Cult: doses menores de Gótico e Hard Rock
Resenha - Born Into This - Cult
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 23 de abril de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Além do grande sucesso comercial conquistado na década de 1980, fica impossível não respeitar a constante mutação musical que o The Cult sempre proporcionou ao público. E, mesmo não estando no auge de sua capacidade criativa, o fato é que os ingleses sobreviveram à onda grunge e mantém uma infinidade de admiradores espalhados pelo planeta – que sempre ficam na expectativa sobre qual será a orientação de seus novos registros.
Depois de seis anos do bom "Beyond Good And Evil" (e Ian Astbury passar um tempo cantando no reformulado The Doors), eis que o The Cult dá sinal de vida, onde Ian e o guitarrista Billy Duffy recrutam Chris Wyse (baixo) e John Tempesta (bateria e um veterano headbanger, já tendo passado pelo Exodus, Testament, White Zombie, etc), assinam com a Roadrunner Records e liberam seu oitavo álbum de estúdio, "Born Into This".
Sua sonoridade está bem mais melódica, com o The Cult praticamente tentando dar uma geral nas diversas musicalidades com que já flertou ao longo de sua carreira, mesmo que as doses do Gótico e Hard Rock que fizeram a festa entre os adeptos destes estilos estejam devidamente reduzidas por aqui. E o resultado disso tudo é um bom disco de rock´n´roll, com momentos interessantes como a própria "Born Into This" e "I Assassin", seguidas de "Illuminated", "Savages" e "Sound Of Destruction".
O álbum possui sua cota de acessibilidade, com algumas composições mais dançantes e modernas representadas por "Dirty Little Rock Star" e "Diamonds", além da bonita "Holy Mountain". Toda a típica distinção que o vocalista e guitarrista sempre incutiram às suas canções está presente, mas ainda assim sente-se a ausência de um verdadeiro e bombástico hit que faça a diferença, o que torna "Born Into This" algo frágil e longe de causar o impacto de vários de seus antecessores.
Outro ponto que provavelmente incomodará parte do público é a produção do álbum, que ficou aos cuidados de Youth (Verve, Primal Scream, U2) e resultou em algo por demais cru – e que até consegue ofuscar o sempre cativante trabalho das guitarras de Duffy – bem diferente da habitual muralha sonora que, por exemplo, Bob Rock sempre conseguiu colocar nos trabalhos do The Cult.
Muitos dirão que o The Cult já fez muito melhor do que "Born Into This". Com certeza! Mas e daí? Também é certeza que este novo álbum encontrará o apoio de muitos fãs, sem contar que, mesmo não acrescentando nada na discografia da banda, provavelmente não modificará a condição de ‘lenda’ que a banda vem carregando há tempos.
The Cult - Born Into This
(2007 / Warner - nacional)
01. Born Into This
02. Citizen
03. Diamonds
04. Dirty Little Rockstar
05. Holy Mountain
06. I Assassin
07. Illuminated
08. Tiger In The Sun
09. Savages
10. Sound Of Destruction
Homepage: www.thecult.us
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
"Cherry Pie", do Warrant, experimenta nova onda de popularidade
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
Rock fica fora dos shows gratuitos em Copacabana nos jogos do Brasil na Copa
Kim Thayil cita influências metálicas no início do Soundgarden
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"



O músico que Slash achou que nunca conseguiria levar para o Guns N' Roses
Existe alguém que inspirou o The Cult a escrever "Fire Woman"? Ian Astbury responde
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


