Rafael Bittencourt: o lado emocional do Angra

Resenha - Bittencourt Project - Brainworms I

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por César Garcia, Fonte: Resenha Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Eu sempre achei Rafael Bittencourt o lado emocional do Angra, não obstante seu inegável conhecimento técnico-teórico, muito em função da sua formação acadêmica em música. Intuitivamente, sempre me ocorreu essa distinção entre os dois guitarristas da banda: enquanto Kiko Loureiro se sobressaia pelo aspecto técnico, como exímio instrumentista, Rafael caminhava na direção de artista. É óbvio, mas vale lembrar, que os dois são muito bons, e a questão é apenas o enfoque, sendo certo que ambos se completam na banda.
1948 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"

Esse lado emocional do qual falo fica claro no disco de estréia do Bittencourt Project, projeto paralelo de Rafael, viabilizado em meio a uma parada do Angra. Em "Brainworms I" o guitarrista vira cantor e faz um som mais direto e diversificado do que o que se podia esperar, misturando elementos do rock, do metal e até do pop. O disco abre de maneira avassaladora, com uma sucessão de músicas muito boas e refrões viciantes. É assim com “Dedicate My Soul”, “Holding Back The Fire” e “Torment Of Fate”, esta última a melhor faixa do play. Mas fica difícil manter a consistência, e as músicas seguintes se esforçam para ficar no mesmo nível, com destaque para “O Pastor”, versão pesada de uma música do grupo Madredeus, originalmente um fado português. Há, ainda, duas instrumentais: a bela “Primeiro Amor” e “Comendo Melancia”.

Como cantor, Rafael não decepciona, mostrando uma voz agradável e concisa, porém um pouco carregada em alguns momentos, carecendo de um maior apuro técnico. Mas nada que atrapalhe o resultado geral do trabalho, onde o músico soube agregar muito bem os fundamentos da composição, trazendo à tona sua vocação para escrever ótimas canções e melodias.

Além de Rafael Bittencourt (voz e guitarra), participaram do projeto Ricardo Confessori (bateria), Kiko Loureiro (piano), Amon Lima (violino), Marcell Cardozo (bateria), Valentino (percussão), Tony SZ (percussão), Felipe Andreoli (baixo), Fernando Nunes (baixo), Fabrizio Di Sarno (teclado), Nei Medeiros (teclado) e Frank Djoni (acordeão).

Tracklist:

1. Dedicate My Soul
2. Holding Back The Fire
3. Torment Of Fate
4. The Dark Side Of Love
5. Nightfly
6. The Underworld
7. Faded
8. Santa Teresa
9. O Pastor
10. Comendo Melancia
11. Primeiro Amor
12. Nacib Veio (bônus)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AngraAngra
Banda reage à tragédia com Adrenaline Mob

1948 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons964 acessosAngra: mais um vídeo das gravações do novo álbum1924 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?2697 acessosAngra: Uma rara versão acústica de "Carry On" com Andre Matos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Collectors RoomCollectors Room
Posters, bonecos e Coca-Cola na coleção de Aquiles Priester

Rafael BittencourtRafael Bittencourt
"O que vou ensinar para este menino?"

HangarHangar
Os discos que marcaram o baterista Aquiles Priester

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Rafael Bittencourt"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"

Guns N RosesGuns N' Roses
O que há por trás da famosa trilogia de clipes?

Nikki SixxNikki Sixx
Baixista diz ter transado com mulher de Bruce Dickinson

5000 acessosEm 11/10/1996: Morre Renato Russo, da banda Legião Urbana5000 acessosChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte5000 acessosIndústria: 17 coisas que bandas novas simplesmente não entendem5000 acessosTony Iommi: guitarrista relata como descobriu seu câncer2572 acessosU2: veja carta de executivo rejeitando a banda em 19793903 acessosCovers: blog elege os melhores da MPB em versão Rock

Sobre César Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online