Rafael Bittencourt: o lado emocional do Angra

Resenha - Bittencourt Project - Brainworms I

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por César Garcia, Fonte: Resenha Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Eu sempre achei Rafael Bittencourt o lado emocional do Angra, não obstante seu inegável conhecimento técnico-teórico, muito em função da sua formação acadêmica em música. Intuitivamente, sempre me ocorreu essa distinção entre os dois guitarristas da banda: enquanto Kiko Loureiro se sobressaia pelo aspecto técnico, como exímio instrumentista, Rafael caminhava na direção de artista. É óbvio, mas vale lembrar, que os dois são muito bons, e a questão é apenas o enfoque, sendo certo que ambos se completam na banda.

416 acessosHerick Sales: Aquiles, Marcelo, Kiko, e o complexo de vira-lata5000 acessosGibson: escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália

Esse lado emocional do qual falo fica claro no disco de estréia do Bittencourt Project, projeto paralelo de Rafael, viabilizado em meio a uma parada do Angra. Em "Brainworms I" o guitarrista vira cantor e faz um som mais direto e diversificado do que o que se podia esperar, misturando elementos do rock, do metal e até do pop. O disco abre de maneira avassaladora, com uma sucessão de músicas muito boas e refrões viciantes. É assim com “Dedicate My Soul”, “Holding Back The Fire” e “Torment Of Fate”, esta última a melhor faixa do play. Mas fica difícil manter a consistência, e as músicas seguintes se esforçam para ficar no mesmo nível, com destaque para “O Pastor”, versão pesada de uma música do grupo Madredeus, originalmente um fado português. Há, ainda, duas instrumentais: a bela “Primeiro Amor” e “Comendo Melancia”.

Como cantor, Rafael não decepciona, mostrando uma voz agradável e concisa, porém um pouco carregada em alguns momentos, carecendo de um maior apuro técnico. Mas nada que atrapalhe o resultado geral do trabalho, onde o músico soube agregar muito bem os fundamentos da composição, trazendo à tona sua vocação para escrever ótimas canções e melodias.

Além de Rafael Bittencourt (voz e guitarra), participaram do projeto Ricardo Confessori (bateria), Kiko Loureiro (piano), Amon Lima (violino), Marcell Cardozo (bateria), Valentino (percussão), Tony SZ (percussão), Felipe Andreoli (baixo), Fernando Nunes (baixo), Fabrizio Di Sarno (teclado), Nei Medeiros (teclado) e Frank Djoni (acordeão).

Tracklist:

1. Dedicate My Soul
2. Holding Back The Fire
3. Torment Of Fate
4. The Dark Side Of Love
5. Nightfly
6. The Underworld
7. Faded
8. Santa Teresa
9. O Pastor
10. Comendo Melancia
11. Primeiro Amor
12. Nacib Veio (bônus)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

19981998
40 discos de rock e metal que foram lançados há 20 anos

416 acessosHerick Sales: Aquiles, Marcelo, Kiko, e o complexo de vira-lata385 acessosMarcelo Barbosa: Guitarra x Maromba! Atrapalha? (vídeo)256 acessosFöxx Salema: Vídeo com cover de "Nothing to Say", do Angra.1265 acessosAngra: Recado sobre o ØMNI e ultimo vídeo dos Reports1129 acessosAngra: As playlists inspiradoras dos membros da banda (vídeo)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Em fotoEm foto
Andre Matos agradece influência de Rob Halford

AngraAngra
"Uma rapazeada bonita, mas nenhum foi bonzinho"

MegadethMegadeth
Mustaine feliz em apresentar Kiko Loureiro ao mundo

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Rafael Bittencourt"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"


GibsonGibson
Escolhendo as 10 melhores bandas da Austrália

GuitarristasGuitarristas
15 músicos que certamente você não conhece

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson revela sua "canção de merda"

5000 acessosNirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"5000 acessosRhythm: os bateristas mais influentes de todos os tempos5000 acessosMetallica: joguem este processo no lixo, dizem para banda cover5000 acessosBelphegor: "Dane-se a Igreja, precisamos de mais Metal!"2532 acessosSecret: O que os true headbangers from hell andam compartilhando no app?5000 acessosGroupie Dirt: a vida íntima dos músicos - parte 1

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre César Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.