Pyramaze: a banda antes da entrada de Matt Barlow
Resenha - Legend of the Bone Carver - Pyramaze
Por Maurício Dehò
Postado em 19 de abril de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos já estão alertados de que o Pyramaze só ficou conhecido de fato com a entrada de Matt Barlow, lendário vocalista do Iced Earth, para assumir seus vocais. Mas, a banda dinamarquesa tem uma história antes disso. O grupo surgiu em 2001, lançou seu debut em 2004, intitulado "Melancholy Beast", e galgou seu espaço na cena Prog-Power com seu mais recente álbum, "Legend of the Bone Carver", de 2006.

O disco foi lançado em território brasileiro em 2007, quando a notícia da presença de Matt já animava os fãs do vocalista, o que certamente alavancou o trabalho em termos da recepção do público. Na sonoridade, nenhuma grande novidade do que os fãs destes estilos de música já conhecem, mas, sem dúvida, com qualidade tanto na composição quanto na execução do sexteto, à época formado por Lance King (vocal), Michael Kammeyer e Toke Skjonnemand (guitarras), Lance King (voz), Niels Kvist (baixo) e Jonah Weingarten (teclado).
O som do Pyramaze é bem "cheio", com grandes climas de teclado e buscando bastante um lado épico e melódico. A voz de Lance King, americano que chegou a trabalhar com o brasileiro Fabio Rocha, na banda Shining Star, gravando o disco "Enter Eternity", possui um timbre poderoso, mas é mais um dos que traz à lembrança as clássicas linhas de Michael Kiske. Se nisso o Pyramaze é cria do Helloween, o lado "alegre" dos alemães parece ser o diferencial para os dinamarqueses, que apostam em climas mais sombrios e guitarras pesadas, com uma característica mais melancólica.
Entre as faixas, destacam-se a abertura em "The Birth", que mostra um bom trabalho de vozes, assim como "What Lies Beyond", que é mais veloz e apresenta narrações e backing vocals feminino. Por falar nas narrações, a tradicional e maquiavélica disputa "bem e mal" é tema do disco conteitual – por sinal, as primeiras palavras da narração da intro "Era of Chaos". Vale ainda ouvir faixas mais quebradas como o Prog de "The Bone Carver" e a pesadona "Bring Back Life".
O Pyramaze conseguiu seu espacinho na cena e não é sem méritos. É claro que, para virar uma banda Grande, teria de ter algo mais do que a atenção do público e da mídia pela presença de Matt Barlow, já que o disco referido aqui não apresenta grandes novidades e se destaca mais por dar um toque de personalidade ao estilo e pela perfeição da produção e da execução. E, na real, é até difícil de imaginar qual será o rumo da banda com uma diferença tão grande entre Lance King e o monstro Barlow, não pela qualidade, mas pelos estilos quase incompatíveis. "Immortal", que está para ser lançado em junho (nos EUA), trará as respostas para este enigma.
Formação no disco
Lance King – Vocais
Michael Kammeyer – Guitarras
Motern Sorensen – Bateria
Niels Kvist – Baixo
Jonah Weingarten – Teclados
Toke Skjonnemand – Guitarras
Track List
1 - Era Of Chaos
2 - The Birth
3 - What Lies Beyond
4 - Ancient Words Within
5 - Souls In Pain
6 - She Who Summoned Me
7 - The Bone Carver
8 - Bring Back Life
9 - Blood Red Skies
10 - Tears Of Hate
Lançamento nacional – Silent Music Records
Outras resenhas de Legend of the Bone Carver - Pyramaze
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?


