Suidakra: investindo em melodias muito fortes
Resenha - Command To Charge - Suidakra
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de março de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom... É inegável que, mesmo com as naturais mudanças em sua música no decorrer dos anos, foi com "Command To Charge" que o Suidakra assumiu de vez que já não teria laços tão próximos com o Black/Folk Metal do início de sua carreira, nos idos 1997. Este álbum, lançado originalmente em 2005 e que chegou ao Brasil no final de 2007, mostra os alemães investindo em melodias muito fortes, mais do que alguns de seus antigos fãs gostariam.

Seja lá se o motivo por trás da inclusão destas tais melodias foi uma extensão mais radical de seu desenvolvimento musical, ou as contestadas ambições mercadológicas mesmo – que seria compreensível, afinal, nesta altura o grupo já possuía seis álbuns de estúdio com resenhas extremamente positivas nos veículos especializados, e ainda assim era praticamente ignorado pelo grande público – o que pesa é que o Suidakra fez de "Command To Charge" um disco bem acima da média em sua proposta, que aqui o aproximaria do Death Metal Melódico com os conhecidos elementos Folk.
Tais mudanças já são escancaradas logo em "Decibel Dance" e "C14 Measured By Infinity", com grande aumento de linhas vocais limpas e refrões realmente grudentos, que se estendem por praticamente todas as faixas. Outros momentos de grande energia estão em "Second Skin" e "Strange Perfection", ambas com o contraste entre a distorção e melodia típico do Gothemburg Sound.
Além do uso de gaita-de-foles estar disperso entre algumas canções, merecendo destaque a bonita instrumental "Dead Man's Reel", a diversidade do repertório é garantida ainda mais pela a inclusão de duas baladas, a semi-acústica "A Runic Rhyme" e a introspectiva e dona de ares folk, "Gathered In Fear". A edição brasileira também traz alguns bônus, como a faixa escondida "Moonlight Shadow", que nada mais é do que um cover de Mike Oldfield cantada por Tina Stabel, que fechou o disco de forma bastante descontraída.
O outro bônus é uma seção de vídeos gravados ao vivo em 2004 no Scream Festival, em Lübeck. Apesar da qualidade das imagens não ser um primor, as canções "Reap The Storm" e "Morrigan" mostram a banda incendiando uma platéia bastante receptiva, com uma intensidade que só se encontra pelos pequenos clubes do underground mesmo.
A conhecida originalidade do Suidakra ainda se faz presente em "Command To Charge", mesmo que bastante polida. E, depois da repercussão – positiva ou negativa, isso vai de acordo com os gostos do ouvinte – os alemães não se fizeram de rogado: continuaram com as experimentações no subseqüente "Caledonia", que também foi liberado em território brasileiro e, aos curiosos, possui uma resenha neste site. Analisando de maneira imparcial, toda a discografia desta banda merece uma audição cuidadosa, dado seu instinto e classe para compor canções realmente marcantes. Pode conferir!
Formação:
Arkadius - vozes agressivas e guitarra
Marcel - guitarra e vozes limpas
Matthias - guitarra e vozes limpas
Marcus - baixo
Lars - bateria
Suidakra - Command To Charge
(2005 / Armageddon Music - 2007 / Dynamo Records – nacional)
01. Decibel Dance
02. C14 Measured By Infinity
03. Haughs Of Cromdale
04. The Alliance
05. A Runic Rhyme
06. Second Skin
07. Reap The Storm
08. Gathered In Fear
09. Strange Perfection
10. Dead Man's Reel (instrumental)
11. The End Beyond Me
Vídeos:
01. Reap The Storm
02. Morrigan
Homepage: www.suidakra.com
Outras resenhas de Command To Charge - Suidakra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Na GloboNews - Quem nunca dançou as músicas da "tecnobrega" Bonnie Tyler "descendo até o chão"?
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Quais bandas formariam o "Big Four" do death metal, de acordo com o Loudwire
Americano cria versão em inglês de "Faroeste Caboclo" chamada "Country Bumpkin"
Metallica emplaca dois discos na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



