Gigan: não limitados somente ao rótulo Death Metal

Resenha - Order Of The False Eye - Gigan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Mais um bom nome para ser conhecido pelos que estão entediados com o rumo que o Heavy Metal vem seguindo nos últimos tempos! O Gigan – homenagem ao gigantesco monstro japonês que lutou implacavelmente contra o famoso personagem Godzilla – é natural da Flórida, está na ativa desde 2006 e agora está estreando com seu primeiro disco, "The Order Of The False Eye", que consegue imprimir certo diferencial do que vem sendo explorado por aí em termos de música extrema.

A agressividade hiperativa e controle da criatividade no que diz respeito às experimentações podem ser considerados as peças fundamentais deste debut, garantindo seções boas o suficiente para que sua música não fique limitada somente ao rótulo Death Metal. A base técnica deste trio – em especial o trabalho de guitarra – impressiona pela precisão quase matemática mesclada a algumas estruturas que soam realmente angustiantes e hipnóticas.

publicidade

Outro ponto considerável no Gigan é que toda esta intrigante sensação meio psicodélica e sufocante é conseguida sem amenizar o lado extremo da coisa. Apesar de toda a quebradeira caótica, suas mudanças de ritmo ocorrem no momento certo, impedindo que seus arranjos se percam em passagens desconexas, merecendo destaque "Undead Auditory Emanations", "Occult Rites Of The Uumpluuy" (ótimas guitarras!) e os oito minutos de pesadelo sonoro na "Hiding Behind The House Of Mirrors".

publicidade

É claro que depois de algumas audições o impacto inicial praticamente desaparece sobre o ouvinte... Mas este fato não ofusca os méritos do disco e nem impede que o Gigan tenha potencial de sobra para fazer alguma diferença no cenário, em especial se considerarmos que "The Order Of The False Eye" é apenas seu primeiro álbum. Muito bom!

Formação:
Randy Piro - guitarra e voz
Eric Hersemann - guitarra e baixo
Danny Ryan - bateria

publicidade

Gigan - The Order Of The False Eye
(2008 / Napalm Records – importado)

01. Undead Auditory Emanations
02. Occult Rites Of The Uumpluuy
03. Still Image Symphony
04. Imprisoned Within Duality
05. Hiding Behind The House Of Mirrors
06. Chrysalis
07. Interstellar Inversion Of Consciousness
08. Space Coffin Hallucinations
09. Hidden Track

Homepage: www.giganmusic.com

publicidade



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Discórdia: alguns dos maiores insultos entre artistasDiscórdia
Alguns dos maiores insultos entre artistas

Jared Leto: a reação ao se ver no papel do CoringaJared Leto
A reação ao se ver no papel do Coringa


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin