Cult: doses menores de Gótico e Hard Rock
Resenha - Born Into This - Cult
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 23 de abril de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além do grande sucesso comercial conquistado na década de 1980, fica impossível não respeitar a constante mutação musical que o The Cult sempre proporcionou ao público. E, mesmo não estando no auge de sua capacidade criativa, o fato é que os ingleses sobreviveram à onda grunge e mantém uma infinidade de admiradores espalhados pelo planeta – que sempre ficam na expectativa sobre qual será a orientação de seus novos registros.
Cult - Mais Novidades
Depois de seis anos do bom "Beyond Good And Evil" (e Ian Astbury passar um tempo cantando no reformulado The Doors), eis que o The Cult dá sinal de vida, onde Ian e o guitarrista Billy Duffy recrutam Chris Wyse (baixo) e John Tempesta (bateria e um veterano headbanger, já tendo passado pelo Exodus, Testament, White Zombie, etc), assinam com a Roadrunner Records e liberam seu oitavo álbum de estúdio, "Born Into This".
Sua sonoridade está bem mais melódica, com o The Cult praticamente tentando dar uma geral nas diversas musicalidades com que já flertou ao longo de sua carreira, mesmo que as doses do Gótico e Hard Rock que fizeram a festa entre os adeptos destes estilos estejam devidamente reduzidas por aqui. E o resultado disso tudo é um bom disco de rock´n´roll, com momentos interessantes como a própria "Born Into This" e "I Assassin", seguidas de "Illuminated", "Savages" e "Sound Of Destruction".
O álbum possui sua cota de acessibilidade, com algumas composições mais dançantes e modernas representadas por "Dirty Little Rock Star" e "Diamonds", além da bonita "Holy Mountain". Toda a típica distinção que o vocalista e guitarrista sempre incutiram às suas canções está presente, mas ainda assim sente-se a ausência de um verdadeiro e bombástico hit que faça a diferença, o que torna "Born Into This" algo frágil e longe de causar o impacto de vários de seus antecessores.
Outro ponto que provavelmente incomodará parte do público é a produção do álbum, que ficou aos cuidados de Youth (Verve, Primal Scream, U2) e resultou em algo por demais cru – e que até consegue ofuscar o sempre cativante trabalho das guitarras de Duffy – bem diferente da habitual muralha sonora que, por exemplo, Bob Rock sempre conseguiu colocar nos trabalhos do The Cult.
Muitos dirão que o The Cult já fez muito melhor do que "Born Into This". Com certeza! Mas e daí? Também é certeza que este novo álbum encontrará o apoio de muitos fãs, sem contar que, mesmo não acrescentando nada na discografia da banda, provavelmente não modificará a condição de ‘lenda’ que a banda vem carregando há tempos.
The Cult - Born Into This
(2007 / Warner - nacional)
01. Born Into This
02. Citizen
03. Diamonds
04. Dirty Little Rockstar
05. Holy Mountain
06. I Assassin
07. Illuminated
08. Tiger In The Sun
09. Savages
10. Sound Of Destruction
Homepage: www.thecult.us
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos

A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder


