Genocídio: verdadeiro tributo à história de Perna e Cia
Resenha - Probations Live - Genocídio
Por Maurício Dehò
Postado em 04 de setembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Sujo, rápido, podre e tosco". É assim que Perna queria, há 21 anos que sua banda soasse. Hoje, o Genocídio melhorou, não é tão podre e tosco assim e, depois de duas décadas muito ricas, ganhou um registro em DVD/CD que realmente era merecido. "Probations Live", desenvolvido em parceria da revista Comando Rock e a gravadora Voice Music Records mostra o atual quarteto, além de fazer um verdadeiro tributo à história de Perna e Cia.

Gravado em São Paulo, no Blackmore Rock Bar, no fim de 2006, o resultado ficou até surpreendente. Se a tradicional casa é pequena, a produção visual do DVD soube explorar o máximo possível para fazer um registro de primeira linha, muito rico. Sempre com efeitos, o vídeo teve um acabamento excelente e pode ser considerado um dos melhores nacionais, sem sombra de dúvida.
Se a imagem é boa, o som não poderia deixar de ser. E aí esta outra qualidade, com todos os instrumentos e o vocal se sobressaindo na medida certa. Com tudo isso em cima, ficou fácil para os músicos no palco.
Perna, que teve um horrível acidente na Galeria do Rock, perdendo parte de um de seus polegares, mostra muito talento também no baixo, após ter se adaptado ao instrumento, deixando a guitarra. Já Murilo é muito talentoso nos sombrios vocais da banda, mandando muito bem nos guturais e também em linhas ainda mais "excêntricas", e também nas seis cordas. Completando o quarteto, dois novos membros também mostram muita qualidade: o guitarrista Dennis, que manda muito bem nos solos, e o baterista Fábio, também de muita qualidade, segurando tudo atrás.
Em cerca de uma hora de show, os paulistas detonam 16 sons (há ainda uma intro), com alguns bons destaques, como a forte abertura "Synthetic Screams" e a agressiva "Condemnation", cheia de climas poderosos, com a sonoridade que só o Genocídio tem: aquela mistura própria de influências de Death, Gótico e até Doom, quando a quebradeira toma um andamento mais arrastado. "Numbness Sunshine" mostra duetos muito bons e a porrada de "Encephalic Disturbance" é tamanha que Murilo perde até o fôlego para agradecer ao público. Vale prestar atenção ainda no cover de Sisters of Mercy, "Black Planet", e "Depression", com destaque para os ritmos levados por Fábio.
Ainda no DVD, há um grande registro com cerca de uma hora de entrevistas com todos os integrantes, filmagens ao vivo – as últimas do documentário de altíssima qualidade – e alguns clipes, estes sim bem toscos. Completa o pacote o CD ao vivo com o show e ainda uma boa versão de estúdio para "Nightmarishly", música gravada já com a formação atual, em 2006.
Sobra pouco a falar, sobre "Probations Live". A história da banda fala por si só e mais ainda com o registro feito. Para quem curte, é obrigatório guardar, para quem é da nova geração e ainda não conhece, vale muito dar uma conferida. Do mal!
Formação:
Murillo Leite - guitarra e vocal
W. Perna – baixo
Dennis Decurion – guitarra
Fábio Moyses – bateria
Track List DVD:
01. Intro
02. Synthetic Screams
03. Pilgrim
04. Condemnation
05. Numbness Sunshine
06. Cloister
07. The Sphere Of Lilit
08. The Sphere Of Nahemah
09. Encephalic Disturbance
10. Heredity
11. Black Planet
12. Black Depth
13. Nigthmarishly
14. Uproar
15. The Grave
16. Depression
17. Countess Bathory
* No CD, há ainda "Nigthmarishly" em versão de estúdio
Lançamento nacional – Voice Music
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
A música do Queen que foi rejeitada por produtor de filme mas virou um clássico da banda
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Paulo Ricardo lembra quando alucinação bizarra fez Tim Maia dar cano na Globo
Pink Floyd e a curiosa e quase desconhecida canção de Natal gravada pela banda
Jimmy Page é mais rico que Robert Plant? As fortunas dos dois músicos

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



