Solitude Aeturnus: álbum com muito a ser absorvido
Resenha - Alone - Solitude Aeturnus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de maio de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que com algum atraso, é sempre bem-vinda a iniciativa de se liberar em solo brasileiro trabalhos de bandas como o Solitude Aeturnus. Com uma trajetória que se iniciou no distante ano de 1987, "Alone" é seu sexto álbum e foi lançado originalmente em 2006, marcando o retorno dos texanos depois de um hiato de oito anos afastados dos estúdios, e agora apresentando uma nova seção rítmica com James Martin (baixo, Zanister) e Steve Nichols (bateria, Godfear).

O Solitude Aeturnus explora tanto os arranjos de sua música que fica praticamente impossível para o ouvinte apreciar tudo em uma única audição. As composições são longas, extremamente técnicas – mas sem nunca perder o foco emocional – e com uma meticulosidade que claramente busca por algo que faça a diferença. O resultado é intrigante, diversificado, muito solene e, o melhor, totalmente coeso em sua proposta, o Doom Metal.
A produção, como não poderia deixar de ser, é excelente e permite discernir com clareza a contribuição de cada um dos músicos, que, aliás, têm em sua formação duas figuras importantíssimas: o fundador John Perez, guitarrista responsável pelos riffs gelados, melódicos e massacrantes; e o vocalista Robert Lowe, cuja voz passional, limpa e que nunca ultrapassa os limites do bom senso, complementa toda a atmosfera sufocante e dramática das músicas.
Ainda que a sequência de canções seja do mais alto nível, dá para destacar "Scent Of Death", uma abertura tipicamente arrastadona, épica e com o exotismo de elementos orientais; e a sucessora "Waiting For The Light", que segue com mais velocidade e excelentes trabalho nas guitarras. Em se tratando de momentos mais rápidos, "Sightless" chama a atenção por sua linha quase Power Metal e, por fim, a estranhamente melódica "Blessed Be The Dead" e "Tomorrows Dead", que mostram toda a exatidão vocal de Lowe, em especial nos refrões.
Com certeza um disco com muito para ser absorvido... Já considerado por muitos como um dos melhores de sua discografia, "Alone" é totalmente indispensável aos que se sentem atraídos pela angústia, tristeza e solidão, sentimentos tão bem explorados por outros mestres que já fizeram história como Black Sabbath, Cathedral, Candlemass e similares. Excelente!
Formação:
Robert Lowe - voz
John Perez - guitarra
Steve Moseley - guitarra
James Martin - baixo
Steve Nichols - bateria
Solitude Aeturnus - Alone
(2006 / Massacre Records - 2008 / Encore Records - nacional)
01. Scent Of Death
02. Waiting For The Light
03. Blessed Be The Dead
04. Sightless
05. Upon Within
06. Burning
07. Is There
08. Tomorrows Dead
09. Essence Of Black
Homepge: www.eternalsolitude.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O cantor de rock que Chris Cornell dizia que jamais alcançaria; "sequer tentaria"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
O álbum onde, para Joe Perry, o Aerosmith atingiu seu apogeu de criatividade
As 10 músicas mais estranhas do Guns N' Roses, em lista do Ultimate Classic Rock
Lars Ulrich: "Eu era o maior fã do Iron Maiden"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



