Tenebrys: profunda tristeza e distorção metálica
Resenha - Mundano - Tenebrys
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram dez longos anos desde o início de suas atividades até liberar seu primeiro registro. Natural do Pará, a banda iniciou sua carreira sob a denominação Mystic Seminary, mas, conforme foi ocorrendo o natural amadurecimento de sua música, surgiu a necessidade de se chamar definitivamente Tenebrys, nome que se mostra perfeito para a sonoridade deste pessoal.

A estabilidade de seus músicos somente foi alcançada em 2007, quando passou a contar com Eddie (voz), Luciano Aguiar (guitarra), Raquel Serruya (teclado), Denys Ferreira (baixo) e Wagner Nugoli (bateria). Assim sendo, nada mais óbvio que iniciassem imediatamente as composições para sua estréia, que ocorre neste belo EP "Mundano". São uma intro e quatro canções propriamente ditas que conseguem dar uma aula no sentido de unir uma profunda tristeza à distorção metálica em pouco mais de 25 minutos de audição.
Ou seja, sua proposta responde por atmosferas sombrias e gélidas, típicas do Doom Metal com certo tempero gótico. Com uma maturidade invejável, o Tenebrys esbanja grande controle vocal (lembra Peter Steele, do Type O Negative), além de seus músicos passarem uma elegante melancolia tétrica por todas as canções, tendo como destaque absoluto "The Absolute Evil", uma longa composição que não deixa margem para nenhuma esperança de felicidade ao ouvinte.
Mais uma grata surpresa do norte do Brasil! Os interessados em canções solenes e intensas, preparadas por um conjunto com habilidade para tal, podem conferir em www.myspace.com/tenebrysband. As canções e todo o projeto gráfico estão ali para download, ao alcance de qualquer um que venha a apreciar o Doom / Gothic Metal do Tenebrys.
Tenebrys - Mundano
(2008 / Na Figueredo Records – nacional)
01. Intro
02. The Absolute Evil
03. Acclaming For Mr Death
04. The Murderous
05. Buried Alive
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
As três grandes injustiças históricas do Rock in Rio 1985, segundo Guilherme Arantes
Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
Conheça a história da brasileira Ana Paula, que foi ao Wacken 2026 graças a uma vaquinha mundial
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Blaze Bayley diz que documentário do Iron Maiden errou sobre cusparada no Chile
Zeca Baleiro diz que Eric Clapton é "um gênio, mas babaca" e Paul McCartney "muito gente fina"
5 clássicos do rock brasileiro que são versões de músicas internacionais
O cover considerado por Geddy Lee "uma das melhores coisas que já gravamos" com o Rush



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



