitos nocivos sobre os destinos da humanidade. Ao invés disso, "Broken World" traz a receita pessoal para uma sociedade melhor: "Get out of the broken world and start a band". E quem seria eu para discordar?
Vale dar destaque ao investimento feito em "Machine 15": gravado na Suécia; mixado na Alemanha; e masterizado nos Estados Unidos. Sem contar com a Sweden Chamber Orchestra, que dá o ar da graça ao longo do CD.
Finalizo dizendo que o Ministério da Saúde Musical recomenda "Machine 15" sem restrições.
Conheça mais:
http://www.millencolin.com
http://www.myspace.com/millencolin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
A música que Phil Collins ouviu depois e não acreditou que conseguira tocar
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
A pior música do Slipknot, segundo o Loudwire
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
É verdade que a imagem do genocida Adolf Hitler está escondida na capa de "Sgt. Pepper's"?
A banda marcante dos anos 2000 que para Gastão é supervalorizada
Bruno Sutter: a dica crucial de empreendedorismo que o salvou da falência



"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



