Guns N' Roses: se este disco for o melhor de Axl Rose...
Resenha - Chinese Democracy - Guns N' Roses
Por Alvaro Augsten
Fonte: Wild Roses
Postado em 17 de janeiro de 2009
Tudo começa em uma entrevista de Axl Rose para a MTV, em que ele diz ter escrito uma nova música ("This I Love") e estar trabalhando em um novo projeto com o Guns. "Esta música estará no proximo disco do Guns N'Roses" ele disse.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em 1999 o Guns N'Roses depois de 8 anos lança um material inédito, a música "Oh My God" na trilha sonora do filme "O Fim dos Dias". Nesse mesmo tempo novas músicas também cairam na internet ("IRS" e "TWAT") e outras foram citadas pelo novo tecladista Chris Pitman ("If The World", "The Blues", "Street Of Dreams", "Catcher In The Rye", "Oklahoma" e "Chinese Democracy").
Para o GNR não sumir de vez da mídia teria que lançar algo inédito e o mais rápido possível, certo? Bem que a gravadora tentou! A Geffen Records oferece 1 milhão de dólares se o disco fosse lançado até o fim de 1999 e mais 1 milhão se Axl entrasse em turnê com a banda. Uma data para o lançamento até foi divulgada, 09/11, mas nada de disco.
Em 2001 o Guns faz seu primeiro show após a separação da banda. Bem no primeiro dia do ano, em Las Vegas! Uma espécie de aquecimento para o "Rock In Rio Brasil (III)", onde a banda seria atração principal. No Show são apresentados os novos membros e algumas novas músicas ("Chinese Democracy", "Street Of Dreams", "Silkworms" e "Madagascar"). "Nos vemos no proximo verão com as músicas novas" disse Axl. Mais dois shows aconteceram no fim do mesmo ano.
Em 2002 o GNR entra em turnê, sendo até elemento surpresa no VMA da MTV. O "Chinese Democracy" parecia perto... Segundo fontes, Axl teria mostrado a capa do CD em um show. "Chinese Democracy deve conter 18 músicas mais 10 faixas-bônus" diz Axl. Porém nada acontece. Até mesmo a turnê acaba sendo cancelada e o guns perde um de seus guitarristas, o talentoso Buckethead.
Em 2004 a banda seria a grande atração no primeiro Rock In Rio Lisboa, mas o ex (ou atual) Nine Inch Nails, Robin Finck teve uma briga com alguém da banda e acaba saindo temporariamente do GNR, voltando em 2006.
"Vocês irão ouvir música esse ano" disse Axl no início de 2006 e então o GNR entra em uma longa turnê, começando com 4 shows em Nova York. Um novo membro é apresentado no lugar de Buckethead, o veloz Ron "Bumblefoot" Thal. Novas músicas também são apresentadas ("There Was a Time" e "Better").
Uma data é citada por todos em 2007, "O disco será lançado em março" diziam. O Guns ainda fazia o resto de sua turnê, passando por Japão, China, Austrália e Nova Zelândia. O Disco não é lançado e Axl e o GNR somem temporariamente.
"O disco é incrível e inovador. Eu canto no refrão de Sorry, diz Sebastian Bach em 2008". "Certas obras primas demoram a serem feitas" diz Andy Gould (empresário da banda). E sim, o tão aguardado album sai! "Chinese Democracy" vê a luz do dia em 23 de novembro, mas não era bem aquilo que todos esperávamos!
O disco contém 14 faixas, sendo que dessas somente 3 nunca foram ouvidas pelos fãs. Um CD feito de baladas, até mesmo a tão falada "Catcher In The Rye" (que teria a participação de Brian May mas acabou não tendo) soa como uma balada. O album mostra mesmo seu peso em "Scraped", "Shackler’s Revenge" e "Riad N’ The Bedouins".
"O novo disco do Guns N'Roses é como um champanhe quente, não é tão bom mas dá para beber", diz a MTV. Com uma mixagem deixando a desejar em certas músicas, vocais idênticos a demos antigas e um tracklist estranho, "Chinese Democracy" parece ter sido lançado de qualquer jeito! Com as falas de Axl sobre o disco e sobre as músicas que ele tinha composto, parece que o novo CD é apenas uma pequena demonstração do que há por vir, como um aperitivo para o grande jantar. Porém pode ser que assim como em 1999 a gravadora tenha feito uma forte pressão para lançar o disco, o que resultou na má divulgação e até no sumiço de Axl Rose após o lançamento.
Uma coisa é certa, se esse disco for o melhor do famoso FrontMan do GNR ele vai precisar da ajuda de seus velhos companheiros para realmente reviver sua carreira musical e a sua banda.
Outras resenhas de Chinese Democracy - Guns N' Roses
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"


