Gamma Ray: sem soar como um simples caça-níquel
Resenha - Blast From The Past - Gamma Ray
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A idéia é boa: regravar músicas antigas com a formação atual, aproveitar para remasterizar outras e lançar tudo em uma coletânea dupla que serve tanto como um presente para os fãs mais antigos quanto uma ótima introdução para os novatos. Lançado originalmente em 2000 e relançado no Brasil recentemente pela Dynamo Records, "Blast From The Past" consegue fazer tudo isso sem soar como um simples caça-níquel.
Gamma Ray - Mais Novidades
Kai Hansen saiu do Helloween após o lançamento do antológico "Keeper of the Seven Keys Part 2", deixando a banda sem um dos seus principais integrantes e compositores, e formou o Gamma Ray com o vocalista Ralph Scheepers (hoje no Primal Fear) para seguir em uma proposta musical semelhante a seu antigo grupo. Depois de 10 anos de estrada, seis discos de estúdio e várias turnês, inclusive com passagens pelo Brasil, o Gamma Ray era aclamado com um dos maiores expoentes do heavy/Power metal melódico.
Com a formação estabilizada desde o clássico "Somewhere Out In Space" (1997): Kai Hansen (voz, guitarra), Henjo Richter (guitarra), Daniel Zimmermann (bateria) e Dirk Schlächter (baixo), o momento parecia perfeito para se iniciar o projeto. Agregando ainda mais valor a idéia, as faixas foram escolhidas pelos próprios fãs, que tinham acesso a uma enquete no site oficial do grupo. Cada pessoa podia escolher três músicas de cada CD e as vencedoras seriam incluídas no pacote.
Dos dois primeiros, "Heading For Tomorrow" (1990) e "Sigh No More" (1991), os clássicos "Lust For Life", "Heaven Can Wait", "Heading For Tomorrow", "Changes", "One With The World" e "Dreanhealer", ganharam nova roupagem, uma produção mais moderna, peso extra e a óbvia e talvez principal mudança: os vocais de Kai Hansen no lugar de Ralph Scheepers, que dividiu a opinião dos fãs e acabou criando alguns descontentes com o lançamento. O mesmo aconteceu com "Tribute To The Past", "Last Before The Storm" e "Heal Me", todas do excelente "Insanity and Genius", lançado em 1993, mas a performance marcante de Scheepers não deixou espaço para uma reinterpretação – mesmo que esforçada – de Kai Hansen.
O segundo CD traz as melhores dos três últimos discos da época, além da boa "The silence" (do EP Silent Miracles), listada como faixa bônus. Land of The Free, de 1995, foi o único dos três regravado, e mesmo sem trazer nada que acrescente muito às já clássicas "Rebellion in Dreamland", "Man On a Mission" e "Land of the Free", cumpre bem seu papel. O resto fica com "Beyond the Black Hole", "Somewhere out in Space" e "Valley of the Kings" (do já citado Somewhere Out In Space) , e "Anywhere In The Galaxy", "Send me a Sign" e "Armageddon", presentes em Powerplant, de 1999 – todas remasterizadas.
E ainda teve gente que reclamou…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A música do Avenged Sevenfold que M. Shadows considera descartável
A música rejeitada que originou a criação de uma das maiores bandas da história
Cinco hinos do heavy metal que você reconhece nos primeiros segundos


Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) anuncia novo álbum solo, "Born With a Hammer"
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Feeding the Beast"
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



