Guns N' Roses: se este disco for o melhor de Axl Rose...

Resenha - Chinese Democracy - Guns N' Roses

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alvaro Augsten, Fonte: Wild Roses
Enviar correções  |  Ver Acessos


Tudo começa em uma entrevista de Axl Rose para a MTV, em que ele diz ter escrito uma nova música ("This I Love") e estar trabalhando em um novo projeto com o Guns. "Esta música estará no proximo disco do Guns N'Roses" ele disse.

Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1999 o Guns N'Roses depois de 8 anos lança um material inédito, a música "Oh My God" na trilha sonora do filme "O Fim dos Dias". Nesse mesmo tempo novas músicas também cairam na internet ("IRS" e "TWAT") e outras foram citadas pelo novo tecladista Chris Pitman ("If The World", "The Blues", "Street Of Dreams", "Catcher In The Rye", "Oklahoma" e "Chinese Democracy").

Para o GNR não sumir de vez da mídia teria que lançar algo inédito e o mais rápido possível, certo? Bem que a gravadora tentou! A Geffen Records oferece 1 milhão de dólares se o disco fosse lançado até o fim de 1999 e mais 1 milhão se Axl entrasse em turnê com a banda. Uma data para o lançamento até foi divulgada, 09/11, mas nada de disco.

Em 2001 o Guns faz seu primeiro show após a separação da banda. Bem no primeiro dia do ano, em Las Vegas! Uma espécie de aquecimento para o "Rock In Rio Brasil (III)", onde a banda seria atração principal. No Show são apresentados os novos membros e algumas novas músicas ("Chinese Democracy", "Street Of Dreams", "Silkworms" e "Madagascar"). "Nos vemos no proximo verão com as músicas novas" disse Axl. Mais dois shows aconteceram no fim do mesmo ano.

Em 2002 o GNR entra em turnê, sendo até elemento surpresa no VMA da MTV. O "Chinese Democracy" parecia perto... Segundo fontes, Axl teria mostrado a capa do CD em um show. "Chinese Democracy deve conter 18 músicas mais 10 faixas-bônus" diz Axl. Porém nada acontece. Até mesmo a turnê acaba sendo cancelada e o guns perde um de seus guitarristas, o talentoso Buckethead.

Em 2004 a banda seria a grande atração no primeiro Rock In Rio Lisboa, mas o ex (ou atual) Nine Inch Nails, Robin Finck teve uma briga com alguém da banda e acaba saindo temporariamente do GNR, voltando em 2006.

"Vocês irão ouvir música esse ano" disse Axl no início de 2006 e então o GNR entra em uma longa turnê, começando com 4 shows em Nova York. Um novo membro é apresentado no lugar de Buckethead, o veloz Ron "Bumblefoot" Thal. Novas músicas também são apresentadas ("There Was a Time" e "Better").

Uma data é citada por todos em 2007, "O disco será lançado em março" diziam. O Guns ainda fazia o resto de sua turnê, passando por Japão, China, Austrália e Nova Zelândia. O Disco não é lançado e Axl e o GNR somem temporariamente.

"O disco é incrível e inovador. Eu canto no refrão de Sorry, diz Sebastian Bach em 2008". "Certas obras primas demoram a serem feitas" diz Andy Gould (empresário da banda). E sim, o tão aguardado album sai! "Chinese Democracy" vê a luz do dia em 23 de novembro, mas não era bem aquilo que todos esperávamos!

O disco contém 14 faixas, sendo que dessas somente 3 nunca foram ouvidas pelos fãs. Um CD feito de baladas, até mesmo a tão falada "Catcher In The Rye" (que teria a participação de Brian May mas acabou não tendo) soa como uma balada. O album mostra mesmo seu peso em "Scraped", "Shackler's Revenge" e "Riad N' The Bedouins".

"O novo disco do Guns N'Roses é como um champanhe quente, não é tão bom mas dá para beber", diz a MTV. Com uma mixagem deixando a desejar em certas músicas, vocais idênticos a demos antigas e um tracklist estranho, "Chinese Democracy" parece ter sido lançado de qualquer jeito! Com as falas de Axl sobre o disco e sobre as músicas que ele tinha composto, parece que o novo CD é apenas uma pequena demonstração do que há por vir, como um aperitivo para o grande jantar. Porém pode ser que assim como em 1999 a gravadora tenha feito uma forte pressão para lançar o disco, o que resultou na má divulgação e até no sumiço de Axl Rose após o lançamento.

Uma coisa é certa, se esse disco for o melhor do famoso FrontMan do GNR ele vai precisar da ajuda de seus velhos companheiros para realmente reviver sua carreira musical e a sua banda.


Outras resenhas de Chinese Democracy - Guns N' Roses

Guns N' Roses: era de se esperar que fosse no mínimo genialGuns N' Roses: qualidade irregular e sem identidade musical"Chinese Democracy": análise de faixa-a-faixa do álbum

Guns N' Roses: Resenha de Chinese Democracy na Rolling StoneGuns N' Roses
Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"


Guns N' Roses: Axl Rose erra o carro, fica irritado e confusoGuns N' Roses
Axl Rose erra o carro, fica irritado e confuso

Fotos clássicas: Axl Rose e seu tijolão celularFotos clássicas
Axl Rose e seu tijolão celular


Restart: Trecho de Enter Sandman do Metallica no VMB 2010Restart
Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010

Metallica e Iron Maiden: veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUAMetallica e Iron Maiden
Veja a diferença absurda de faturamento em shows nos EUA


Sobre Alvaro Augsten

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais informações sobre Alvaro Augsten

Mais matérias de Alvaro Augsten no Whiplash.Net.

adGoo336