Tenebrys: profunda tristeza e distorção metálica
Resenha - Mundano - Tenebrys
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram dez longos anos desde o início de suas atividades até liberar seu primeiro registro. Natural do Pará, a banda iniciou sua carreira sob a denominação Mystic Seminary, mas, conforme foi ocorrendo o natural amadurecimento de sua música, surgiu a necessidade de se chamar definitivamente Tenebrys, nome que se mostra perfeito para a sonoridade deste pessoal.

A estabilidade de seus músicos somente foi alcançada em 2007, quando passou a contar com Eddie (voz), Luciano Aguiar (guitarra), Raquel Serruya (teclado), Denys Ferreira (baixo) e Wagner Nugoli (bateria). Assim sendo, nada mais óbvio que iniciassem imediatamente as composições para sua estréia, que ocorre neste belo EP "Mundano". São uma intro e quatro canções propriamente ditas que conseguem dar uma aula no sentido de unir uma profunda tristeza à distorção metálica em pouco mais de 25 minutos de audição.
Ou seja, sua proposta responde por atmosferas sombrias e gélidas, típicas do Doom Metal com certo tempero gótico. Com uma maturidade invejável, o Tenebrys esbanja grande controle vocal (lembra Peter Steele, do Type O Negative), além de seus músicos passarem uma elegante melancolia tétrica por todas as canções, tendo como destaque absoluto "The Absolute Evil", uma longa composição que não deixa margem para nenhuma esperança de felicidade ao ouvinte.
Mais uma grata surpresa do norte do Brasil! Os interessados em canções solenes e intensas, preparadas por um conjunto com habilidade para tal, podem conferir em www.myspace.com/tenebrysband. As canções e todo o projeto gráfico estão ali para download, ao alcance de qualquer um que venha a apreciar o Doom / Gothic Metal do Tenebrys.
Tenebrys - Mundano
(2008 / Na Figueredo Records – nacional)
01. Intro
02. The Absolute Evil
03. Acclaming For Mr Death
04. The Murderous
05. Buried Alive
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Tom Morello comenta seu álbum preferido de sua "banda favorita de todos os tempos"
Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
Para Jeff Jones, baixista do Rush antes de Geddy Lee, "Comigo o Rush não teria sido Rush"

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



