Impaled Nazarene: bom, mas não ao nível dos clássicos
Resenha - Manifest - Impaled Nazarene
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de dezembro de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nazistas, satanistas, sexistas (dos mais pervertidos!), ou seja lá como desejem taxá-los... O fato é que os controversos finlandeses do Impaled Nazarene estão há quase duas décadas somente fazendo crescer sua já respeitável discografia, praticamente uma unanimidade entre público e crítica em termos de coerência e qualidade sonora.

Contando agora como o novo guitarrista Tomi UG Ullgren, "Manifest" é seu décimo álbum de estúdio, e, ora vejam! Quem diria que o tradicionalmente extremado e tão influente Impaled Nazarene iria dar uma boa reduzida no andamento de algumas de suas novas composições? Pois é isso o que ocorreu por aqui, uma provável profanação para muitos dos radicais fãs do grupo.
Neste sentido, "Funeral For Despicable Pigs" é um bom exemplo de algo que não deu lá muito certo pelo marasmo generalizado que a canção emite... Mas, se não deu certo uma vez, o negócio é tentar de novo, correto? Pois bem, lá no fechamento do CD há "Dead Return", e, meus caros, que beleza de faixa... Toda arrastada, angustiante, com riffs e melodias muito interessantes, totalmente diferente de qualquer coisa já criada pelos finlandeses.
Por outro lado, o Impaled Nazarene continua destilando seu veneno de rápido efeito na maior parte do repertório, com ótimas faixas como a breve "Pandemia", uma paulada digna de abrir rodas e mais rodas em quaisquer apresentações. "Pathogen", "The Calling" e "Planet Nazarene" também seguem na linha de frente em se tratando da já conhecida competência do pessoal em elaborar verdadeiros hinos da música extrema.
São 16 faixas que beiram os 50 minutos (o disco mais longo do Impaled!!!), onde as tentativas de fazer algo diferente – diga-se aí tirar o pé do acelerador – algumas vezes acabam por tornar a conhecida insanidade de sua música meio genérica. Ainda assim, "Manifest" continua sendo um álbum de metal extremo dos bons, mesmo que compreensivelmente não venha a corresponder às expectativas daqueles que já tiveram a oportunidade de conhecer alguns de seus clássicos.
Formação:
Mika Luttinen - voz
Jarno Anttila - guitarra
Tomi UG Ullgren - guitarra
Mikael "Arkki" Arnkil - baixo
Reima Kellokoski - bateria
Impaled Nazarene – Manifest
(2007 / Osmose Productions – 2008 / Somber Music – nacional)
01. Intro: Greater Wrath
02. The Antichrist Files
03. Mushroom Truth
04. You Don’t Rock Hard
05. Pathogen
06. Pandemia
07. The Calling
08. Funeral For Despicable Pigs
09. Planet Nazarene
10. Blueprint For Your Culture’s Apocalypse
11. Goat Justice
12. Die Insane
13. Original Pig Rig
14. Suicide Song
15. When Violence Commands The Day
16. Dead Return
Homepage: www.campnazarene.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Bruno Sutter explica porque abandonou carreira de humorista
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth
O herói de Iggor Cavalera na bateria, de acordo com o próprio

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



