Suidakra: investindo em melodias muito fortes
Resenha - Command To Charge - Suidakra
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de março de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom... É inegável que, mesmo com as naturais mudanças em sua música no decorrer dos anos, foi com "Command To Charge" que o Suidakra assumiu de vez que já não teria laços tão próximos com o Black/Folk Metal do início de sua carreira, nos idos 1997. Este álbum, lançado originalmente em 2005 e que chegou ao Brasil no final de 2007, mostra os alemães investindo em melodias muito fortes, mais do que alguns de seus antigos fãs gostariam.

Seja lá se o motivo por trás da inclusão destas tais melodias foi uma extensão mais radical de seu desenvolvimento musical, ou as contestadas ambições mercadológicas mesmo – que seria compreensível, afinal, nesta altura o grupo já possuía seis álbuns de estúdio com resenhas extremamente positivas nos veículos especializados, e ainda assim era praticamente ignorado pelo grande público – o que pesa é que o Suidakra fez de "Command To Charge" um disco bem acima da média em sua proposta, que aqui o aproximaria do Death Metal Melódico com os conhecidos elementos Folk.
Tais mudanças já são escancaradas logo em "Decibel Dance" e "C14 Measured By Infinity", com grande aumento de linhas vocais limpas e refrões realmente grudentos, que se estendem por praticamente todas as faixas. Outros momentos de grande energia estão em "Second Skin" e "Strange Perfection", ambas com o contraste entre a distorção e melodia típico do Gothemburg Sound.
Além do uso de gaita-de-foles estar disperso entre algumas canções, merecendo destaque a bonita instrumental "Dead Man's Reel", a diversidade do repertório é garantida ainda mais pela a inclusão de duas baladas, a semi-acústica "A Runic Rhyme" e a introspectiva e dona de ares folk, "Gathered In Fear". A edição brasileira também traz alguns bônus, como a faixa escondida "Moonlight Shadow", que nada mais é do que um cover de Mike Oldfield cantada por Tina Stabel, que fechou o disco de forma bastante descontraída.
O outro bônus é uma seção de vídeos gravados ao vivo em 2004 no Scream Festival, em Lübeck. Apesar da qualidade das imagens não ser um primor, as canções "Reap The Storm" e "Morrigan" mostram a banda incendiando uma platéia bastante receptiva, com uma intensidade que só se encontra pelos pequenos clubes do underground mesmo.
A conhecida originalidade do Suidakra ainda se faz presente em "Command To Charge", mesmo que bastante polida. E, depois da repercussão – positiva ou negativa, isso vai de acordo com os gostos do ouvinte – os alemães não se fizeram de rogado: continuaram com as experimentações no subseqüente "Caledonia", que também foi liberado em território brasileiro e, aos curiosos, possui uma resenha neste site. Analisando de maneira imparcial, toda a discografia desta banda merece uma audição cuidadosa, dado seu instinto e classe para compor canções realmente marcantes. Pode conferir!
Formação:
Arkadius - vozes agressivas e guitarra
Marcel - guitarra e vozes limpas
Matthias - guitarra e vozes limpas
Marcus - baixo
Lars - bateria
Suidakra - Command To Charge
(2005 / Armageddon Music - 2007 / Dynamo Records – nacional)
01. Decibel Dance
02. C14 Measured By Infinity
03. Haughs Of Cromdale
04. The Alliance
05. A Runic Rhyme
06. Second Skin
07. Reap The Storm
08. Gathered In Fear
09. Strange Perfection
10. Dead Man's Reel (instrumental)
11. The End Beyond Me
Vídeos:
01. Reap The Storm
02. Morrigan
Homepage: www.suidakra.com
Outras resenhas de Command To Charge - Suidakra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A música do Kreator que homenageia a comunidade do metal
Iron Maiden: Steve Harris não foi o primeiro baixista?
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música



Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



